TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DOS PARTIDOS POLÍTICOS PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA

• Partidos Políticos

Os partidos políticos são agremiações, associações que congrega parte dos agentes políticos e esses agentes político, partidos devem gerir o país ou pelo menos sugerir a forma correta de gerir, sem isso não a condição de gestão, não a condição de governar. Já como diz a nossa constituição federal em seu artigo 1º, parágrafo único, que todo o poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos, o que precisamos é escolher melhor as pessoas de cada partido que vão nos governar. Os partidos políticos é a representação da sociedade perante o Estado. No aspecto legal ninguém pode ser candidato, que vai de vereador a presidente sem que esteja filiado a um partido à pelo um ano antes da eleição que pretende disputar. Conforme mostra o Código Civil no art. 44, V os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito privado, mas mesmo que sejam eles exercem uma atividade de interesse público, que tem uma função social pois é o elo entre o povo e o Estado. Existem hoje 32 partidos registrados no TSE.

• Democracia

Democracia é uma palavra que vem do grego, pois foi na Grécia Clássica que nasceu a democracia, que significa demo: povo e cracia: poder, ou seja, é o regime político em que o povo tem poder. E se o povo se manifesta diretamente por intermédio de mecanismos como o plebiscito e o referendo no que dizem a democracia é direta, mas não é possível termos um país como o Brasil dada a complexidade de suas instituições em regime de democracia direta é por isso que temos uma democracia indireta ou representativa, em que políticos eleitos pelos cidadãos representa o interesse daquele que os elegeram. Na Suíça, o sistema democrático é semi-direto é usado o referendo e o plebiscito. Mesmo o Brasil sendo considerado um país democrático, enfatiza-se que mesmo com todas as conquistas o país ainda deixa muito a desejar no aspecto da igualdade social. E falando em democracia, quero destacar a democracia virtual a internet hoje pode e deve ser um instrumento para que o povo se manifeste diretamente sobre os assuntos de interesse do Estado.

• Papel dos partidos políticos na democracia

Os partidos políticos são muito importantes é uma forma de organização social que não deve ser descartada. O partido político é uma instituição importante para a sociedade democrática do nosso país, como já foi tido, os partidos políticos são entidades organizadas legalmente e constituídas de pessoas que se unem de forma voluntária entorno de ideias comuns, essas afinidades ideológicas devem embasar as propostas dos candidatos de um partido que se apresentem a ocupar cargos públicos, assim como para convencer os eleitores que pretendem representar. É de extrema importância prestigiarmos os partidos políticos aqui no Brasil mesmo que exista um número grande de partidos, ao meu ver poderia existir um número menor de partidos com isso ia fortalecer aqueles que fossem permanecer no poder e ia fortalecer também a democracia e a política de forma geral a qual deve ser repensada e reformada a cama momento assim como os partidos políticos devem constantemente se modernizarem para melhor representar o povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com