TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVATES

Tese: UNIVATES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

com os dados, foi possível desenvolver a matriz importância x desempenho, permitindo a análise da situação do Centro Universitário UNIVATES, que mostrou um desempenho superior ou igual ao de seus concorrentes , com foco nas palavras Importância e Desempenho. O Centro Universitário UNIVATES tem ofertado aos jovens da região do Vale do Taquari, bem como aos de fora dela, a oportunidade de realizar a sua formação sem ter de sair da região , esta pesquisa teve como finalidade identificar possíveis motivos que levaram seus alunos a transferir-se para outras universidades, bem como realizar um comparativo do desempenho da Univates frente a estas instituições , no que diz respeito aos aspectos financeiros, as IESs têm de disputar os poucos recursos que esses candidatos possuem com uma série de outras demandas (aquisição de bens móveis e imóveis) e não somente com outras instituições de ensino, localizadas em sua região ou não.

É preciso encontrar formas de se tornar diferente dos concorrentes, isto é, apresentar diferenciais competitivos consistentes e duradouros. Entre eles poder-se-ia colocar a “marca” como um fator de diferenciação, nessa direção, o Centro Universitário UNIVATES tem procurado, periodicamente, avaliar como seus públicos percebem sua qualidade. Porém, avançando em relação ao que já é desenvolvido pela instituição, acreditava-se ser possível buscar subsídios para ações futuras juntamente aos alunos que já vivenciaram a experiência de ter estudado na Univates e que atualmente estão em outras universidades. Os itens de maior importância são: a) a clareza na organização e desenvolvimento dos conteúdos pelo professor, com média 1,33; b) o planejamento das aulas pelos professores, com média 1,48; c) a capacidade dos professores de fazer ver a importância dos conteúdos da disciplina, com média de 1,52; d) o conteúdo e as atividades das disciplinas que compõem o currículo, com média de 1,63; e e) A postura ética e profissional dos professores, com média 1,74. Observe que 3 dos itens (5; 6; 7) apresentam uma menor dispersão entre as respostas apresentadas pelos alunos, e que todos eles estão associados ao desempenho dos docentes. Isto reforça a sua importância e, portanto, devem ser objeto de preocupação constante da instituição, pois podem ser considerados “ganhadores de pedido” ou ainda de retenção de alunos.

A partir da matriz importância x desempenho é importante verificar que itens presentes na zona de melhoria devem ser priorizados pelo Centro Universitário UNIVATES. Acredita-se que devam ser aqueles que os alunos atribuem maior importância e no qual o desempenho seja menor, evitando assim que se envidem esforços em itens considerados pouco valorizados pelos alunos, muito embora essa não seja uma tarefa fácil e podendo gerar uma boa discussão tendo em vista que os valores atribuídos pelos alunos estão muito próximos uns dos outros. De modo geral, os itens considerados importantes pelos alunos apresentaram desempenho idêntico ao das demais IES, o que é favorável no cenário concorrencial a que a IES está exposta. Porém, esforços devem ser realizados para aumentar essa diferença, tendo em vista que os graus de desempenho apresentados devem ser vistos como “temporários”, pois a cada novo instante os alunos podem estar mudando de opinião em virtude de um ou outro item que os desagrade ou surpreenda favoravelmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com