TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Liderança Psicologia

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

DESENVOLVIMENTO DE PERFIL DE LIDERANÇA        PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Sirlene Silveira de Gois

Taise cassaniga

Professora: Alexandra Danuza Bertoldi

Sociedade Educacional do Vale do Itajaí Mirim - ASSEVIM

Faculdade do Vale do Itajaí Mirim - FAVIM

Psicologia - REH 15

04/05/2011

RESUMO

A cada dia que passa as organizações e também o mercado está carente de profissionais com perfis de liderança, que detenham habilidades e competências necessárias para exercer uma gestão de qualidade, que alcance os objetivos desejados. Contudo existem diferentes perfis de líderes, bem como formas distintas de se influenciar as pessoas para que se desempenhe uma determinada função. A liderança muitas vezes não é verdadeira, muitos líderes são assim denominados por uma posição que ocupam na hierarquia, mas não tem o perfil adequado para tanto. Na área de recursos humanos a liderança é de extrema importância, visto que um líder que passa confiança e respeito consegue ter uma equipe unida e em sintonia com os objetivos organizacionais.

Palavra chave: Desenvolvimento Profissional. Habilidades. Atitudes. Influência.

1 INTRODUÇÃO

Para este artigo foi sugerido aos acadêmicos da 5° fase do curso de administração com ênfase em Recursos Humanos da UNIASSELVI-ASSEVIM, que abordassem o tema “desenvolvimento do perfil de liderança na formação profissional”.

O objetivo desse artigo é demonstrar como um líder consegue influenciar os seus seguidores, as habilidades que podem beneficiá-lo para que consiga motivar uma equipe, como deve agir para colocar as pessoas certas nos lugares certos e assim conseguir desenvolver em cada colaborador a sua melhor habilidade.

A liderança está se tornando imprescindível para que se alcance o sucesso tão desejado. Para se destacar dentro da organização é preciso exercer influencia sobre as pessoas de forma positiva e que assim beneficie a organização e proporcione também a satisfação do próprio colaborador.

Iremos mostrar que existem diferentes formas de exercer a liderança e que a mesma pode ser adquirida através de estratégias, no entanto existem pessoas que nascem com espírito de líder e ao longo da vida aprimoram suas habilidades.

O conceito e liderança é muito amplo, e abrange inúmeros estilos de liderança, que se tornam um  diferencial na formação pessoal e profissional de cada pessoa contribuindo para um futuro promissor para as organizações onde estão inseridos.

2 ORIGEM E CONCEITO DE LIDERANÇA

        Liderança é a forma de influenciar um grupo de pessoas a realizar suas metas e é usada em todos os tipos de organização, a cada dia vem ganhando mais destaque nos diversos ambientes como, nas organizações de trabalho, escolas, famílias entre outros.

A palavra liderança é inglesa leader, que significa pessoa que esta sempre à frente, quem indica o caminho, que dirige uma ação, opinião ou movimento.

Liderança tem um processo de influenciar o indivíduo ou grupo para a realização do desempenho da mesma tarefa ou situação, para aumentar as possibilidades de alcançar suas metas e satisfazer suas necessidades nas organizações.

“Liderança é uma influência interpessoal exercida numa data situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Os elementos que caracterizam a liderança são, portanto, quatro: a influência, a situação, o processo de comunicação e os objetivos a alcançar.” (CHIAVENATO, 2000, p. 558).

Uma grande influência para as condições físicas de trabalho é obter um líder que luta pelo grupo, buscando motivação e bem-estar entre os funcionários para que sempre haja trabalho em equipe e consiga realizar melhor suas tarefas diárias, diminuindo assim o nível de stress entre funcionários e proporcionando um bom ambiente de trabalho. Com isso percebe-se que a liderança tem suma importância para o comportamento das pessoas nas organizações.

Existem dois estilos de lideranças que seria um líder orientado para as pessoas e outro líder voltado a mostras tarefas e normas.

“Os líderes mais orientados para as normas e as tarefas, normalmente, são mais controladores, centralizadores, autoritários, racionais, frios e distantes. Nesse estilo de liderança, a hierarquia é uma condição sine qua non, e o poder é inquestionável. Esse líder assemelha-se muito ao chefe, isto é, àquela pessoa que só possui em grande medida, pelo lugar que ocupa no organograma da empresa. E um poder legitimado pelo status quo organizacional.

Já os líderes orientados para as pessoas são mais educadores, conselheiros, humanistas, preocupados com o bem-estar individual e social de toda a equipe – são aqueles que influenciam por suas ideias e testemunhos. Esses líderes conseguem se impor pelo seu magnetismo pessoal, isto é, pelo seu carisma. Eles vêem a liderança não como ordenação, mas como “co-ordenação”; não como mando, mas “co-mando”, sempre entendendo que a boa liderança só se estabelece com os outros e por meio dos outros.” (SOUZA, 2006. p. 21, 22).

        Esses tipos de líderes estão abordados na personalidade de cada indivíduo e mostra que às vezes é difícil ser um bom líder, mas nunca impossível. Todos têm a capacidade de liderar, basta ter alguma qualidade, podendo ser exercida por qualquer pessoa que se dedique, basta ter influenciar em seu grupo e seus comportamentos.

        Segundo Nascimento (2008), o líder baseado em valores concentra-se em descobrir como cada empregado pode contribuir para o local de trabalho. Considera que cada pessoa tem experiências diferentes e talentos únicos que devem ser aceitos e encorajados.

        Desta maneira a liderança deverá alocar seus liderados nas funções adequada, com isto, absorvendo todo o potencial individual, para cada função, em outras palavras, a pessoa certa na função adequada.

        Um verdadeiro líder não tem subordinados e sim seguidores, porque participa e faz com que todos também participem, fazendo que eles sigam juntos na empresa. É muito importante que o líder passe segurança, confiança, lealdade para sua equipe.

3 ESTILOS DE LÍDERES        

Segundo Maxwell (1996), as pessoas não nascem líderes, a matéria-prima para a liderança é a vontade, juntando a ela outras características nada pode impedir que alguém consiga liderar um grupo de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (176.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com