TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens competitivas para os negócios

Artigo: Vantagens competitivas para os negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Estas as atividades, apesar de serem pontos importantes na identificação da cadeia de valor, elas são interdependentes, ou seja, uma depende da outra e devem agir de forma sincronizada. Esta sincronia gera o elo da cadeia de valores, onde o desempenho de um setor auxilia no desempenho do outro.

Quando uma empresa consegue fortalecer seus elos, de cadeia de valor ela passa a ter maior capacidade de conquistar a sua vantagem competitiva no mercado, por meio de ações internas (planejamento, compra, produção, venda) e externas (fornecedor, distribuidor, comprador atacadista, comprador varejista, consumidor final).

6.1 VANTAGEM COMPETITIVA

É a vantagem que a empresa tem em relação a seus concorrentes, através do perfeito funcionamento em uma ou mais atividades da cadeia de valor.

Elas podem estar ligadas a qualidade, a imagem vinculada ao produto, ao suporte e a inovação, dentre muitas outras situações, ligadas ao custo x benefício, pois o cliente quer pagar por um produto de qualidade (em todos os aspetos) a um custo acessível, e a empresa tem vantagens quando consegue associar a satisfação do cliente com o baixo custo na produção.

6.2 EXEMPLOS DE VANTAGENS CONQUISTADAS POR ALGUMAS EMPRESAS

• NINTENDO

“No segmento de videogames, a Nintendo estava perdendo mercado para o Playstation da Sony e o Xbox da Microsoft. Uma pesquisa apontou que os adolescentes estavam ficando obesos por conta do fast food e por ficarem horas sentados, jogando videogame. "A Nintendo viu aí uma oportunidade e criou jogos que permitissem a interação e movimentação do jogador. Em seis meses ultrapassou as vendas e hoje é líder de mercado. ”

• POSITIVO INFORMÁTICA

A Positivo Informática possui as seguintes vantagens competitivas:

Relacionamento comercial com as grandes lojas varejistas no Brasil, maior assistência técnica (atualmente em praticamente todas as cidades brasileiras), o acesso direto aos grandes fornecedores mundiais proporciona a aquisição de componentes e peças a preços reduzidos, a inovação no design nas linhas portáteis e a possibilidade de personalização dos desktops, pioneira como a fabricação dos primeiros netbooks, inclusão da tecnologia de PC TV Digital e recentemente a linha de computadores 3D a preços acessíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com