TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Democracia brasileira desde 1985 ANÁLISE

Seminário: Democracia brasileira desde 1985 ANÁLISE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA DESDE 1985

A democracia começou então com José Sarney, que havia apoiado os militares até 1984. Seu mandato caracterizou-se pela consolidação da democracia, mas também por uma grave crise econômica e por diversas acusações de corrupção. Criou o Plano Cruzado em uma tentativa de estabilizar a moeda, mas a iniciativa fracassou. Em 1985 realizaram-se eleições diretas para prefeito nas capitais, e em 1986 ocorreram às eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, a qual promulgou uma nova Constituição em Cinco de outubro de 1988.

Em 1989 tivemos a primeira eleição presidencial direta do sistema democrático. Nela foi eleito Fernando Collor de Mello, que, apoiado pela mídia, derrotou Luiz Inácio Lula da Silva. Também apresentou um ambicioso programa de estabilização da economia, o Plano Collor. Tomou medidas para conter a inflação e abrir a economia brasileira, mas a situação não melhorou, agravando a recessão. Em 1992, depois de se envolver em escândalos e ser acusado de um esquema de corrupção por seu irmão, Collor sofreu o impeachment. O movimento dos “caras pintadas” marcou as manifestações populares que forçaram a saída de Collor. O presidente foi investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito e teve seus direitos cassados por oito anos por determinação do Senado Federal em 1994. Em 1994 o Plano Real foi criado, visando à estabilização da moeda. Com o sucesso do projeto o Brasil melhorou a economia e acabou com a crise inflacionária. Fernando Henrique Cardoso passou a ser o candidato oficial à sucessão de Itamar, e acabou eleito presidente em outubro de 1994, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 1995. A política de estabilidade e de continuidade do Plano Real despontou como a principal plataforma de Fernando Henrique Cardoso. O governo foi caracterizado por diversas privatizações, com destaque para a mineradora Vale do Rio Doce em 1997, transação muito questionada pelo baixo preço cobrado e pela perda da soberania do Brasil nas reservas de minério de ferro. Atualmente a Vale é a maior empresa privada no país e conta com uma administração eficiente, sendo reconhecida no mundo todo.

O Brasil viveu 20 anos sob o regime militar e foi regido por seis constituições. Passamos por um dos mais velozes processos de urbanização da história moderna. Em 1950 a zona rural abrigava quase 70% dos habitantes. No final do século possuía pouco mais de 20%. Entre 1901 e 2000 a população passou de 17 milhões para 170 milhões, o Produto Interno Bruto se multiplicou por cem, a expectativa de vida saltou de 33 anos em 1910 para 65 anos no final do século. O século XXI chegou com a comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Trouxe como desafio aos países em desenvolvimento a permanência em um cenário internacional no qual a posse de conhecimento e a aplicação de tecnologia são fatores determinantes de autonomia. Expressivos avanços nos métodos e ferramentas de produção aposentaram matérias-primas em vários setores, e muito da mão-de-obra foi substituída pela automação e informatização. O governo brasileiro assumiu uma indiscutível posição de liderança no continente a partir de uma política externa de vocação humanista e em defesa de valores igualitários.

Lula teve como grande destaque os projetos feitos em benefício da população carente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com