TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Resultado Doação

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA CAMPINAS – UNIP

ICSC – INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

Alex da Hora Silva                                           N10986-6

Alex Sanches Garcia                                   C66BAJ-5

Henrique Gut Squarizzi                                   D08577-8

João Victor Gonçalves da Silva                 C8022G-0

Lucas Bonelli Farias                                   N10349-3

 Vitor Possa Stanigher                                 D0984D-5

INDÚSTRIA CULTURAL, ALDEIA GLOBAL

& SUAS RELAÇÕES COM A ERA DIGITAL

Campinas, 2016

Alex da Hora Silva                                           N10986-6

Alex Sanches Garcia                                   C66BAJ-5

Henrique Gut Squarizzi                                   D08577-8

João Victor Gonçalves da Silva                 C8022G-0

Lucas Bonelli Farias                                   N10349-3

 Vitor Possa Stanigher                                 D0984D-5

INDÚSTRIA CULTURAL, ALDEIA GLOBAL

& SUAS RELAÇÕES COM A ERA DIGITAL

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de aprovação no 2º Semestre da disciplina Cibercultura, no Curso de Publicidade e Propaganda, na Universidade Paulista – UNIP Campinas.

Campinas, 2016

RESUMO

        Abordando a origem e função social de temas como Indústria Cultural e Aldeia Global, encontra-se aqui uma análise da presença deles no cotidiano de uma sociedade que vive na era digital da comunicação.

 

Palavras-chave: Aldeia global. McLuhan. Indústria Cultural. Era digital. Horkheimer. Adorno.


INDÚSTRIA CULTURAL, ALDEIA GLOBAL

& SUAS RELAÇÕES COM A ERA DIGITAL

        O objetivo deste trabalho é analisar os temas conhecidos como Indústria Cultural e Aldeia Global bem como as relações que eles possuem com os padrões sociais (em termos de comunicação) atuais.

Introdução

        A transição do século XIX para o século XX marcou a história da humanidade de diversas maneiras impensáveis até então, e o futuro daquele fatídico século ainda reservaria à nossa espécie uma série de desagradáveis surpresas.

        Uma das mudanças mais radicais neste período de transições aconteceu durante a Segunda Revolução Industrial, quando o motor de combustão interna foi inventado e a indústria, sob pressão pela demanda, respondeu inovando seus processos de produção em larga escala.

        A produção repetitiva, automatizada e exaustivamente cíclica (uma peça atrás da outra, uma peça atrás da outra...) categorizam a industrialização.

A Indústria Cultural

        Partindo do princípio do que foi descrito acima – o processo de industrialização é repetitivo, automático e cíclico – é possível começarmos a desenvolver o sentido deste termo. Trata-se da produção artística nos moldes e padrões industriais.

        Esta é uma crítica desenvolvida pelos filósofos alemães Max Horkheimer (1895-1973) e Theodor Adorno (1903-1969), que estudavam a arte no mundo capitalista surgido após a industrialização. Ambos pertenciam à Escola de Frankfurt, portanto pertenciam aos “apocalípticos” que condenavam o capitalismo. A visão que partilhavam da arte a tirava do contexto de massificação da cultura – onde ela é uma expressão popular – e a colocava como uma mercadoria à mercê de seus produtores. Arte agora é lucro.

        A tecnologia avançou, as pessoas iam ao cinema, compravam discos, ouviam seus rádios, e consumiam de tudo. Os filmes e as músicas, melhores exemplos para estudo da indústria cultural, passaram a render cada vez mais dinheiro para os estúdios e gravadoras, uma vez que a produção ficava mais barata (por conta do avanço tecnológico) e o produto atingia mais pessoas – um filme circulava em diversas salas, uma música era ouvida em várias partes do país.

        Quando um filme fazia sucesso, certamente, dali a alguns meses, outro filme aproveitaria alguns dos aspectos de seu antecessor, buscando atingir o mesmo público e fazer tanto sucesso quanto, rendendo ao seu estúdio, a maior bilheteria possível. O filme seguinte, tentaria o mesmo, e assim sucessivamente. Esta tentativa de atrair o público para ver sempre o mesmo filme contado de maneiras diferentes é um dos maiores exemplos da produção industrial da arte. Visando o lucro, criam-se padrões na construção de um filme – geralmente uma mistura de “tudo que tem dado certo até agora” –, daí surgiram as levas de filmes do mesmo tema (primeiro os musicais, depois os westerns, e ainda hoje pode-se perceber este fenômeno através das adaptações de revistas em quadrinhos), a utilização da “jornada do herói” (o mestre, o mocinho, o vilão, a donzela...); as mesmas histórias eram contadas com personagens, cenários e atores diferentes.

        O público é submetido a uma leva de produções similares, todas voltando seu gosto para a mesma coisa, todas padronizadas, agradando a maior quantidade possível de pessoas, que, em seguida, se tornariam consumidores destes produtos.

        É aqui que Horkheimer e Adorno vêm problemas. A padronização de estilos, técnicas e estruturas cria uma repetição favorável à queda de qualidade. Como a teoria capitalista sobre a concorrência. Basicamente, aquela expressão nacional “não se mexe em time que está ganhando” descreve o que acontecia naquele período. Todos os músicos tentavam cantar o que agrava o público, ou seja, estilos musicais parecidos atraiam cada vez mais pessoas. Não havia espaço para o novo, uma vez que era muito arriscado investir em algo que não possuía retorno financeiro garantido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com