TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Quinta Do Vale

Dissertações: Trabalho Quinta Do Vale. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 QUINTA DO VALE: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4

3 QUINTA DO VALE:MÉTODOS QUANTITATIVOS...............................................7

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 8

5 CONCLUSÃO 10

6 REFERÊNCIAS...................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão apresentados os principais aspectos relacionados ao mercado da empresa e sua organização, como os produtos comercializados por ela, perfil de seus clientes, comportamento de seus consumidores, definição dos preços, formas e prazos de pagamentos, concorrentes locais e como a inflação interfere nos preços dos produtos oferecidos pela empresa.

Veremos ainda quais ferramentas estatísticas utilizadas para analisar os dados financeiros empregados pela empresa. Quais conceitos utilizados para definir sua classificação, tipos de políticas publicas e ou simples nacionais que a empresa se vale e qual impacto da empresa em meio sua sociedade local.

2 QUINTA DO VALE: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Quinta do Vale nasceu em 10 de junho de 1996, com apenas três colaboradores e 365 litros de leite que eram transformados em queijo. Hoje, passados 15 anos, o mix de produtos de laticínios e embutidos é de 30 itens e 180 colaboradores. Além disso, a empresa expandiu para o mercado da erva mate, supermercados e agropecuária, gerando emprego e renda.

Iniciou suas atividades no município de Doutor Ricardo-RS, com indústria de laticínios e hoje possui cinco filiais no mesmo município e em Encantado-RS, sendo uma indústria de laticínios, dois supermercados, uma fábrica de embutidos, uma fábrica de erva mate e uma loja de móveis, totalizando seis unidades.

A demanda na área de laticínios é bem maior que a capacidade produtiva, e para que não ocorra uma elevação nos preços dos produtos a empresa está buscando agora uma nova parceria com o município de Itá-SC, o qual irá fornecer o leite para produção dos seus derivados.

Se a demanda por um bem ou serviço cresce, a menos que a oferta também aumente, o resultado será quase sempre uma elevação de preços. Se a demanda de todos esses fatores estiver crescendo, é sinal de que a economia estará atravessando uma fase de expansão. Mas se a oferta desses fatores não acompanhar o aumento da demanda, logo ocorrerão pressões inflacionárias (SANDRONI, 1999).

A empresa possui uma tradição de mais de 15 anos na produção de queijos e derivados, comercializa queijo colonial, queijo prato, prato lanche, mussarela, queijo parmesão, parmesão ralado, ricota, creme de leite, manteiga, requeijão e outros. Por isso possuem uma carteira vasta de clientes de várias faixas etárias que são fiéis aos produtos, esses clientes são muito diversificados, sendo homens, mulheres, idosos, com pouco ou muito estudo e de renda diferenciada. Em função do tempo que atuam no mercado, possuem uma estrutura de pessoal, com conhecimento suficiente no domínio da técnica de produção de queijos e uma equipe treinada em vendas e toda uma estrutura implantada, em condições se for necessário abrir novos mercados.

Além de mercados, a empresa oferece seus produtos em outros segmentos comerciais como postos de combustíveis, restaurantes, hotéis, agropecuárias, etc.; e como se trata de uma empresa que industrializa produtos derivados de leite, especificamente o queijo e se o consumidor não tem uma marca de sua preferência ele sempre procura pelo menor preço e caso sua marca de preferência tenha uma alta no preço ele passa a comprar o produto mais em conta já que essa área possui uma grande variedade de opções, é o que chamamos de efeito substituição.

No caso de um aumento de preço, o efeito substituição faz com que o consumidor substitua os bens relativamente mais caros (quando seus preços aumentam) pelos produtos relativamente mais baratos (mesmo que seus preços não tenham variado). (MENDES, Judas Tadeu Grassi, p. 38, 2004).

No município de Itá-SC, onde a empresa pretende abrir uma nova indústria, ela irá produzir na primeira etapa o equivalente a 180.000 quilos de queijo, além da produção de todos os seus derivados, gerando uma receita de 2.400.000,00 reais. Para atingir essa produção será adquirido dos produtores rurais o equivalente a 1.710.000,00 litros de leite por ano e à medida que a oferta de matéria prima for aumentando, será possível elevar a produção.

A empresa decide revisar os preços dos produtos a cada alteração no preço do leite que adquire dos produtores rurais, se o preço aumenta deve-se aumentar o preço de todos os seus derivados. As variações no tempo, época de chuva ou seca, tempo quente ou inverno rigoroso também são considerados pontos importantes na formação do preço.

O preço está relacionado ao valor monetário que uma determinada empresa cobra pelo seu produto. Esse valor terá que ser suficientemente grande para cobrir todos os custos decorrentes da produção: mão de obra, insumos, aluguel, gastos com estocagem, financeiro, dentre outros, bem como ter a margem de lucro desejada. Tais custos são os principais determinantes do preço. Além disso, a empresa também deve obter uma estimativa da elasticidade da demanda para poder determinar qual preço deve ser fixado. Porém, antes de fixar preço e delinear a políticas de vendas, é necessária uma análise sobre o mercado, o ambiente externo o qual faz parte e da concorrência no setor.

A inflação também interfere nos preços da empresa. Sabemos que inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, se o valor da moeda aumenta, o produto aumenta seu valor também, assim o consumidor passa a adquirir uma quantidade bem menor deste produto.

Hoje 40% das famílias que estão no campo têm como principal fonte de renda a atividade leiteira, então a empresa recolhe o leite num dia e em até 30 dias efetua o pagamento de todos os litros que foram recolhidos no mês. É feito um comparativo de preços entre os fornecedores.

A empresa tem alguns concorrentes, como a Tirol em Treze Tílias e a Laticínio Lindóia, assim como as cooperativas da região que usam de muitas estratégias de marketing e diferenciação de produtos como estratégias de vendas, mas a Quinta do Vale sempre está buscando inovar nos produtos, tendo variedade e rigoroso controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com