TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Barreiras Comercias

Por:   •  16/5/2016  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Barreiras Comerciais

O comércio internacional vem crescendo muito com o passar dos anos, devido ao grande crescimento da população e surgimentos de novas empresas (a globalização). Difícil hoje dizer um país que não realiza uma transação internacional no mundo. Com essa grande procura de expandir as empresas e internacionalizas muitas empresas praticavam e praticam transações de comércio desleais assim comprometendo e prejudicando a produtividade das empresas. Com essas práticas o governo criou as barreiras comercias.

Dentro dessas barreiras na importação existem as barreiras tarifárias e não-tarifárias, que são nada menos que medidas protecionistas para estimular o produtor nacional e impedir a prática de operações desleais no país.

As barreiras tarifárias são as medidas pagas, impostos como: imposto de importação (II), ad valorem, TEC (tarifa externa comum) IPI (imposto sobre produtos industrializados), IOF (imposto sobre operações financeiras), ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), taxa de movimentação de cargas, AFRMM (taxa de adicional ao frente para a renovação da marinha mercante) essas entre outros impostos formam as barreiras tarifárias.

As barreiras não-tarifárias são mecanismos de proteção como: quotas de importação (só pode exportar ou importar quantidade x de tal de produto, como por exemplo, o açúcar e a banana nos EUA), medidas sanitárias e fitossanitárias, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários (exemplo: despacho aduaneiro), medidas antidumping (são medidas que ocorrem contra empresas que vendem seus produtos com preços menores que os reais para eliminar os concorrentes e ficar com os clientes), barreiras técnicas (ex: embalagens, símbolos, marcas, etc...), essas barreias não tarifárias são as mais comuns, mas existem varias outras.

Essas barreiras causam efeitos na economia, tais como na produção, nos preços e no consumo. Se os preços dos produtos exportados aumentam os consumidores começam a comprar menos dos produtos exportados e buscam começam a comprar do mercado interno assim aumentando os preços dentro do mercado interno e se os consumidores compram menos as empresas precisam diminuir a produção e a quantidade exportada, assim também prejudicando a produção das empresas, mas as empresas que produzem dentro do mercado interno e não exportam se beneficiam, pois acabam vendendo mais de suas mercadorias por preços maiores.

Com a implementação dessas barreiras o estado também começou a lucrar, pois antes não tinha muita arrecadação de impostos por meio dessas operações, assim o estado começou a aumentar sua receita por meio das importações.

Depois de muitas leituras e esclarecimentos sobre o assunto se conclui que as barreiras comercias tem suas vantagens e desvantagens nas transações internacionais, onde as mesmas beneficiam e valorizam o mercado interno, mas ao mesmo tempo em que beneficiam uns desvalorizam outros, como por exemplo, os preços, que ficam mais caros para os consumidores do mercado interno, e para as empresas que praticamente fazem apenas importações também saem prejudicados. Infelizmente nem todas as novas implementações agradam as todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com