TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVATES EM RELAÇÃO À INTERNET DISPONIBILIZADA NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.250 Palavras (17 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 17

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA UNIVATES EM RELAÇÃO À INTERNET DISPONIBILIZADA NO CAMPUS DA UNIVERSIDADE

SUMÁRIO

1. INTRODUCÃO        

1.1 PROBLEMA        

1.2 OBJETIVO GERAL        

1.2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

1.3 JUSTIFICATIVA        

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1 A INTERNET        

2.2 PESQUISA DE SATISFAÇÃO        

3. MÉTODO DE PESQUISA        

3.1 MÉTODO        

3.2 COLETA DE DADOS        

3.3 PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS        

4. ANÁLISE DOS DADOS        

4.1 DESCRIÇÃO DOS DADOS COLETADOS        

4.2 APRESENTAÇÃO DA ANÁLISE QUALITATIVA        

4.3 APRESENTAÇÃO DA ETAPA QUANTITATIVA        

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÉNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        

1. INTRODUCÃO

        Analisando a necessidade cada vez maior das organizações se manterem conectadas e em constante comunicação é de fundamental importância à utilização da internet. Ainda mais em uma organização que promove o ensino e as relações sociais entre seu corpo docente e discente.

        A internet no Brasil se desenvolveu junto ao meio acadêmico e cientifico, no início o seu acesso era restrito apenas a professores e funcionário de universidades. Em 1995 a internet se tornou de acesso público. Desde então o número de usuários vem aumentando a cada ano. Essa revolução tem alterado fortemente o nosso estilo de vida, o modo como pensamos, trabalhamos, estudamos e vivemos.

A Univates é uma universidade situada na cidade de Lajedo. Foi fundada em 1969 e tem como objetivo gerar, medir e difundir o conhecimento tecnico-científico e humanístico. Possui mais de treze mil alunos em cento e cinquenta e seis cursos disponíveis pela instituição.

A internet é de suma importância dentro das universidades, pois ela é como uma grande biblioteca, nela encontramos livros inteiros para consulta, artigos técnicos, enciclopédias, dicionários, vídeos educacionais e com o seu auxílio podemos ter o ensino EAD (Educação a distância).

        Nos dias atuais realizar uma pesquisa de satisfação é de fundamental importância independente do ramo de atividades da empresa, pois com ela conseguimos identificar possíveis falhas e várias oportunidades de melhoria, pontos fortes e fracos e diferenciais competitivos. A empresa que utiliza-se dessa pesquisa demonstra o seu compromisso em garantir a satisfação plena de seus clientes.

Levando em conta estes dados, este trabalho de pesquisa visa analisar a qualidade da internet dentro do campus da Univates. 

1.1 PROBLEMA

        Qual é o grau de satisfação dos alunos da Univates em relação a internet disponibilizada no campus da universidade?

1.2 OBJETIVO GERAL

         Identificar o grau de satisfação dos alunos da universidade quanto à disponibilidade e qualidade da internet no campus da Univates.

1.2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Determinar quais são os itens mais importantes na avaliação da qualidade da internet no campus da Univates;
  • Identificar os principais pontos negativos e os pontos positivos;
  • Avaliar o atendimento do suporte técnico;
  • Identificar a percepção dos usuários, quanto a restrições em determinados sites;
  • Identificar os dispositivos que utilizam a internet.

1.3 JUSTIFICATIVA

        Em uma organização que promove o ensino e as relações sociais entre seu corpo docente e discente é de fundamental importância que sua internet traga satisfação a todas as pessoas que a utilizam. Ainda mais quando ela se tornou essencial na vida das pessoas.

        Esta pesquisa possui grande importância para a universidade, pois possibilita a ela perceber quais são os atributos considerados mais importantes pelos usuários. Permitindo assim que a universidade possa programar melhorias nos pontos fracos e manter em constante melhoria os pontos considerados fortes e assim manter a satisfação de todas as pessoas que utilizam da mesma.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 A INTERNET

             A Internet surgiu na Guerra Fria, criada com objetivos militares, sendo uma das formas para as forças armadas norte-americanas manterem a comunicação em caso de ataques inimigos destruírem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares a internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico, na qual estudantes e professores universitários trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

             Em 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado, passando a ser utilizada por vários segmentos sociais. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros.

" Com essa verdadeira explosão da Internet, estudantes, professores, pesquisadores e pessoas de todas as profissões começaram a se ligar na rede."  

           Com um crescimento natural do mercado a interntet explodiu no Brasil por volta de 1996, tanto em números de usúarios, quanto de provedores e de serviços prestados pela rede.  

Um dos mais importantes fenômenos tecnológicos para a globalização foi a popularização da internet. Para as empresas não significou apenas a revolução na forma de comunicar, mas sim mudou a forma de fazer negócios. Os negócios na era digital foram criados ou viabilizados com a eliminação, ou pelo menos a redução significativa, das restrições antes existentes no ambiente empresarial, pelo surgimento da infraestrutura de informação e comunicação pública (ALBERTIN, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (266 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com