TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor Da Marca

Artigos Científicos: Valor Da Marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 13

ESPM

Escola Superior de Propaganda e Marketing

PLANO DE MARKETING

Marketing Operacional

Julho/2008

ÍNDICE

Sumário Executivo

Cliente/Consumidor

Oferta de produtos e serviços

Concorrência

Matriz SWOT

Posicionamento Competitivo

Estratégia de Marketing

Objetivos e Metas

Plano de Ação

Projeção de Vendas para o ano de 2009

Orçamento de Marketing Mensal para 2009

Sumário Executivo

Histórico

A Chilli Beans revolucionou o mercado ao inovar na forma de vender óculos escuros, tornando-se um ícone em seu segmento. É hoje a maior rede brasileira especializada em óculos escuros.

Iniciou suas atividades em 1996, sob o comando do empresário Caito Maia que abriu um pequeno estande (na verdade uma tábua apoiada sobre dois cavaletes) no Mercado Mundo Mix, uma feira de moda voltada para o público jovem, em São Paulo, comercializando óculos de sol com design focado nas tendências fashion. Chamou a atenção pela oferta de produtos modernos e de qualidade, com preços bem acessíveis.

Em 1997, inaugurou sua primeira loja na Galeria Ouro Fino, transformando o lugar em uma das principais referências de consumo e comportamento jovem do país. A partir daí, iniciou-se um vertiginoso processo de expansão, e em menos de um ano, mais de 20 novos pontos-de-venda foram abertos. O primeiro quiosque foi inaugurado no Shopping Villa Lobos em 2000. As vendas explodiram. No ano seguinte surgiram mais três pontos: nos Shoppings Eldorado, Iguatemi e Morumbi.

Pontos de venda

O modelo de loja criado pela Chilli Beans é um verdadeiro sucesso. Em vez de óculos expostos em vitrines, balcões self-service. No lugar de produtos de marcas diversas, apenas uma marca própria. Em vez de duas ou três coleções

por ano, pequenas tiragens e óculos novos na prateleira a cada dez dias. E no lugar de espelhos, a tecnologia chamada “espelho digital”: um sistema de câmeras e monitores filma o rosto do cliente e o exibe em quatro ângulos diferentes para que ele aprecie melhor o modelo de óculos que está provando. Os fotômetros digitais (equipamentos modernos que testam a proteção das lentes) também estão disponíveis em todos os PDV’s.

Oferta de produtos

O mix de produtos da Chilli Beans atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. São cerca de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda, sendo dez lançamentos por semana. As linhas são divididas em Kids, Clássico, Metal e Esporte, Trend, Brasil e Special, todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas testadas e aprovadas pelo IBC/Inmetro.

Para complementar a linha de óculos escuros, a Chilli Beans oferece spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha porta-óculos para carro.

Além disso, a marca lança produtos com edição limitada como bonés, camisetas, bolsas e outros acessórios que compõem o visual de um público moderno e atualizado com as tendências de moda.

Outro importante passo para a empresa foi o lançamento da linha de relógios que após dois anos de pesquisa, entrou no mercado com cerca de 140 tipos diferentes (hoje já somam mais de 200). Os modelos são exclusivos e combinam design moderno e exclusivo com tecnologia. Utilizam em sua composição metais aço inoxidável, brass e alumínio, além de materiais como silicone, couro e fibra de carbono.

Marca e atuação

Shaun Smith, consultor inglês especialista em inovação e experiência do consumidor, apontou a Chilli como uma das mais inovadoras marcas do varejo mundial durante o Brasilshop 2007, congresso realizado pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), em São Paulo.

A marca Chilli Beans é comercializada em mais de 200 pontos exclusivos (lojas e quiosques), distribuídos entre os maiores shoppings e estratégicos centros comerciais do Brasil. No cenário internacional, a Chilli Beans está presente em Lisboa (Portugal), com uma loja inaugurada em 2005 e nos Estados Unidos.

A essência “apimentada” da marca tem como objetivo provocar renovações de visual e comportamento, por isso, a empresa costuma patrocinar shows, festas, esportes e ações sociais – sempre contemplando a originalidade, o bom humor e a diversidade.

Concorrentes

A principal concorrente da marca, em nível nacional, é a Triton Eyewear. Também trabalha com lojas próprias e quiosques. Possui estrutura de franquias e tem PDV’s em shoppings de todos os estados brasileiros com exceção do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Piauí e Maranhão.

Alguns concorrentes regionais de menor expressão que seguiram o exemplo da Chillli Beans e atuam no mesmo segmento são: BeHold (Curitiba, Brasília e Recife), Tharro, Izzi Amiel (MG, GO, TO e interior de SP) e By Fenzzo (Paraná).

Análise do Macro Ambiente

A economia brasileira crescerá 4,8% em 2008 e 4,5% em 2009, estimulada por uma forte demanda doméstica e a explosão dos investimentos, já que os mercados financeiros do país estão contornando bem a tempestade mundial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com