TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre TI Nas Organizações

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sobre TI Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

3. Método de Pesquisa

A pesquisa é de natureza exploratória e, tem como objetivo fornecer uma melhor compreensão do tema e do contexto, examinar a viabilidade do estudo e identificar sua relevância. O método utilizado é o estudo de casos múltiplos, o estudo de casos múltiplos é útil quando a pesquisa tem a intenção de aprofundar os conhecimentos sobre uma realidade para a construção de uma proposição teórica. Em um estudo de caso, o protocolo é relevante para obtenção da confiabilidade, pois fornece informações para que o estudo, quando repetido sob as mesmas condições, obtenha os mesmos resultados. O protocolo desta pesquisa contempla os seguintes tópicos: visão geral da pesquisa; procedimentos para coleta de dados; questões do estudo de caso; e guia para o relatório. Outro aspecto que colabora, é a leitura do relatório final pelo informante-chave ou respondente da entrevista. O relatório final foi enviado para cada entre¬vistado das empresas analisadas e nenhuma alteração não foi sugerida. Algumas variáveis foram selecionadas para o estudo, que são: Integração, Custos, Competitividade, Velocidade, Coordenação Interorganizacional e Flexibilidade.

3.1 Unidade de Análise

Foi selecionadas quatro empresas que foram pesqui¬sadas, uma do setor varejista, que foi chamada de VAREJO, duas do setor metal-mecânico, que foi chamada de METAL 1 e METAL 2, e uma última do setor petroquímico que foi chamada de PETRO. As empresas foram selecionadas por utilizarem de maneira intensiva a TI na gestão da cadeia de suprimentos, mais especi¬ficamente no relacionamento com seus fornecedores de materiais produtivos e não-produtivos.

3.2 Coleta de Dados

Para essa pesquisa, os métodos de coleta de dados utilizados foram: entrevistas; observa¬ções diretas; e análise de documentos.

3.2.1 Entrevistas

Foram realizadas entrevistas com os executivos da área de compras que utilizam a TI como ferramenta estra¬tégica na gestão da cadeia de suprimentos. Na empresa VAREJO, foi entrevistado um gerente de distribuição de produtos, responsável pelos processos de aquisição, estocagem e distribuição entre lojas de toda uma linha de produtos. Na empresa METAL 1, foi entrevistado um gerente do setor de compras da empresa. Na empresa METAL 2, o entrevistado era um coordenador da equipe de compradores. Na empresa PETRO, um gerente de suprimentos foi o entrevistado.

As entrevistas foram realizadas seguindo um roteiro estruturado elaborado, o principal objetivo do roteiro era de: conhecer as empresas; entender como a TI está sendo utilizada na realidade da empresa; e validar as variáveis selecionadas da literatura como sendo as impactadas pela utilização da TI na gestão das cadeias de suprimentos. As entrevistas seguiram o roteiro abaixo:

A) histórico e visão geral da empresa e dos processos de relacionamento com fornecedores;

B) as TIs aplicadas no processo de gestão da cadeia de suprimentos na área de compras;

C) as dificuldades encontradas na utilização destas tecnologias;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com