TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 1 Semestre

Trabalho Universitário: Trabalho Individual 1 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 14

Este trabalho tem por finalidade analisar as matérias desenvolvidas no semestre levando em conta principalmente as práticas de estatísticas, pois em algum momento da carreira profissional iremos nos deparar com problemas fase de analisar e entender um conjunto de dados relevantes ao seu particular objetivo de estudo. Necessitaremos em trabalhar dados para transformá-los em informações, para compará-los com outros resultados, ou ainda para julgar sua adequação a alguma teoria.

Além disso, iremos abordar o comportamento do individuo no contexto laboral, por que os aspectos culturais influenciam o comportamento humano nas organizações e também o fator de produção do trabalho como o maior bem nos dias de hoje o “capital humano” levantando dados e a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico.

2 PRODUÇÃO TEXTUAL

A estatística é a ciência que consiste na recolha, manipulação e classificação de dados tendo em vista o conhecimento de determinado fenômeno e a possibilidade de a partir desse conhecimento, inferir possíveis novos resultados. O objetivo da estatística é extrair informações dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representa. Ela está fundamentada em conhecimento, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes desta forma o profissional teria aptidões para solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre um determinado fenômeno.

A estatística é utilizada para um diagnóstico mais eficaz e para visualização de falhas identificando as causas em tempo real, auxilia no aumento da produtividade e diminui o desperdício de matéria prima. Ela é muito útil nas tomadas de decisões, dentro de qualquer organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores tomarão a decisão correta.

Existe uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. Muitas idéias tem sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação de produtos. Para um melhor resultado frente às inovações, elas precisam além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação.

A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos, pois eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para que as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade.

A distribuição de probabilidade é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento.

Um uso prático para distribuição de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma analise de cenário com base em uma distribuição de probabilidade pode ajudar uma empresa a armar seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das probabilidades alternativas.

Passamos agora a analisar outros fatores importantíssimos dentro das organizações.

Não é novo o reconhecer de que os acontecimentos laborais podem interferir negativamente ou positivamente nos indivíduos. Porém nos últimos anos, a investigação do comportamento dos indivíduos nas organizações e seus reflexos para a saúde dos trabalhadores têm suscitado um enorme interesse e divulgação. A relevância assumida pela qualidade de vida no trabalho e o dever moral das organizações proporcionarem aos seus trabalhadores uma vivência positiva. De fato, as características do trabalho, e as práticas organizacionais, integradas no conceito de clima são consideradas variáveis para percebermos porque em algumas organizações os trabalhadores estão satisfeitos e motivados, enquanto em outras se verifica o inverso.

Presentemente, são diversas as condições experimentadas pelas organizações, fruto da introdução de novas tecnologias, da globalização dos mercados, da elevada competitividade internacional, dos elevados níveis de desemprego e da intensa inconstância econômica. Tais condições assumem-se como agentes facilitadores de situações adversas no contexto laboral, pelas importantes imposições que colocam aos seus trabalhadores.

O meio ambiente é cada vez mais reconhecido pelas ciências da saúde como um dos fatores determinantes da saúde dos indivíduos e dos grupos. O meio ambiente a que nos reportamos é o meio laboral, o trabalho.

Cada vez mais se reconhece que a atividade profissional pode ter implicações positivas e negativas quer para o indivíduo quer para a atividade das organizações. Os aspectos positivos advêm daquilo que se consegue obter através do trabalho, sob o ponto de vista socioeconômico o trabalho constitui uma fonte de rendimento que permite a um indivíduo sobreviver e cortar elos de dependência em relação a terceiros. O dinheiro que se recebe permite o acesso a mais conforto, atividades de lazer e cultura. O estatuto social que é conferido a uma pessoa liga-se à atividade profissional que desenvolve. A própria identidade é atribuída, freqüentemente, em função da profissão que se exerce. Quando um ser humano gosta do seu trabalho este constitui uma fonte de motivação, de crescimento psicológico e realização pessoal. Quando se sai bem em fazê-lo sentir-se aos seus próprios olhos como um indivíduo competente. Perante os outros é considerado e apreciado pelo trabalho que faz. O trabalho, além de constituir uma fonte de rendimento econômico, liga-se também a aspectos psicológicos importantes que ajudam a enriquecer a auto-estima do indivíduo. Resta acrescentar que é pelo trabalho que a pessoa estabelece a grande maioria dos seus conhecimentos e contactos sociais.

No entanto, o trabalho pode revestir-se igualmente de aspectos negativos. Algumas vezes porque a pessoa não gosta do que faz ou não é capaz de acompanhar as novas tecnologias. Outras vezes porque se sente ameaçada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com