TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variáveis Mercadológicas em Marketing

Tese: Variáveis Mercadológicas em Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Tese  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância (AD)

Unidade de Aprendizagem: Marketing

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação

Professor: Carolina Bithecourt Rubin

Nome do aluno:

Data: 14 de setembro de 2013.

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com GOBE et al. (2004) " Como uma das principais exigências do mercado é a atualização constante dos produtos e serviços, tornou-se imperativo que as empresas consigam com uma dose de certeza, vislumbrar o futuro". Sendo assim, dado o caráter instável do atual ambiente de negócios, é determinante e prudente o desenvolvimento de ações que remetam as empresas a permanecerem sustentavelmente competitivas no mercado, através da previsibilidade e da construção de cenários futuros a curto, médio e longo prazo, que reflita precisamente o ambiente de negócio.

Referência: GOBE, Antonio Carlo et al e MOREIRA, Júlio Cesar Tavares [coord.] Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva 2004.

Com base nestas considerações em pesquisas sobre o assunto abordado, que podem ser realizadas em sites, revistas, jornais, livros e no material didático da unidade de aprendizagem, desde que devidamente referendados, desenvolva um texto de no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas contemplando: conceitos de marketing e mercado, a importância e o papel da área de marketing no contexto organizacional atual e tendências futuras para esta área. (3,5 pontos)

As pessoas vivem buscando algo para “saciar” seus desejos e atender suas necessidades, e é aí que surge o papel do Marketing: buscar conhecer o que as pessoas querem e precisam e, com isso, oferecer meios para atender essas pessoas. Marketing segundo Philip Kotler “é um processo gerencial e pessoal onde o indivíduo ou os grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”, fazendo com que surja uma relação entre consumidor e mercado, que é onde se processam as trocas entre pessoas e empresas, entre empresas e empresas e entre pessoas e pessoas, ou seja, é uma condição relacional que permite uma interação para a realização de transações nas quais são criadas condições de satisfação de necessidades e desejos. É aí que o Marketing esforça-se para criar e manter esses relacionamentos para que eles sejam duradouros. O Marketing é algo muito presente no nosso dia a dia, por identificar as necessidades das pessoas para poder atende-las estabelecendo relações solidas e duradouras entre o consumidos e as empresas, ele é imprescindível em qualquer ramo, pois é ele que coloca a marca e a empresa no mercado de forma objetiva. Hoje, qualquer empresa deve estar monitorando o mercado constantemente para se manter viva e cabe ao Marketing essa competência, através dos avanços tecnológicos, o que permite o contato mais próximo com os mercados. Com isso, o papel do Marketing, atualmente, é apresentar às empresas e às pessoas alternativas de redes relacionadas, como por exemplo os cartões de fidelidade, a criação de gerentes de relacionamento dentro de empresas, cartinhas de felicitações, etc. Quanto ao futuro do Marketing, basta atentar e observar as tendências nas relações comerciais e sociais. Na realidade, é que sempre haverá consumidores que vão sentir desejos e vontades de satisfação às suas necessidades e cabe ao Marketing a função de realizar isso tudo.

2. Realize uma pesquisa na empresa em que você trabalha e entreviste os responsáveis pelos setores de vendas e de marketing. Em seguida, faça uma análise descrevendo as principais funções bem como, a importância das respectivas áreas para a organização, a fim de demonstrar a diferença funcional e a importância da inter-relação entre marketing e vendas para o êxito no desenvolvimento de ações estratégicas e competitivas no contexto empresarial. Caso você ainda não trabalhe, ou seu trabalho não esteja relacionado a setores de vendas e marketing, realize essa pesquisa em uma empresa da sua cidade, próxima a sua casa, de um conhecido seu, etc. Sua análise deve conter no mínimo uma lauda. (3,0 pontos).

Empresa: Sorriso Consultório Odontológico

Em nossa empresa a estratégia de marketing utilizada consiste em atingir os pacientes na necessidade de priorizarem a saúde bucal. Utilizamos anúncios em revistas, jornais, Facebook, e-mail. Como a área e muito disputada e necessário que se utilize todas as ferramentas. Panfletos também são utilizados no anuncio dos serviços oferecidos, mas principal ferramenta e a priorização dos profissionais na conscientização dos pacientes da necessidade de priorizar a saúde bucal. Além disso, outra ferramenta utilizada e a colocação de banners na sala de visita com a oferta dos serviços oferecidos na empresa, onde os pacientes ficam a visualizar, enquanto esperam, os serviços oferecidos. A fachada da empresa também faz parte do marketing, pois bem visível com destaque para o nome e o telefone da empresa destacado também fazem parte da estratégia. Outra ferramenta utilizada foi a colocação de um totem na calçada, com destaque para o telefone e um dos serviços oferecidos pela empresa, aparelhos ortodônticos, o que aumentou a venda deste serviço em trinta por cento. Com todas estas ferramentas de marketing utilizadas a empresa mantem um bom volume de vendas, mas tem que se estar sempre inovando, e ultimamente as redes sociais se mostram uma porta a mais para o oferecimento dos serviços.

Na realidade nesta empresa não existe uma divisão de marketing e mercado. Os profissionais da empresa partem da premissa da necessidade das pessoas de utilizarem os serviços odontológicos. Diante disto oferecem uma gama de serviços estéticos que auxiliam em uma beleza facial, fazendo com que marketing e mercando fiquem juntos no processo que no final vem a ser a satisfação do cliente e do prestador do serviço.

3. Um das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com