TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens Competitivas

Monografias: Vantagens Competitivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 4

1. Vantagens Competitivas

Podemos entender como vantagem competitiva, a vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes, geralmente medida pelo demonstrativo de seu desempenho econômico em comparação aos demais competidores. É tudo aquilo que faz com que algo ou alguém fique diferente. É um conjunto de características de qualidade que faz uma empresa diferenciar-se das outras. Agregando mais valor aos seus produtos ou serviços, em comparação aos de seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes. Na prática, é a condição que diferencia uma empresa ou um profissional da concorrência.

Também é pode-se chamar de diferencial competitivo, pois torna sua empresa – ou você – diferente para melhor, aos olhos dos clientes. Para melhor entendimento, a pergunta que sempre devemos fazer é: o que levaria a comprar um produto ou serviço de determinada marca e não de qualquer uma, já que é o mesmo tipo de produto?

Vantagem competitiva, ou diferencial competitivo, para um determinado segmento de mercado, é o fator determinante pela qual os seus clientes escolhem a proposta da sua empresa, e não a dos seus concorrentes, exatamente porque sua proposta tem algo – o diferencial – que eles buscam e que pode ser única ou melhor do que as propostas oferecidas de seus concorrentes. Em resumo, vantagem competitiva é o que faz com que a sua proposta seja escolhida pelos seus clientes e clientes em potenciais, dentre das diversas ofertas disponíveis no mercado em que atua.

Para que as vantagens competitivas sejam vantagens e competitivas é preciso que sejam estabelecidas em suas ofertas, características que forneçam razões para os seus clientes ou clientes em potenciais a escolherem o seu produto ou serviço, e não a ofertada por seus concorrentes. É uma posição relativa dentro do seu mercado ou segmento de atuação. Vantagem competitiva é sempre algo que realça a sua oferta sobre a oferta dos concorrentes. Por isso, relativa. E que para ser realmente efetiva, as vantagens ou diferenciais competitivos precisam ser:

1. difícil de imitar

2. única

3. sustentável

4. superior à competição

5. aplicável a múltiplas situações

1.1 Tipos de Vantagens Competitivas

Vantagem competitiva é algo de extrema complexidade e que é importante entender que ela pode advir de uma estratégia competitiva acertada fruto da consciente busca de um diferencial, até que se transforme em vantagem competitiva, perante seus competidores. Este alinhamento se faz necessário, para que possamos a partir desta entender sobre os tipos de vantagens competitivas.

Podemos citar dois tipos de vantagem competitiva, que as empresas utilizam afim de obter benefícios. Ambas as estratégias empresariais tem o mesmo objetivo: posicionar-se na mente de cada cliente e, assim, alcançar lucros mais elevador. Dois tipos de vantagem competitiva, segundo Proença são:

• Em custos, onde o preço de um produto ou serviço é oferecido consideravelmente mais baixo pelo mesmo produto ou serviço do mercado de atuação.

• Em diferenciação, (mais comum) em que a empresa comercializa um produto ou serviço que difere da oferta dos seus concorrentes, e assim o cliente está disposto a pagar um preço maior por esta diferenciação.

“Os drivers para a redução de custos ou para a diferenciação serão identificados a partir das atividades e das ligações entre elas” (Proença, 1999). “A diversificação é menos uma resposta às imperfeições estruturais dos mercados e mais um mecanismo organizacional para capturar rendimentos que são tornados viáveis pelos ativos específicos da empresa” (Proença, 1999).

1.2 Desafios da vantagem competitiva

O diferencial ou a unicidade precisa ser despertada, desejada, buscada, almejada em seus clientes. E para que isso ocorra, é preciso que o produto ou serviço tenha um valor agregado a ele que seja percebido na sua empresa que não é percebido nos seus concorrentes. Uma vantagem competitiva que não agregue valor ao produto ou serviço, não é uma vantagem competitiva, é desperdício!

Com as diversas opções ofertadas no mercado e as inúmeras exigências dos consumidores atuais, encontrar características que sejam diferencias em seus produtos ou serviços se torna cada dia mais um desafio difícil de ser alcançado.

É essencial que a vantagem competitiva seja sustentável. Se a vantagem competitiva não puder ser sustentada ao logo do tempo, ela não dura e a empresa não obtêm vantagem no seu mercado de atuação. Para que a empresa não invista e perca os recursos na tentativa de desenvolver essa vantagem competitiva, é preciso captar ferramentas e características constantes e consistentes para que a vantagem competitiva tenha vida longa. Essas características precisam ser acompanhadas com a evolução do mercado.

É preciso desenvolver vantagem competitiva que não podem ser substituídas prontamente aos concorrentes. Se os concorrentes não podem copiar a vantagem competitiva, mas podem substituí-la, então o impacto dessa vantagem é neutralizado.

Há estudiosos que defendem que em um mundo competitivo que muda rápido, nenhuma destas vantagens pode ser mantida a longo prazo. Eles alegam que a única vantagem competitiva sustentável é construir uma empresa que esteja tão alerta e ágil que sempre irá encontrar uma vantagem, não importa que mudanças ocorram.

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »