TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Negocios

Casos: Trabalho De Negocios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

2.1 Microeconomia e Macroeconomia:

Caro aluno você já observou quantas informações econômicas são apresentadas na mídia e como elas afetam o ambiente de produção, distribuição e comercialização das empresas. Ouvir noticia sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de juros e as compras a prazo e as constantes interferências do governo com a adoção de medidas econômicas virou rotina diária do jornalismo. Neste sentido três grandes temas são recorrentes: inflação, taxa de juros e taxa de câmbio. Pesquise nos materiais e descreva o conceito.

2.1.1 R: A inflação é um conjunto econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado, pois ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

E muito ruim a inflação para a economia de uns pais. Que geralmente perde mais é os trabalhadores mais pobres que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Exemplo: Num pais com inflações de 10% ao mês, um trabalhador compra cinco quilos de arroz num mês e paga R$ 10,00. No mês seguinte, para comprar a mesma quantidade de arroz, ele necessitara de R$ 11,00. Como o salário deste trabalhador não é reajustado mensalmente, o poder de compra vai diminuindo. Após um ano, o salário deste trabalhador perdeu 120% do valor da compra.

2.1.2 Taxa de juros e um conceito, no que lhe diz respeito, indica qual porcentagem a que se investe um capital numa unidade de tempo. Posto isso, é caso para afirmar que a taxa de juro é o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedi-lo emprestado ou por empresta-lo a uma dada altura.

Também a taxa de juros pode ser fixa (mantém-se estável enquanto dura o investimento ou se devolve o empréstimo) ou variável (é atualizada, geralmente todos os meses, de modo adaptar-se a inflação á variação da taxa de câmbio e a outra variáveis) Por fim, frisaremos que a taxa preferencial de juros é uma porcentagem inferior aquela que é geralmente cobrada pelos créditos.

2.1.3 Taxa de Câmbio é o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Mais também pode ser definida em termos diretos (ao incerto) ou termos indiretos (ao certo). A taxa de câmbio esta definida em termos diretos quando exprime o preço de uma unidade monetária estrangeira em unidades monetárias de moeda nacional.

Exemplo: a taxa de câmbio USD/EUR está definida de forma direta para os habitantes da zona euro; ou esta definida de forma indireta para os habitantes dos EUA. Também reflete, assim o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra. Pensando sempre do ponto de vista do banco (ou outro agente autorizado a operar pelo banco central), a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira a um importador. (Por Exemplo, enquanto a taxa de compra reflete o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada).

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial:

No moderno ambiente administrativo e econômico global, qualquer pessoa pode ter acesso a uma enorme quantidade de informações estatística. Os gerentes e gestores mais bem-sucedidos são aqueles capazes de entender a informação e usá-la de maneira eficaz. Neste sentido os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são frequentemente aplicados á gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. Pesquise nas referências indicadas pelo professor e escreva sobre os temas relacionados abaixo:

2.2.1 (a) Medidas Descritivas

R: I. Medidas de Tendência Central, e a média assim como a mediana e a moda são medidas de tendência central, ou seja, são usadas para indicar um valor que tende a tipificar, ou a representar melhor, um conjunto de números. As medidas de tendência central são valores que, de certa forma, e de maneira condensada, trazem consigo informações contidas nos dados estatísticos sejam eles, populacionais ou amostrais.

II. Medidas de Dispersão, e apurado um valor médio para os elementos de um rol torna-se necessário examinar as medidas de dispersão dos demais elementos em relação á tendência central. Uma medida de dispersão bastante intuitiva é a amplitude dos dados, definida como a distância entre os valores máximos e mínimos. Mas como essa medida considera apenas dois valores, qualquer que seja o tamanho do conjunto de dados, ela tem propriedades limitadas para descrever a dispersão.

III. Técnicas de Amostragem Probabilística garantem a possibilidade de realizar afirmações sobre a população. Normalmente, todos os elementos da população possuem a mesma probabilidade de serem selecionadas. Que asseguram também com uma determinada margem de erro de uma forma proporcional á sua representação na população. Todos os subgrupos relevantes que constituem a população alvo, desde forma garante-se que os resultados dos técnicos de amostra da probabilidade obtidos com o estudo dos sujeitos da amostra podem ser generalizados, com determinada margem de erro, para a população alvo.

2.2.2 (B) Números – Índices

R: Os números-índices são medidas estatísticas frequentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto etc.

É grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças continuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com