TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Téoria Estruturalista

Artigo: Téoria Estruturalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

Tipologia de Etzioni

Etzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes. Assim, a tipologia das organizações, segundo Etzioni, é a seguinte:

a) Organizações coercitivas: o poder é imposto pela força física ou por controles baseados em prêmios

ou punições. Utilizam a força - latente ou manifesta - como o significado principal de controle sobre os participantes de nível inferior. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. As organizações coercitivas incluem exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais etc.

b) Organizações utilitárias: poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente "calculativo", baseado quase exclusivamente nos benefícios que esperam obter. O comércio e as corporações trabalhistas estão incluídos nesta classificação.

c) Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utilizam o controle moral como a força principal de influência sobre os participantes. Os participantes têm um alto envolvimento "moral" e motivacional. As organizações normativas são também chamadas "voluntárias" e incluem a Igreja, universidades, hospitais e muitas organizações políticas e sociais. Aqui, os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressar seus próprios valores pessoais.

A tipologia de Etzioni é muito utilizada em face da consideração que faz sobre os sistemas psicossociais das organizações Contudo, sua desvantagem é dar pouca consideração à estrutura, à tecnologia utilizada e ao ambiente externo. Trata-se de uma tipologia simples e unidimensional, baseada exclusivamente nos tipos de controle.

As Tipologias de Etzioni: para Etzioni apud Chiavenato(2000), as organizações podem ser classificadas, quanto ao meio de controle e quanto a obediência.

Segundo Etzioni (apud CHIAVENATO, 2000) “os meios de controle” são aplicados por uma organização para garantir a obediência às normas, regulamentos e ordens e podem ser classificados em três categorias:

a) Controle físico: baseado na aplicação de meios físicos ou de sanções ou ameaças físicas. As pessoas obedecem por meio de ameaças de sanções físicas, da coação, da imposição, da força e do medo das conseqüências. A motivação é negativa e está baseada em punições. Corresponde ao poder coercitivo.

b) Controle material: baseado na aplicação de meios materiais e de recompensas materiais. É o controle baseado no interesse, na vantagem permitida e nos incentivos econômicos e materiais.

c) Controle normativo: baseado em símbolos puros ou em valores sociais cuja utilização não constitui nem ameaça física nem possibilidade de recompensas materiais. Existem símbolos normativos (prestígio e estima) e sociais (amor e aceitação). É o controle moral e ético, e está baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com