TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética, Politica E Sociedade

Monografias: Ética, Politica E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  4.715 Palavras (19 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Nesta atividade, temos como objetivo ter a oportunidade de realizar uma pesquisa, baseada nos assuntos tratados nas disciplinas de Introdução à Administração e Economia, Ética, Política e Sociedade, Sistemas de Informação e Empreendedorismo. O objetivo desta produção textual é que a partir das bases teóricas trabalhadas pelos professores orientados pelo texto base, para que seja possível a realização de uma pesquisa conforme os questionamentos apresentados.

Sumário

1- Introdução.............................................................................................03

2- Introdução à Administração e Economia............................................05

2.1- Introdução a teoria geral da Administração............................................05

2.2- Peculiaridades na área de Administração...............................................06

2.3- Setores Econômicos...............................................................................10

2.4- Economia e Mercado..............................................................................11

3- Ética, Politica e Sociedade.....................................................................12

4-Sistema de Informação............................................................................13

4.1-Tecnologia da Informação........................................................................14

5- Empreendedorismo..................................................................................14

5.1- O empreendedor.....................................................................................15

5.2- Diferenças entre o Administrador e Empreendedor................................16

5.3- A análise de mercado..............................................................................16

5.4 - Segmentação de mercado......................................................................16

5.5 - Plano de Marketing.................................................................................17

6-Conclusão..................................................................................................19

Referências....................................................................................................20

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários. A organização racional do trabalho se fundamenta na análise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos buscava-se a eliminação do desperdício, a única forma de obter a colaboração dos operários foi o apelo aos planos de incentivos salariais e de prêmios de produção na convicção de que o salário constitui a única fonte de motivação para o trabalhador. Verificou-se que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior. O desenho de cargos e tarefas enfatizava o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção e montagem, a padronização e as condições de trabalho que assegurassem a eficiência no Fundamentos da Administração. Os fundamentos do que se considera como ciência da administração a partir das recomendações de Taylor, uma série de técnicas se tornou universal, como a descrição de cargos, o planejamento de fluxos de trabalho, o controle sistemático de estoques. Atribuindo ênfase aos aspectos técnicos do trabalho na Administração científica a Teoria Clássica formulou uma Teoria da Organização, tendo por base a Administração como uma ciência, a Administração Científica foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa, portanto, as limitações e restrições não apagam o fato de que foi um passo pioneiro e irreversível.

Henri Fayol, que foi o pioneiro da Teoria Clássica considerado, juntamente com Taylor, um dos fundadores da moderna Administração. Definiu as funções básicas da empresa, o conceito de Administração que é comandar, prevenir, organizar, controlar e coordenar, os princípios gerais de Administração como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo de organização ou empresa. Administração tem origens nas ciências a Escola Humanista A escola de Desenvolvimento, a escola Sociotécnica, Enfoque político da organização

O enforque político da organização tem raízes, por exemplo, na teoria comportamental da empresa. Os estudos apontam principalmente as distorções da organização burocrática, que aponta os aspectos ritualísticos do comportamento burocrático e os efeitos negativos do excesso de especialização.

Nova onda na administração - A administração atualmente apresenta caráter muito mais voltado para a práticado que para a teoria. Buscam-se organizações mais flexíveis, descentralizadas e receptivas à inovação. A proposta deste enfoque consiste em buscar alcançar forte coesão organizacional.

PECULARIEDADES NAS ÁREAS DE ADMINISTRAÇÃO

As áreas de administração geral e administração publica incorporam a maioria dos desenvolvimentos da teoria organizacional. Há várias possibilidades para trabalhos e pesquisas, como estruturação de empresas, racionalização e simplificação do trabalho. Na área pública, quase todos os assuntos das demais áreas podem ser objeto de estudos, desde que tenham relação com a realidade da administração pública.

Administração de recursos humanos - A área de recursos humanos busca basicamente compatibilizar as necessidades de curto prazo das pessoas com os objetivos de longo prazo das organizações. Nasceu como uma função de bem-estar social nas organizações. Mais tarde, passou a desempenhar uma função

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com