TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING PARA A ASSOCIAÇÃO COLÔNIA DOS PESCADORES E AQUICULTORES PROFISSIONAIS ARTESANAIS DE PELOTAS

Por:   •  4/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

O USO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING PARA A ASSOCIAÇÃO COLÔNIA DOS PESCADORES E AQUICULTORES PROFISSIONAIS ARTESANAIS DE PELOTAS[pic 1]

                                                                                  MACHADO, Alisom Valério (autor)

                                                                 KRUGUER, Luana de Carvalho (orientadora)

                                                                 INSTITUTO FEDERAL SUL-RIOGRANDESE

                                                                                  CAMPOS VISCONDE DA GRAÇA

Palavras-chaves: Associativismo, Endomarketing, Administração.

1 INTRODUÇÃO

O associativismo é um instrumento vital para que uma comunidade saia do anonimato e passe a ter maior expressão social, política, ambiental e econômica. É por meio de uma associação que a comunidade se fortalece e tem grandes chances de alcançar os objetivos comuns. Com base nesse princípio que a Associação Colônia dos Pescadores e Aquicultores Profissionais Artesanais de Pelotas (COPAPAPEL) foi fundada, pois a associação tem como finalidade ajudar de forma justa e solidária todos pescadores, aquicultores e artesões do Bairro Colônia Z3, seja representando e auxiliando, passando informações corretas e claras, mantendo relações com as demais associações com objetivos comuns e promovendo atividades culturais, promocionais, sociais e educativas. Sua principal causa gira em torno do benefício ‘seguro defeso’ que é ofertado diretamente ao pescador em época de preservação ou escassez da espécie.

Com a inclusão do marketing dentro da COPAPEL, grandes benefícios surgiram, tanto para seu associado como para a comunidade, trazendo uma melhor qualidade de vida, lazer e cultura, seja individual ou coletiva, visando uma inclusão justa e solidária.

Sabendo disso, entende-se que é mais adequado compreender o que o mercado atual requer, para que a associação possa ser mais eficaz e competitiva, oferecendo, por exemplo, seus produtos e serviços através do marketing digital por meio de plataformas, fazendo com que a mesma tenha maior visibilidade e consequentemente, agreguem maior valor para os seus associados.

Sendo assim pode-se identificar que a Associação Colônia dos Pescadores e Aquicultores Profissionais Artesanais de Pelotas, mesmo sabendo das dificuldades encontradas no mercado, permanecem com poucas ações que valorize seu trabalho, deixando de oferecer e conquistar mais associados por falta de comunicação com a comunidade. Considerando isto, o estudo foi abordado à questão do associativismo, logo após explanado a inclusão do marketing na associação, onde tem como propósito fortalecer a associação através da ferramenta do marketing, com a inclusão do marketing digital, fazendo a associação sair do anonimato e ofertando seus serviços de forma mais transparente.

2 METODOLOGIA

A pesquisa aqui proposta será feita através de análise de fontes documentais e bibliográficas, com base em Fonseca (2002, p. 32), que diz que “a pesquisa bibliográfica é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites”.

Também foi realizado um estudo de caso na Associação, onde foram analisados documentos com o intuito de obter informações e medir o impacto que a COPAPAPEL tem para o mercado e comunidade.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Pensando em ter uma entidade fora do anonimato foi que a associação resolveu investir em sua autonomia, com a criação de uma plataforma online, página nas redes sociais e e-mail.

O primeiro impacto foi mostrar ao associado um meio digital rápido, descomplicado e de fácil acesso, que pudesse beneficiá-los de forma simples e objetiva. Com isso, fomos capazes de concluir que apesar de ser uma inclusão simples da ferramenta de marketing digital, o trabalho proposto a Associação tornou-se de suma importância e mostrou que vale a pena apostar nesse tipo de inclusão, pois mostraram ser de grande revalia, onde com a inclusão da ferramenta a Associação foi capaz de sair do anonimato e entrar no mercado de trabalho, fazendo com que o associado interaja e aproximasse mais da associação, ainda possivelmente em circunstância do marketing digital foi capaz de atrair novos associados.

De acordo com os dados coletados e informações, identifica-se que se os associados utilizam a Associação como uma forma de melhorar a sua qualidade de vida e convivência nessa nova fase, sendo através das atividades promovidas ou ajuda administrativa e jurídica. Podemos dizer que com a implantação do marketing na Associação ela foi capaz de competir no mercado de trabalho de forma justa sem perder o foco no associado e cumprir o seu papel junta a sociedade, principalmente com essas pessoas que muitas vezes são destacadas pela sociedade por ser de classe inferior, quais são pescadores, aquicultores e artesão.

A Associação teve um aumento satisfatório referente a novos associados, com a ferramenta de marketing já publicada teve-se um aumento de 30%, isso indica a quão anônima era a mesma, percebesse ainda o quanto impactante está sendo a ferramenta, pois antes de ser lançada nas redes sociais a mesma foi divulgada em uma rádio comunitária local, sendo assim o presidente da associação ao falar das ferramentas e de onde as pessoas poderiam encontrar, enfatizou a importância da associação para comunidade em especial para os profissionais da classe a qual ela atua, com isso conclui-se como gratificante foi à inclusão da ferramenta para associação, associados e comunidade.

Em virtude disso tudo a COPAPAPEL foi capaz de se organizar em épocas de demanda, como a do seguro defeso, de forma mais eficaz e eficiente, a associação pode oferecer um serviço mais qualificado, fazendo com que aquele serviço administrativo burocrático e demorado fosse mais rápido, pelo simples fato de se organizarem. Agora o associado é informado por meio do marketing digital, sabendo do seu dia, local, horário e documentação necessários para a solicitação do seu benefício, trazendo uma maior gratificação, tornando um ato de maior fidelidade do associado para com a associação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com