TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 3º Semestre

Ensaios: Trabalho Individual 3º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.370 Palavras (6 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 6

UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANGELA MARA DOMINGUES GUEDIN

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Freelancers abrem espaço nas grandes empresas

Guarapuava

2013

ANGELA MARA DOMINGUES GUEDIN

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Freelancers abrem espaço nas grandes empresas

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual, apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de nota nas matérias de “Teoria Geral da Administração; Comunicação e Linguagem; Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Guarapuava

2013

1. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Os estudos do economista alemão Max Weber, que criou a Teoria da Burocracia, explicou a forma como as empresas se organizam. Weber definiu burocracia como uma organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas.

Weber disse que na burocracia está também concentrado a impessoalidade, a administração, a diferenças de nível social e econômico entre as pessoas e um nível de hierarquia. Baseou sua teoria em sete princípios: formalização das regras, divisão do trabalho, hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedades e previsibilidade de cada funcionário. De acordo com Weber, as principais particularidades de um sistema burocrático moderno são: funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos; funcionários são contratados de acordo com a sua competência técnica e qualificações específicas; funcionários cumprem tarefas que são de acordo com regras e regulamentos escritos; a remuneração é baseada em salários estipulados em dinheiro; funcionários devem cumprir regras hierárquicas e códigos disciplinares que fundamentam as relações de autoridade.

Já no modelo de trabalho de freelancers, termo em inglês para denominar o profissional autônomo, o profissional se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros. Normalmente um freelancer tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos clientes. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção generalizada do mercado.

Ou seja, a diferença entre o trabalho de freelancer e o burocrático é a flexibilidade de horários e a inexistência de vínculos empregatícios.

Muitas empresas recorrem aos serviços do profissional free-lancer. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 4,1 milhões de pessoas trabalham em casa. Mas nem todos se adaptam com o trabalho em casa, segundo Olga Modesto, professora do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) "há pessoas que se adaptam apenas no regime força bruta, que exige muita disciplina para ter um horário fixo de trabalho todos os dias, gera muito desgaste e necessita de muita energia. Outros preferem o modo flexível, com trabalho espaçado, em diferentes períodos do dia, para aproveitar as ocasiões em que a pessoa se sente mais motivada", diz.

2. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão ''diferentes'', e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas citadas, observem a teoria e os modelos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

A principal ação do Google, era transformar a empresa em um modelo de empresa que atraísse os talentos existentes no mundo para trabalhar nela. Um dos pilares desse modelo está na missão visionária dos fundadores em transformar o mundo em lugar melhor para viver organizando todas as informações existentes. As pessoas que trabalham no Google acreditam piamente nessa missão. Outro pilar desse modelo, era transformar o local de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de passar a maior parte de seu tempo.

Os líderes delas empresas querem que seus funcionários "pensem em voz alta" e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e a maneira de como atingí-los. Acredita-se que é possível liderar - o mundo, tecnicamente - usando uma visão compartilhada por todos (funcionários). Os funcionários gostam muito de trabalhar nessas empresas, pois têm muitas vantagens, como horário flexível.

A diferença entre elas é que o Facebook é uma rede social e dilvulgação, o Google é um site de pesquisa, localização (Google

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com