TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e desvantagens da internacionalização

Trabalho acadêmico: Vantagens e desvantagens da internacionalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Para falar em internacionalização de empresas é necessário definirmos o que é esse processo e entender que o seu processo não é necessariamente obrigado a seguir um padrão sequencial, rígido e impositivo em suas etapas. Mas pode ser definida como processo em desenvolvimento contínuo que envolve operações de uma empresa com países fora da sua base de origem. É um fenômeno amplo que compreende desde a exportação de produtos e serviços até a produção direta no mercado externo, passando por vários intermediários de comprometimento com os mercados, internacionalizar-se significa integrar-se com os mercados para além dos domínios territoriais e é composta por quatro modalidades: exportação, franquia, joint venture e investimento direto.

As empresas que decidem expandir seu negócio ao mercado internacional afrontam vários riscos e dificuldades, que em princípio, podem repercutir negativamente nos objetivos estabelecidos. Por isso e necessária a experiência no sector para eliminar estas barreiras e reduzir os tempos de aplicação.

As empresas tem se processado de diversas maneiras e em diversos setores. Vários países desenvolvidos demonstram evoluções qualitativas e quantitativas no processo de internacionalização acompanhando o mercado externo que pode se dar de forma acelerada ou gradual.

No Brasil quando se fala em internacionalização ainda vende-se a ideia apenas de exportação, isso por que priorizou-se essa atividade durante muito tempo. Mas o atual processo de internacionalização que o Brasil vive é de extrema importância para seu desenvolvimento, denotando transformações estruturais na economia mundial e no padrão de desenvolvimento do País.

1. Vantagens e desvantagens da internacionalização

A internacionalização pode desvendar várias vantagens para uma empresa, assim como despoletar um rol de desvantagens para a empresa para as quais ela pode ainda não estar preparada.

VANTAGENS

• Fortalecimento da posição comercial, o que implica em lucros.

• Divulgação- A internacionalização permite desde logo ampliar a reputação da marca/empresa

• Menor custo de produção- Ao beneficiar de economias de escala e de custos fixos de produção, a internacionalização pode também trazer custos salariais e de matérias-primas inferiores. Melhor do que aumentar as vendas, é aumentar as vendas e o lucro.

• Uniformização de processos- A resposta às exigências internacionais torna o produto mais competitivo nos diferentes mercados, elevando os seus processos de produção

• Aumento de sinergias- Ao atuar no mercado mundial, a empresa goza de novas sinergias, conseguindo entrar em parcerias e em canais de distribuição internacionais

• Diminuição de dependência do mercado interno

• Dependência de sazonalidade –Não vai depender de que seu produto só saia de estoque durante um determinado período, já visado no mercado interno

• Localização dos elementos da cadeia de valor- podendo estudar sobre sua área: como desenvolver, onde desenvolver, como produzir e distribuir.

DESVANTAGENS

• Custos elevados e retorno demorado- A entrada no palco internacional tem o seu preço e o retorno não é imediato, bem pelo contrário: pode demorar muito a compensar o investimento da empresa

• Burocracias- A empresa tem de responder a padrões internacionais, diferentes dos que está habituada. Os regimes fiscais e as licenças a obter podem gastar recursos importantes da empresa.

• Adaptação de processos-Para responder às novas necessidades, há que adaptar os esquemas da empresa. Alguns produtos, por exemplo, requerem a criação de novas infraestruturas para o seu transporte.

• Especialização- A internacionalização é um salto grande para uma empresa. Isso acarreta muitas vezes a contratação de profissionais experientes. Isso por si não é uma desvantagem, mas o preço a pagar por ter mais colaboradores competentes vir a ser alto.

• Adaptação do produto ou tipo de mercado- Há uma necessidade de adaptar seu produto ou serviço à cultura do mercado no qual vão ser inseridos.

2. Fatores determinantes para internacionalizar

A estratégia de internacionalização passa por uma análise do mercado, alguns fatores que precisam serem analisados para a sua implementação são:

a. Identificação das oportunidades- É uma fase complexa, em que deve fazer uma análise do ambiente concorrencial internacional e que inclui: análise da atractividade da indústria, agressividade concorrencial e definição dos fatores críticos de sucesso da indústria

b. Identificação dos pontos fortes e fracos da empresa- Nesta fase podem-se definir três níveis: internacionalização inicial (avalia o potencial da empresa para desenvolver relacionamentos negociais duradouros com empresas e clientes estrangeiros),implementação ( avaliação das condições para se poder criar e implementar uma estratégia de desenvolvimento internacional) e internacionalizar ( análisa a capacidade de concorrer globalmente).

c. Elaboração da estratégia e dos objetivos-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com