TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WEB SITE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PARA ADVOGADOS AUTÔNOMOS

Por:   •  9/7/2017  •  Monografia  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Esta monografia aborda como tema o desenvolvimento de um projeto de web site, como ferramenta para o gerenciamento de processos para advogados autônomos.

O intuito do projeto é oferecer aos profissionais de advocacia, um sistema de gestão que traga agilidade e assertividade em sua rotina de trabalho.

As etapas serão trabalhadas conforme proposto por DUARTE e BARROS, 2006, através da delimitação do tema, formulação do problema, objetivos geral e específico, justificativa e conclusão.

Ao final será possível verificar os resultados alcançados e as conclusões retiradas através da experiência prática.

1.1 Tema

Será desenvolvido um web site com o objetivo de tornar mais ágil e assertivo o gerenciamento de processos de profissionais de advocacia autônomos.

1.2 Justificativa

A advocacia é uma consultoria especializada em fornecer soluções adequadas ao negócio de seu cliente, com base em conhecimento multidisciplinar, focada em resultado, administração e visão legal. (ROCHA, 2009)

Entende-se que o advogado possui um importante papel junto á sociedade, prestando função social, cuidando dos direitos e anseios dos cidadãos e pessoas jurídicas.

De acordo com o artigo. 133 da Constituição Federal e do art.2°, do Estatuto da OAB, o advogado é indispensável à administração da justiça.

Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

EAOAB - Lei nº 8.906 de 04 de Julho de 1994

Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Art. 2º O advogado é indispensável à administração da justiça.

Segundo MELO, 2013, no Brasil hoje existem cerca de 750 mil advogados inscritos e ativos no país, o que daria uma média de um advogado para cada 256 habitantes. O Brasil ocupa a terceira colocação na lista de países com maior número de profissionais de advocacia no mundo, ficando abaixo apenas dos Estados Unidos e Índia.

Ainda de acordo com MELO, 2013, o Brasil possui aproximadamente 1.200 faculdades de direito, enquanto o resto do mundo juntos, possuem apenas 1.000.

A forte demanda de advogados, desencadeada pelo grande número de faculdades de direito, traz ao mercado brasileiro uma árdua competitividade e corrida para que o profissional consiga se destacar.

De acordo com LIMA, 2013 de um lado existe um grande contingente de novos advogados chegando no mercado, e do outro grandes escritórios de advocacia disputando oportunidades em um mercado cada vez mais saturado.

Segundo estudos do Panorama Setorial da Gazeta Mercantil e OAB-SP, aproximadamente 97% dos escritórios de advocacia têm até 5 advogados. Outra informação publicada no anuário Análise Advocacia em setembro de 2006, mostra que cada um dos 100 maiores escritórios de advocacia no Brasil, faturam em média R$ 24 milhões de reais anuais.

Entende-se portanto, que a maioria dos escritórios está disputando uma pequena fatia de mercado, enquanto que as grandes bancas absorvem as melhores oportunidades.

LIMA, 2013, atribui a esta situação a gestão profissional. Segundo o autor os grandes escritórios são administrados de maneira profissional, utilizando modernos sistemas de gestão e marketing, o contrário dos profissionais autônomos, que não possuem sistemas de gerenciamento eficazes.

MELO, 2013 concorda ao dizer que advogados autônomos devem investir pelo menos 5% de suas receitas em tecnologia. Ainda segundo o autor, tecnologias facilitam o trabalho, aumentam a produtividade e demonstram aos clientes que o profissional está na linha de frente do mercado.

A partir destes estudos realizados, percebe-se a existência de uma demanda latente, de advogados autônomos, em busca de sistemas de gerenciamento eficazes, a custos menores do que os oferecidos á grandes escritórios. Este projeto visa desenvolver um serviço eficiente capaz de satisfazer essa demanda.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo geral

Desenvolver web site para gerenciamento de processos por advogados autônomos.

1.3.2 Objetivos específicos

a) Desenvolver uma base de dados;

b) Averiguar como é construído o discurso publicitário persuasivo;

c) Analisar em uma campanha institucional veiculada, os elementos da linguagem persuasiva estudados.

1.4 Objeto

Que tipo de sistema poderá ser desenvolvido para auxiliar no gerenciamento de processos de advogados autônomos?

1.5 Resultados Esperados

Criação de web site para gestão de processos, que disponibilize uma base de dados rápida, dinâmica e atualizada em tempo real.

A introdução de novas tecnologias, conforme MAÑAS (1993), visa o aumento da competitividade no mercado através da redução de custos, do aumento da produtividade, e da redução do tempo de produção.

É esperado que ao acessar o sistema, o profissional de advocacia tenha acesso à todos os processos que fazem parte de seu escopo, tendo assim á mão o andamento para cada cliente, de maneira rápida e eficaz.

1.6 Estrutura da Monografia

A estrutura desta pesquisa está dividida em quatro capítulos, sendo que o primeiro refere-se à introdução, em que estão descritos o tema, objeto, objetivos e justificativas para elaboração do estudo.

O segundo capítulo é composto pelo Planejamento. O primeiro item refere-se ao Planejamento de Atividades e tem como objetivo descrever as etapas para a execução do projeto e prazos para cada etapa. O segundo trata de Recursos Mobilizados e encerra com o Estudo de Viabilidade.

Após a verificação de etapas para execução, inicia-se o capítulo que trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com