TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA NA CONJUNTURA DA POLÍTICA ATUAL

Por:   •  7/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE DIREITO

A RELAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA NA CONJUNTURA DA POLÍTICA ATUAL

                                                             JULIANA MOLARDI RA: 7745799129

                                                                          LUIZ NETO              RA: 5939520267

RIO GRANDE-RS

06/2017

        SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6

5- METODOLOGIA......................................................................8

6- CRONOGRAMA.......................................................................9

7- BIBLIOGRAFIA........................................................................10


 1-INTRODUÇÃO              

 O início da corrupção do Brasil pode ser datado ainda no Século XVI, onde funcionários coloniais exportavam por conta própria especiarias nacionais, a seguir o tráfico de escravos, a corrupção eleitoral do Império, na República o voto a cabresto, período militar com escândalos financeiros, manipulação de contratos entre tantos outros na vigência atual.  A diferença em relação há décadas anteriores está no conceito de Democracia, com a abrangência e a liberdade dos meios de comunicação tornou-se muito difícil o ocultamento dos fatos da sociedade, e esta não aceita mais a corrupção como algo inevitável.

 Mas a Democracia utópica almejada é de difícil alcance, e o Brasil engatinha nesse processo. Parafraseando George Will: Democracias não se constroem, são na realidade produto de uma longa e complicada evolução orgânica. Talvez no passado não dispuséssemos das condições necessárias para combater a corrupção como temos hoje, mas se agirmos de maneira certa podemos assegurar nossa democracia e consolidá-la, senão estaremos fadados ao retrocesso.

2- OBJETIVOS                

 

 A pesquisa sobre "A Relação da Democracia Brasileira na Conjuntura da Política Atual" visa conhecer algumas das origens entre as relações democráticas brasileiras e o estado político atual. Tentando enfatizar o máximo possível a importância da democracia que vive em processo de metamorfose tanto contextual quanto moral.

 Serão analisados fatos históricos que contribuíram para tais modificações democráticas no Brasil e como isso também impactou nas adaptações estruturais das políticas atuais.

 Contudo o trabalho terá enfoque na metamorfose da democracia brasileira e de sua política um tanto unilateral (para com as ações tomadas para com a sociedade brasileira). Afinal é visto recentemente um dos períodos de maior inconformidade social para com o estado político brasileiro atual.

3- JUSTIFICATIVA  

           

         O interesse pelo tema surgiu pelo momento que a política brasileira está passando, as inúmeras informações repassadas pelos meios de comunicação e o entendimento necessário para compreender todo esse processo.

        A história da democracia brasileira tem início com o movimento “Diretas já” (1984) que provocou a finalização da Constituição Federal de 1988, onde garantia entre outras coisas a liberdade de voto, de expressão e um sistema de eleições livres. Eleições livres e justas, nas quais os partidos competem por cargos públicos, são um critério crucial para identificar se um sistema político é uma democracia.

        A problemática brasileira esbarra nesse sentido: Partidos. Podemos dizer que não houve avanço ao longo de 30 anos O cenário partidário é marcado por intensa fragmentação, fragilidade e elevada volatilidade eleitoral o que propicia e muito as trocas de favores políticos, sejam monetários ou relativos ao cargo (corrupção). Na democracia contemporânea, ela é reconhecida como uma ameaça talvez mais grave do que em outros regimes, ela prejudica seus fundamentos.

 A luta contra a corrupção é difícil e não raramente frustrante. Isto, por um lado, deriva da variedade de formas com que se oculta, da multiplicidade dos modos em que se manifesta. Certamente, também, pelo fato de que suas raízes se insinuam no cerne da alma humana, pois está ligada a uma fraqueza moral.

Diante do exposto, o objetivo do trabalho é servir de reflexão do que está acontecendo no presente e as decisões a serem tomadas no futuro. O que queremos para a nossa democracia e o caminho que iremos traçar para alcançar objetivos em comum, como o fim da corrupção.

4- REVISÃO TEÓRICA          

 É notável que a democracia em sua origem teve como premeditação a escolha coletiva como a importância do bem social, onde desde os tempos primordiais de relações humanas como na época paleolítica bandos tomavam caminhos e decisões coletivamente de forma uniforme para todos exercem condições de sobrevivência iguais. Já dando um salto á frente na antiga Grécia a constituição da palavra “democracia” assim como seu significado são finalmente consolidados o que nos induz novamente a ligação desde os primórdios até hoje, com uma pequena mudança no grego a palavra “demo” viria a ter como significado povo e “cratus” poder unindo assim ambas teríamos democratas ou democracia uma forma de representação da união coletiva pelo seu bem maior. Pode-se considerar que a forma com que a democracia de um país é constituída e modificada ela interfere significativamente no nível de desenvolvimento financeiro o que volta a causar problemas democráticos se tornando assim um ciclo vicioso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com