TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volume de marketing

Projeto de pesquisa: Volume de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.698 Palavras (15 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução:

Como uma actividade individual, irei procurar debrussar- me sobre a tematica "Marketing para o século XXI" onde singirei sobre: A Importância, o escopo, a orientação da empresa para o mercado, conceitos, tendências e tarefas fundamentais do marketing. Sendo a melhor forma que vai me guiar na percepção de vários estágios sobre esta matéria após intensa leitura de obras de vários autores que tratam desta temática e cujo o foco é o marketing.

Segundo O autor diz que quando se deparou pela primeira vez com o marketing, no início da década de 60, os livros sobre o assunto eram basicamente descritivos. Havia três abordagens simultâneas. A abordagem de commodity descrevia as características de diferentes produtos e o comportamento do comprador em relação a eles. A abordagem inconstitucional descrevia como funcionavam as várias organizações de marketing, tais como atacadistas e varejistas. A abordagem funcional descrevia como as diversas atividades de marketing, (propaganda, força de vendas, definição de preços) atuavam no mercado. O autor então resolveu abordar o marketing gerencial que tinha como objetivo ajudar os gerentes de marketing a solucionar os problemas em frente as mais difíceis situações.

A principal abordagem do livro é expandir o domínio do marketing, que o autor diz não ter sido nada fácil. Atraiu várias críticas das pessoas que preferiam o marketing que limitasse a imaginar como vender mais as coisas.

Ajudar as empresas a perceber a importância de mudar o foco de sua organização de produto para mercado e clientes é uma das principais contribuições do marketing moderno.

Muitos anos se passaram antes que um número considerável de empresas deixasse e pensar “de dentro para fora” para fazê-lo de “fora para dentro”. Mesmo hoje, muitas empresas ainda operam com o foco na venda de produtos, em vez de no atendimento de necessidades.

Muita coisa mudou em nossa maneira de ver o marketing de serviços e o marketing de negócios, e o impacto maior ainda está por vir, à medida que as forças da tecnologia e da globalização se aceleram. Os computadores e a Internet provocarão mudanças comportamentais extremamente profundas na compra e na venda.

1. O escopo do marketing

Para trabalhar com marketing , é preciso entender o que é marketing , como ele funciona , a que se aplica e por que é feito.

• O que é marketing?

Sendo marketing segundo Philip Kotler, um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.

Dai que pode- se afirmar que marketing é um processo de planeamento e execução da concepção , a determinação do preço (princing), a promoção e a distribuição de idéias , bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais, segundo a american maketing association .

Os consumidores têm um papel fundamental na criação de novos produtos e serviços, adequados às reais necessidades do mercado.

O conceito de marketing é bastante amplo, podendo apresentar várias vertentes diferentes, como por exemplo, o marketing viral, marketing pessoal, etc.

Sempre haverá necessidade de vender, mas o objetivo do marketing não é meramente esse é sim conhecer e entender o cliente de forma que seja possível que o produto ou serviço seja adequado ao que o cliente deseja , necessita assim o produto se venda sozinho.

• Troca e transações

Uma pessoa pode obter um produto de quatro maneiras

 ela pode produzir o produto;

 caçar , pescar ou colher frutos;

A troca , que é o conceito central do marketing , envolve a obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo algo em troca. Para que o potencial de troca possa existir , cinco condições são essenciais:

1- que existam pelo menos 2 partes.

2- que todas as partes possuam algo que possa ter valor para as duas.

3- que todas as partes tenham capacidade de comunicação e de entrega.

4- que todas as partes sejam livres para aceitar ou recusar a oferta de troca.

5- que todas as partes acreditem ser adequado participar da negociação.

Quando se chega a esse acordo de troca ,ocorre uma transação: uma transação é uma troca entre duas ou mais.

Para realizar trocas bem-sucedidas , os profissionais de marketing analisam aquilo que cada uma das partes espera da transação , para que haja assim uma satisfação das duas partes emvolvidas na transação

• A que se aplica o marketing?

Aplica- se em resposta ao fluxo de marketing que a ver com a comunicação e informação sobre os bens e serviços no mercado de (conjunto de vendedores) tendo como contrapartida o dinheiro de (conjunto de compradores).

Nas economias actuais a produção de Bens e serviços ou produtos constituem a maior parte do esforço de produção de marketing da maioria dos paises.

• Quem faz o marketing?

Um profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção , compra , voto , doação) de outra parte denominada cliente potencial. Se duas partes buscam vender algo uma para outra , ambas são denominadas profissionais de marketing.

A oportunidade e a composição da demanda para entender os objetivos da organização. São possíveis oito estagios de demanda. E os consumidores podem:

1- Não gostar do produto e podem até mesmo pagar para evitá-lo. (Demanda negativa)

2- Não conhecer o produto ou não estão interessados nele. (Demanda inexistente)

3- compartilhar uma forte necessidade que não pode ser satisfeita por nenhum produto existente no mercado. (Demanda latente)

4- Começar a comprar o produto com menos freqüência ou deixam de comprá-lo. (Demanda em declínio)

5- As compras dos consumidores podem ser sazonais ou variar de acordo com o mês , a semana, o dia ou o horário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com