TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Marketing Estratégico

Por:   •  15/4/2020  •  Resenha  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS.

Resenha Crítica de Caso

Renato Lemos de Rezende

Trabalho da disciplina Marketing Estratégico

                                                   Tutor: Profº. Volmer Avelino Silvio Paula

Rio de Janeiro / RJ

2020

MARKETING ENCONTRA A WEB 2.0, MÍDIAS SOCIAIS E CONSUMIDORES CRIATIVOS: IMPLICAÇÕES PARA A ESTRATÉGIA DE MARKETING INTERNACIONAL

Referência: KELLEY SCHOOL OF BUSINES, artigo marketing encontra a web 2.0, mídias sociais e consumidores criativos: Implicações para a estratégia de marketing internacional, por Pierre R. Berthon, Leyland F. Pitt, Kirk Plangger, Daniel Shapino, publicado em 07 de Janeiro de 2012 por Kelley School Busines. Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina Marketing Estratégico. Acessado em 07 de abril de 2020.

 Introdução

O texto aborda os desafios que os gestores enfrentam em um ambiente internacional e conectado, considerando sempre as oportunidades e ameaças que as mídias sociais proporcionam. Entender como a concorrência se comporta e apresenta idéias e soluções para introduzir novos segmentos no mercado onde a empresa pode vender seus bens e serviços.

Diferente do Marketing 1.0 em que o objetivo é apenas vender os produtos, desenvolvê-los e interagir de forma massiva com o cliente. No Marketing 2.0, destaca-se a satisfação do consumidora diferenciação dos produtos, bem como, o relacionamento de um para um.
Hoje, com o avanço da tecnologia da rede (que conhecemos como web 2.0) e, principalmente, dos celulares, smartphones e tablets com acesso à internet móvel, mudou a forma como os profissionais de marketing devem se posicionar perante o cliente.
Afinal de contas, hoje o consumidor não é apenas um receptor de informação. Ele recebe a informação, entende, se manifesta nas redes sociais ou produz suas próprias opiniões em blogs ou vídeos. Em outras palavras, eles se tornam formadores de opiniões com seguidores,

podendo chegar até ao status de webcelebridades.
Esses avanços  são vantajosos quando  pensamos que  para conhecer o  cliente não precisamos mais de demorados e caríssimos estudos de mercado,  hoje,  através dos Adwords, Facebook  ou  Twitter  é possível conhecer o público mais facilmente.

Por esse motivo, empresas investem cada vez mais em tecnologia e profissionais que saibam lidar com essas novas ferramentas.

Desenvolvimento

De acordo com Serafim, Cunha e Silva (2010), a difusão da informação através das redes sociais na internet é uma aliada do marketing, devido ao grande alcance, possibilitando maior proximidade com os clientes já conquistados e com os clientes em potencial. “Como as mídias sociais são de baixo custo e pouco tendenciosas, será delas o futuro das comunicações de marketing” [...] (KOTLER, 2010, p.19). Devido à inserção das mídias sociais como ferramenta de comunicação, ocorre uma mudança em relação à comunicação entre empresas e o consumidor, pois antes havia apenas a voz da empresa sem a presença do consumidor, hoje é visto que a opinião do cliente é cada vez mais presente nas mídias sociais e isso influencia no mercado. Restam às empresas ouvirem e saber o que o cliente quer para se posicionarem e obter resultados satisfatórios.

As marcas estão buscando as mídias sociais como alternativa para divulgação por apresentarem baixo custo e eficiência. Em virtude dos fatos mencionados, a eficácia com o uso das mídias não dependem apenas das mensagens serem veiculadas. As marcas devem priorizar um diálogo eficiente, aceitar a colaboração do prosumidor e ter um o posicionamento definido sobre questões éticas e sociais, pois são esses fatores que contribuem para o fortalecimento do relacionamento entre a empresa e o consumidor. De modo geral, as mídias sociais são meios utilizados que podem melhorar o relacionamento com o prosumidor. No entanto, é de inteira responsabilidade da marca a forma como ela se posicionará diante de cada situação. Deve existir uma genuína preocupação com a opinião do público, na qual as empresas/marcas devem ter ciência e preparo para lidar com o risco da exposição. Levando em conta a velocidade de resposta dos prosumidores nas mídias sociais e os efeitos no mercado, as marcas devem fazer o uso das mídias sociais com um planejamento estratégico, analisando seu público para atingir a eficácia. Conclui-se pelos dados obtidos e os exemplos citados no presente artigo que o maior benefício que as marcas podem ter a partir do uso das mídias sociais é a construção de relacionamentos de qualidade com seus prosumidores e consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com