TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democracia Brasileira

Casos: A Democracia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

O principio da democracia hoje no Brasil é o direito ao voto para todos os cidadãos, compartilhando assim o poder do governo com todos nós.

Hoje a democracia defende nossos princípios de liberdade em todos os sentidos, igualdade perante a lei sem distinção de sexo ou raça, educação, liberdade de expressão e etc.

Tudo isso conquistado, é o resultado de uma constante e longa luta pelos direitos do povo brasileiro.

A partir do golpe de Estado por Getúlio Vargas, começamos um período com características anti-democráticas por um governo que “ ditava regras “, refletindo assim uma população censurada ( rádios, revista, jornais, arte ), perseguida, se contrariasse o governo , controlada. Após o fim da 2º Guerra Mundial a população cansada queria a volta da democracia no país mas após vários acontecimentos e golpes o poder militar assumiu o governo do país e as ideias de Vargas voltaram a vigorar e o país passou por anos de ditadura militar, excluindo qualquer ideia de democracia na época com grande quantidade de casos de desaparecidos políticos, torturas, repressão e outras medidas autoritárias adotas pelo governo mesmo com a existência de eleições indiretas, onde a população escolhe quem vai escolher por ela, a população tinha medo de se manifestar contra os casos ocorridos.

Nesse mesmo período o país apresentava grande crescimento econômico, mas após forte inflação e aumento da dívida externa o Brasil ficou em uma situação financeira difícil o que trouxe consequências para o governo, dando inicio a uma crise política, onde a população estava descontente com o regime militar e começou a se manifestar de forma lenta pois a repressão ainda existia.

Em 1974 assume a presidência o general Ernesto Geisel que anuncia uma abertura política lenta, gradual e segura mas isso resultou em descontentamento militar o que gerou ataques clandestinos, mas mesmo assim abriu a volta da democracia no nosso país, os militares concedem o direito da propaganda eleitoral gratuita tanto no rádio quanto na televisão , o que resultou no ganho do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), descontente os militares da chamada “linha dura”, que dão início a um processo de repressão o que gerou pressão da população brasileira e internacional.

João Batista Figueiredo foi o último general na presidência prometendo tornar o Brasil um país democrático.

Inúmeros acontecimentos ao longo dos anos nas eleições de 1982 a população expressou nas urnas sua insatisfação, gerando a queda do regime.

. Em 1984 teve início a campanha Diretas Já com a proposta de eleições diretas para presidente. Foi um dos maiores movimentos sociais do país, onde a população lutava pela conquista da democracia, logo após a eleição de José Sarney foi decretado o fim da ditadura e o início da liberdade do povo brasileiro, apagando os rastros da ditadura militar e estabelecendo princípios democráticos no país, com direitos e deveres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com