TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS COMPETITIVAS BASEADAS EM SISTEMA DE TECNOGIA DA INFORMAÇÃO

Casos: VANTAGENS COMPETITIVAS BASEADAS EM SISTEMA DE TECNOGIA DA INFORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico busca elucidar a importância dos sistemas de Tecnologia da Informação nas empresas varejistas, aborda ainda a tomada de decisões baseadas nas informações disponíveis pelo sistema.

Um sistema é formado por diversos fatores, hardware, software e seres humanos, todos devem estar alinhados com os objetivos da organização, quando o sistema fornece informações relevantes para as decisões estratégicas a empresa agrega valores e obtêm maiores lucros.

Os sistemas de TI buscam agregar vantagens competitivas, fazendo a integração de todas as áreas da empresa, desde cadastro de clientes, controle de estoque, financeiro, departamento pessoal, comprar, vendas, contas a pagar e a receber, levantamentos de produtos mais vendidos, perfis de clientes, e uma infinidade de oportunidades para que a organização sobreviva e consiga crescer, sempre buscando a satisfação dos clientes, pois são esses que fazem de uma empresa o que ela é.

2 DESENVOLVIMENTO

No mundo globalizado da atualidade informação é essencial, e quando a organização pode contar com um sistema de automação que possa lhe dar informações, torna-se mais competitiva e pode com isso ganhar mercado e aumentar sua margem de lucros.

A necessidade que têm as organizações de aprimorar seu processo de gestão, face ao anseio de otimizar o desempenho e garantir o cumprimento de sua missão, faz com que seus administradores busquem alternativas na tecnologia da informação. (BEUREN, MARTINS, 2001, p.15)

No setor de varejo um sistema de automação é indispensável, pois este pode auxiliar o administrador em tarefas que antes não eram nada fáceis como fazer a integração de estoque e vendas. É quase impossível uma empresa de varejo sobreviver sem ter um sistema que apresente a solução que coloca nas mãos do gestor as informações necessárias para a administração eficiente e eficaz do negócio. Através desta automação comercial, da centralização dos dados e da emissão de relatórios estatísticos e gerenciais, é possível ter uma visão ampla do empreendimento, o que facilita a tomada de decisões sobre os setores de compras, estoque e vendas.

Em se tratando de informação tudo acontece numa velocidade extraordinária, logo a implantação de um sistema tecnológico que envolva toda a cadeia varejista desde o fornecedor até o produto passar no caixa, é de fundamental importância para a empresa tornar-se ou manter-se competitiva.

O controle de estoque tanto para atacadistas quanto para varejistas pode auxiliar na redução de custos de estocagem e logística, isso porque ao passar um produto no caixa, o sistema já dá baixa no estoque, isso gera relatórios de produtos que precisam ser repostos, assim a empresa sempre está repondo apenas o necessário, mantendo um ponto de equilíbrio entre vendas e estoque.

O levantamento e cadastro de dados num sistema de automação é uma das principais etapas, pois são estes dados que alimentam o sistema e que fazem a integração entre os diversos setores da organização. Todos os setores da empresa são beneficiados com as informações do cadastro, seja de produtos ou de clientes, essa etapa facilita desde a entrada dos produtos até a venda.

Regularmente o setor varejista obtêm muitas informações de um sistema de TI, como acesso ao cadastro de clientes, produto mais vendido, influências que as campanhas de marketing ou promoções relâmpagos têm nas vendas, disponibilidade de produtos em estoque, previsão de vendas em determinadas épocas, etc. O cadastro de clientes facilita a venda no cartão, no boleto, no carnê, com cheque à vista ou pré-datado, também é possível fazer um levantamento do perfil dos consumidores de um determinado produto.

É fundamental que toda organização busque novas tecnologias que ajudem na sua consolidação no mercado, decisões estratégicas podem ser tomadas com base nas informações colhidas pelo sistema de TI, visto que este auxilia para atingir os objetivos da organização, logo as decisões que norteiam a empresa devem seguir no sentido de sanar as deficiências e aproveitar as oportunidades.

Na área de desenvolvimento de sistemas de informação, aparece como opção para as organizações, um novo produto denominado ERP - Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, o qual foi concebido para atuar em todos os momentos do negócio, desde a concepção de um produto, compra de itens, manutenção de inventário, área orçamentária e financeira, até auxiliar na gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com