TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI UNIVATES CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  3/1/2019  •  Resenha  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI UNIVATES

CURSO DE PSICOLOGIA

TDE

Tema: Psicologia e saúde pública

Samuel Rodrigues Dos Santos

Lajeado

A Cultura Profissional do Psicólogo e o Ideário Individualista: Implicações para a Prática no Campo da Assistência Pública à Saúde”, escrito por Magda Dimenstein. O texto relata o papel representado pelo psicólogo no ponto de vista do conjunto de ideias individualista. Magda Diemenstein mostra os Resultados dessa opinião para as práticas do profissional da psicologia que realiza suas atividades na assistência pública à saúde.

                Magda Diemenstein elabora de forma sucinta o histórico da ideologia individualista, remontando aos anos 60 quando a multiplicação da psicanálise no Brasil, era voltada para o atendimento individual e para uma clientela burguesa. Da mesma forma, ela aponta claramente a representação de um ideal de sujeito, que nomeia como sujeito psicológico; este sujeito foi definido como subjetivo e definiu a identidade e cultura profissional dos psicólogos.  Magda propõe uma pensamento acerca da atuação dos profissionais da psicologia e defende de um modo estranho que muitas vezes os mesmos realizam práticas fora do contexto, o que os impedem de perceber o caráter histórico dos problemas sociais e consequentemente, refletem na vida individual do sujeito. Essa questão está relacionada à formação universitária, uma vez que os estudantes aderem, sem uma reflexão crítica as teorias e modelos de atuação que formulam  determinadas respostas para os problemas que surgem  durante a vida profissional. Desta forma, estes profissionais desconsideram os aspectos culturais e sociais que atravessam os indivíduos – o que parece, é uma consequência das grades curriculares dos cursos de psicologia, que tem seu foco na individualidade.

                Pensando em tudo isso, é comum acontecer do psicólogo passar para o setor público este modelo de aprendizado que visou durante a faculdade. Aqui existe alguns sérios problemas que a autora expressa muito bem: baixa eficácia da terapêuticas e alto nível  de abandono dos tratamentos, bem como a psicologia dos problemas sociais. Na rede pública de saúde, os pacientes geralmente são de baixa renda e chega à sua procura com uma expectativa diferente daquela que o profissional está acostumado a tratar na clínica particular.  A maior diferença é que os primeiros buscam a eliminação dos sintomas, outros buscam o autoconhecimento. Além disso, o psicólogo se depara com problemas que escapam aos seus conhecimentos específicos – problemas estes que retratam a  respeito das condições de vida desta população que vai buscar atendimento público de saúde. Neste contexto precisa-se ter um olhar social!            

                O texto traz de forma muito bem explicativa  a questão da representação de saúde e doença, que diferencia  consideravelmente entre os pacientes do consultório privado e os pacientes da rede pública, como do próprio psicólogo,  o que é saúde e o que é doença para cada classe social que busca atendimento.

                Desse jeito, fica claro que é indispensável que o profissional que trabalha na rede pública de saúde (todos profissionais) deve desconstruir seu conhecimento e suas práticas, para que a terapêutica seja eficaz e motive o paciente a continuar  no tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (378.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com