TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É correto dizer que a logística é o último canto do marketing?

Tese: É correto dizer que a logística é o último canto do marketing?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Tese  •  1.076 Palavras (5 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 5

É correto afirmar que a logística é o ultimo rincão do marketing?

A logística vem ganhando cada vez mais importância na área do marketing. Podemos verificar essa realidade que o mercado tem demonstrado, nos produtos. As marcas expostas nas prateleiras vêm praticamente com a mesma qualidade, há efetivamente poucas diferenças que tendem a desaparecer por completo. Há uma década tínhamos praticamente uma única marca de fraldas descartáveis que oferecia o produto com qualidade e as demais eram conhecidas como destinadas aos segmentos de baixa renda. Isso já não acontece mais.

Quase uma dezena de fabricantes oferece o produto com qualidade praticamente igual. O mesmo acontece com outros produtos como o aconteceu com o arroz, o feijão, o óleo e, para serem mais ainda atuais, os produtos eletrônicos e eletrodomésticos e etc. Todos foram em busca da qualidade para ganhar mais espaço no mercado. E em termos de diferencial, o mesmo ocorreu com os preços. Eles deixaram de fazer diferença, não porque o consumidor não esteja ligando para isso, mas, porque podem ser passíveis de realinhamento a qualquer momento pela concorrência.

A propaganda a cada dia se tornou mais ineficiente pelo menos no que se refere ao marketing do produto, até mesmo em função do que aconteceu com a qualidade e os preços. Recebemos diariamente dezenas e dezenas de malas diretas; passamos por centenas de anúncios ao folhearmos jornais, revistas e demais publicações impressas; nossos computadores vivem entupidos de mensagens eletrônicas de fundo promocional e, ao ligarmos a televisão ou rádio, somos bombardeados de comerciais, jingles, ou seja, lá o que for e nada parece ser suficiente para nos deixar comovidos como potenciais consumidores. Até a publicidade parece estar perdendo seus referenciais, pois são cada vez mais semelhantes, como se pode notar nas de cigarro, alimentos, venda de automóveis.

Pelo menos até que apareça outro instrumento, a logística é atualmente o grande diferencial para qualquer produto ou serviço que se queira comercializar. Ela é quem vai possibilitar medir com maior precisão a satisfação de quem adquire produtos ou utiliza serviços de terceiros. E a razão disso é bastante simples. Tempo e espaço são coisas cada vez mais escassas. O consumidor precisa encontrar um produto ou serviço que procura na hora certa e no local certo. Os fabricantes e estabelecimentos comerciais, por sua vez, não podem ficar entupidos com estoque porque isso representa custo. No caso dos fabricantes, eles necessitam cada vez mais de espaço para a produção, que, em última análise, representa sua atividade-fim. E aí é que a logística vai fazer a diferença em toda a cadeia.

A logística visa colocar o produto à disposição do consumidor, no lugar e no momento que ele precisa. Já não é mais necessário, por exemplo, ir até grandes atacadistas para comprar em grandes quantidades, com intenção de deixar os produtos estocados na dispensa de casa (aqui vale lembrar também a questão do espaço, afinal como se nota em habitação isso a cada dia está a peso de ouro). Pode-se optar pela compra do estritamente necessário para o gasto da semana ou até mesmo do dia. É só o consumidor entrar em uma loja de conveniência enquanto abastece o carro (e aqui vale lembrar a questão tempo) no posto de gasolina, ou mesmo dirigir-se a uma banca de jornal.

O fundamento da logística é justamente este: exercer coordenação para criar valor para o produto. Sob a ótica do marketing, portanto, a gestão sobre a Propaganda, o Produto e o Preço já não são mais ferramentas eficazes o suficiente para vender um produto ou serviço. A Logística está aí - agora - se transformando no maior diferencial competitivo da indústria e do comércio moderno.

Qual o papel da logística na entrega de valor aos clientes?

Valor na visão dos clientes Qualquer empresa, seja ela do setor de produção de bens ou de oferta de serviços, trabalha para oferecer algo ao mercado; logo, é possível dizer que ela trabalha visando atender às necessidades dos clientes, que lhe trarão o lucro. Os clientes compram mais que produtos: compram benefícios. Isto quer dizer que o cliente busca aquilo que o produto promete. De forma geral, o sucesso ou fracasso de uma empresa está diretamente vinculado ao nível de valor entregue aos clientes, O valor para o cliente pode ser definido como a relação entre os benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com