TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores e busca de vantagens competitivas

Seminário: Valores e busca de vantagens competitivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Seminário  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1: Escreva um parágrafo, de no máximo 10 linhas, com mais informações sobre sua compreensão do primeiro processo “Análise de Atividade”.

O que é Cadeia de Valor?

O autor não dá uma definição formal, mas é possível captar seu conceito de Cadeia de Valor,segundo Porter (1989, p.31), “a cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação.” Para ele (1989, p.33), “toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. Todas estas atividades podem ser representadas, fazendo-se uso de uma cadeia de valores...”. Além da definição limitada e da impropriedade terminológica, a ideia básica inicial que subsidia o conceito de Cadeia de Valor. Podemos assim dizer que para diferenciar Cadeia de Valores de Sistema de Valores: toda a sequência de atividades constitui uma só Cadeia de Valor.

Passo 2: Escreva um parágrafo, de no máximo 10 linhas, com mais informações e detalhes sobre sua compreensão e percepção do segundo processo “Análise de Valor”.Utilize suas palavras, procure informações na internet e no material relacionado à aula-tema 03.

Alguns autores que costumam falar há respeito desse conceito ao contrário do que pode parecer senso comum, é possível conquistar vantagem competitiva e ainda gerar valor para os acionistas, clientes e fornecedores. Uma das possibilidades é oferecer aos consumidores produtos com menor custo ou com maior utilidade em relação aos concorrentes, o que deve resultar em aumento de receita e de lucro, tendo-se, como consequência, aumenta de produtividade. Conforme Rappaport (2001:91), “quando o mercado de ações precifica a ação de uma empresa de acordo com a crença de que ela será capaz de criar valor no longo prazo, ele está atribuindo à produtividade de longo prazo da empresa uma vantagem competitiva sustentável.” Assim, a produtividade pode ser o elo entre vantagem competitiva e criação de valor.

“A ligação entre estratégia e criação de valor pode ser sumarizada por duas regras simples de criação de valor. A primeira regra é que a gestão deve criar valor para seus acionistas. A segunda regra é que todos os outros agentes (stakeholders) também devem ser satisfeitos de maneira que contribuam para o valor dos acionistas. A habilidade da empresa em continuar a atrair capitais que forneçam valor incremental aos acionistas é exatamente o que deverá ser seguido para continuar a prover produtos atrativos para seus clientes, empregos atrativos para seus empregados e oportunidades para seus fornecedores.” IMA (1997, p.2-3), “[...]

Passo 4: Utilize o que foi produzido, nos passos anteriores, para compor um texto sobre a Análise da Cadeia de Valor e os três processos que constituem.

Foram criticadas as definições e visões de cadeia de valor e desenvolveu-se, por meio deste trabalho, um estudo exploratório da inter-relação entre a formulação de estratégias para obtenção de vantagem competitiva sustentável e a criação de valor para os acionistas e para os demais agentes, os steakeholders, utilizando-se a análise de Cadeia de Valor. Entretanto, só é possível tornar-se competitiva a organização que aprende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com