TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desaceleração Econômica Causada Pela Crise Global, Desde O Fim De 2008, Na Maioria Dos Países Provocou Desemprego, E Muitos Projetos De Desenvolvimento Foram Adiados. Este Fato Influenciou Diretamente A Emissão De Gases Poluentes Na Atmosfera. Como

Por:   •  19/11/2014  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Conceito de Separação de Misturas.

Separações de misturas são utilizadas para isolar substâncias (ou outras misturas) em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas. Os métodos são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, centrifugação, entre outros. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo. Os métodos de separação (análise imediata), podendo ser de modo mecânico ou por processos físicos, são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como P.F., P.E., densidade) para separar os componentes de um sistema.

Separação Sólido-Sólido (Separação Magnética)

É um método de separação de misturas heterogêneas de componentes sólidos, mais especificamente para separação de misturas contendo ferro magnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Utilizando um imã (para separação em pequena escala) ou um eletroímã (para larga escala) é possível separar a substância magnética do resto da mistura, como por exemplo, separar areia da limalha de ferro, a linha de costura da agulha ou o enxofre da limalha de ferro. 1 O processo de separação magnética é muito utilizado na área de processamento de minérios para concentração e/ou purificação de muitas substâncias minerais, possibilitando separar o lixo de objetos de metal que serão reciclados. Na indústria, costuma-se usar ferramentas como: Polias motrizes magnéticas, Imãs suspensos, Grades magnéticas e Tambores magnéticos para que a separação magnética seja realizada.

Separação Sólido- Liquido (Decantação)

É a remoção da parte líquida, virando cuidadosamente o recipiente. Pode-se utilizar um funil de decantação para remover um dos componentes da mistura.

Exemplo: água + óleo; água + areia.

Separação Sólido-Liquido (Filtração Simples)

A filtração é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou gás-sólido. Como o próprio nome indica, utiliza-se um filtro (um material poroso) para reter as partículas sólidas, separando-as do líquido ou do gás. Existem dois tipos de filtração: a filtração simples ou filtração comum e a filtração a vácuo.

Filtração simples: Em laboratório, um papel de filtro, que possui formato de círculo, é dobrado ao meio duas vezes, ficando dividido em quatro partes, conforme mostra a figura a seguir. O papel pregueado aumenta a área de superfície de filtração, acelerando o processo. Se a parte que interessa é o resíduo sólido que fica retido no papel de filtro, é possível dobrá-lo ainda mais para deixá-lo ainda mais pregueado.

O papel de filtro é então colocado em um funil simples de vidro de haste longa. Com o auxílio de um bastão de vidro, a mistura é transferida. Enquanto as partículas sólidas ficam retidas no filtro, o líquido passa pelos poros e é recolhido em outro recipiente que fica posicionado logo abaixo da haste do funil.

No cotidiano, esse método é usado para coar o café, na limpeza da água pelo filtro caseiro e também nas estações de tratamento de água e esgoto. Quando a água passa por filtros de areia e grades que impedem a passagem de peixes, plantas e detritos. Isso revela que o filtro usado pode ser constituído de vários tipos de materiais, de acordo com o que se deseja filtrar. Além disso, há vários exemplos de filtros usados no cotidiano para separar partículas sólidas de gases. Por exemplo, o aspirador de pó possui um filtro que separa a sujeira do ar, e as chaminés das indústrias possuem filtros que impedem que partículas de poeira sejam lançadas para a atmosfera juntamente aos gases produzidos.

Análise dos Aspectos Óticos da Água (Comparação Visual)

Cor

A cor de uma amostra de água está associada ao grau de redução de intensidade que a luz sofre ao atravessá-la (e esta redução dá-se por absorção de parte da radiação eletromagnética), devido à presença de sólidos dissolvidos, principalmente material em estado coloidal orgânico e inorgânico. Dentre os coloides orgânicos, podem-se mencionar os ácidos húmico e fúlvido, substâncias naturais resultantes da decomposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com