TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Introdução A Administração Sobre Planejamento

Artigo: Trabalho De Introdução A Administração Sobre Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 3

Questões :

1 ) O que é planejamento ? Por que ele é tão importante para a administração ? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações ?

2 ) Qual é a diferença entre planos e objetivos ? Dê exemplos . Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos ?

3 ) Quais são as características que os objetivos bem definidos devem ter ? Seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características ?

9 ) Quais são as diferentes estratégias competitivas que uma organização pode adotar ? Dê exemplos .

Respostas :

1 )

 O planejamento é a função da administração responsável por definir os objetivos da organização e os planos de ação que permitam alcançá – los , proporcionando um rumo à organização e estabelecendo as bases para as demais funções administrativas .

 Ele é tão importante para a administração porque proporciona senso de direção , focaliza esforços , maximiza a eficiência , reduz o impacto do ambiente , define parâmetros de controle , atua como fonte de motivação e comprometimento , potencializa o autoconhecimento organizacional e fornece consistência .

 As principais críticas contra o planejamento formal nas organizações afirmam que o planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico , cria rigidez e inibe a

flexibilidade organizacional e inibe a criatividade , a inovação e a ousadia .

2 )

 Os objetivos são resultados , propósitos , intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar , por meio da alocação de esforços e recursos em determinada direção . Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados , descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas .

 Exemplo : Depois de se consolidar como uma das principais empresas na indústria da aviação civil , a Gol definiu dois novos objetivos : a conquista da liderança no mercado doméstico e a entrada no mercado das viagens de longa distância . Depois de avaliar as alternativas disponíveis , concluiu que a melhor forma para alcançar esses objetivos seria a aquisição da concorrente Varig .

 Os planos podem ser classificados de acordo com sua abrangência ( em planos estratégicos , táticos ou operacionais ) , com seu horizonte temporal ( em planos de longo , médio ou curto prazos ) , com o seu grau de especificidade ( em planos gerais ou específicos ) com a sua permanência ( em planos permanentes ou temporários ) .

3 )

 Os objetivos bem definidos devem ser específicos , mensuráveis , alcançáveis , relevantes e temporais . Alem disso , é fundamental que eles sejam

comunicados a todos os envolvidos e que sejam definidos instrumentos de controle e avaliação de sua realização . Paralelamente , devem ser estabelecidas relações entre os objetivos e as recompensas .

 Sim , seria melhor não ter objetivos do que ter objetivos que não satisfazem essas características pois , quando eles não são bem definidos , certamente não serão eficazes e , consequentemente , não trariam resultados positivos e causariam frustação , desperdícios , retrabalho e etc .

9 )

 As diferentes estratégias competitivas que uma organização pode adotar são :

Liderança em custos : consiste no posicionamento da empresa como a mais eficiente da indústria , de forma a oferecer preços mais baixos .

Diferenciação : consiste na oferta , para todo o mercado , de produtos e serviços considerados únicos e diferenciados .

Foco ou Nicho do Mercado : a organização direciona seus esforços para um segmento específico de mercado – um grupo de clientes ou uma região geográficas.

 Exemplo : A empresa de aviação americana Southwest Airlines baseava - se em 5 princípios : só realizar vôos domésticos , reduzir os gastos com serviço de bordo , aumentar a produtividade por avião , diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo , ter uma frota homogênea e econômica , reduzindo despesas com manutenção e combustível .

...

Baixar como  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »