TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacidade De Desenvolver E Sustentar Vantagens Competitivas Que Lhe Permitam Enfrentar A Concorrência

Exames: Capacidade De Desenvolver E Sustentar Vantagens Competitivas Que Lhe Permitam Enfrentar A Concorrência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE COMUNITÁRIA DE S.B.O

Capacidade de desenvolver e sustentar vantagens competitivas que lhe permitam enfrentar a concorrência

CONTROLADORIA

Elaine Sartori RA: 0504540

SANTA BÁRBARA D´OESTE

2008

Hoje num mundo globalizado e um mercado competitivo em que vivemos, a necessidade de alternativas e estratégias para as organizações se destacarem e saírem à frente de seus concorrentes tornam-se cada vez mais freqüentes.

Em meio a essa busca muitas organizações se esquecem que as análises, as gestões dos resultados, gestões de seus custos podem ser uma ótima estratégia competitiva. Estratégias essas que podem estar tão próximas, mas nem sempre são percebidas ou até mesmo utilizadas devidamente.

“A Competitividade de uma empresa esta associada à sua capacidade de desenvolver e sustentar vantagens competitivas que lhe permitam enfrentar a concorrência.” (Pazoveze,2004)

No momento atual a tecnologia e suas aplicações são imprevisíveis e competidores aparecem em todo lugar e a qualquer tempo, pensar novas maneiras de traçar as atividades organizacionais em busca da sua meta é de fundamental importância, portanto, planeja ações com este fim.

O planejamento é uma resposta das Organizações a crescente complexidade do ambiente. Internamente, o planejamento fornece um referencial comum aos participantes das Organizações, explicitando caminhos a serem trilhados e, com isso, melhorar aproveitamento dos recursos existentes. Também no âmbito externo, o planejamento cumpre a função de orientar as ações e esforços da Organização na sua busca por oportunidades, mercados, públicos e a própria sobrevivência. É através deste planejamento de ações voltadas para a definição de condições de competir no mercado consumidor, da definição das competências da Organização, que a mesma define as suas vantagens competitivas.

Como vantagens competitivas entende-se a transformação e desenvolvimento de conhecimento e da capacidade de incorporação deste conhecimento, no processo de relacionar e utilizar em favor da Organização:

- a capacidade tecnológica e produtiva da Organização;

- a qualidade e produtividade de seus Recursos Humanos;

- o entendimento sobre o funcionamento do seu mercado;

- a capacidade de se adequar às suas especificidades;

- a qualidade e a amplitude de serviços pós-vendas; e

- o desenvolvimento de relações privilegiadas com usuários e fornecedores.

As vantagens competitivas são, portanto, características decorrentes do nível de competitividade da Organização.

Concorrentes

São os elementos que disputam as mesmas entradas (fornecedores) e as mesmas saídas (clientes) da organização. Os concorrentes desenvolvem estratégia nem sempre esperadas ou conhecidas para ganhar espaço e domínio e intervêm no ambiente de tarefa, gerando incerteza quanto às suas decisões e ações. O componente competitivo é o segmento do ambiente de tarefa que é composto daqueles que a organização se defronta para obter recursos e colocar seus produtos e serviços no mercado. Conhecer os concorrentes e saber lidar com eles é tarefa vital para a organização (CHIAVENATO, 1999, p.83).

A concorrência tornou-se muito competitiva, pois todas as organizações estão se profissionalizando. O que define a concorrência é o preço e a qualidade.

A concorrência é a principal fonte de ameaças. Um planejamento estratégico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com