TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens e limitações das ferramentas de pesquisa

Projeto de pesquisa: Vantagens e limitações das ferramentas de pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  1.510 Visualizações

Página 1 de 5

A fundamentação teórica de um projeto de pesquisa é formada entre outros fundamentos pelos seus objetivos, assim:

os objetivos da pesquisa são parte do marco empírico da pesquisa.

o

A pesquisa científica apresenta determinados norteamentos para a sua realização. Uma simples pesquisa com um número de pessoas para identificar a sua preferência em relação a certos produtos não significa dizer que se enquadra em um estudo de cunho científico.

Há necessidade do cumprimento de itens e procedimentos para o trabalho caracterizar-se por um estudo científico. Inicialmente defini-se o tema e a abordagem, podendo esta se caracterizar por quantitativa, qualitativa ou quanti-qualitativa; em seguida a elaboração do problema, a justificativa e os objetivos gerais e específicos do estudo. A partir do que se pretende pesquisar e do que se propõe no trabalho, define-se o método, bem como as técnicas e os instrumentos de coletas de dados, que se apresentarão como o “caminho” e as “ferramentas” para o desenvolvimento da pesquisa.

Conforme Duarte (2002, p. 140) “a definição do objeto de pesquisa assim como a opção metodológica constituem um processo tão importante para o pesquisador quanto ao texto que se elabora no final”. Segundo a autora, as conclusões de um estudo são possíveis devido aos instrumentos utilizados na coleta de dados e a interpretação dos resultados obtidos, sendo que a descrição desses procedimentos, além de apresentar uma formalidade, permite aos outros pesquisadores percorrerem o mesmo caminho da pesquisa e confirmarem as afirmações apontadas no estudo inicial.

No desenvolvimento deste texto, a atenção será direcionada aos instrumentos de coleta de dados, utilizados principalmente em pesquisas de abordagem qualitativa. Segundo Rudio (1986, p. 114) “chama-se de instrumento de pesquisa o que é utilizado para a coleta de dados”, ou seja, é estabelecido efetivamente o que será utilizado no desenvolvimento do estudo para a obtenção das informações pertinentes ao trabalho.

Uma análise dos instrumentos de pesquisa mostra-se interessante para a escolha do instrumento que se encaixa de maneira mais apropriada em relação ao estudo a ser executado, fazendo com que o pesquisador possa realizar a opção correta para o desenvolvimento do seu trabalho, podendo identificar quais os possíveis fatores positivos e negativos inerentes ao instrumento de pesquisa a ser utilizado.

Assim, o objetivo deste ensaio foi de identificar algumas das vantagens e das limitações de determinados instrumentos de pesquisa utilizados em estudos de abordagem qualitativa, como também apontar os aspectos referentes à fidedignidade e confiabilidade dos mesmos. Para tanto, foi realizada uma breve pesquisa bibliográfica, abordando os seguintes instrumentos: observação, questionário, entrevista, formulário, escala social e teste.

Vantagens e limitações dos instrumentos de pesquisa

Marconi e Lakatos (2003, p. 190) definem observação como “uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar”.

Gil (1999) destaca que na observação os fatos são percebidos de forma direta, sem que haja qualquer tipo de intermediação, sendo considerada uma vantagem, em comparação aos demais instrumentos.

Segundo Gil (1999, p. 111) e Marconi e Lakatos (2003, p. 191-192) a observação apresenta as seguintes vantagens e limitações:

Vantagens – possibilita meios diretos e satisfatórios para estudar uma ampla variedade de fenômenos; propicia a coleta de dados sobre um conjunto de atitudes comportamentais; permite obter dados não contemplados em questionários e entrevistas.

Limitações – a presença do pesquisador pode provocar alterações no comportamento dos observados; os acontecimentos podem ocorrer simultaneamente, dificultando a coleta dos dados; fatores imprevistos podem interferir na tarefa do pesquisador; algumas informações podem não ser acessíveis ao pesquisador.

Gil (2002) apresenta uma definição de questionário, entrevista e formulário, facilitando a distinção entre os mesmos:

Por questionário entende-se um conjunto de questões que são respondidas por escrito pelo pesquisado. Entrevista, por sua vez, pode ser entendida como a técnica que envolve duas pessoas numa situação “face a face” e em que uma delas formula questões e a outra responde. Formulário, por fim, pode ser definido como a técnica de coleta de dados em que o pesquisador formula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com