TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia, comércio exterior

Por:   •  6/5/2015  •  Dissertação  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil perde em 4 dos 5 maiores destinos de exportação.

Na verdade de nada adianta os nossos governantes apontarem culpados, contradizerem a crise. Na realidade, se faz necessário rever os conceitos, buscar compreender qual a melhor maneira de mudar o rumo dessa situação. A Crise não é exclusiva do nosso país, mas quem está perdendo mercado, perdendo espaço para outros países é o Brasil.

Mas o que evidência essa situação é a falta de planejamento e estratégias. Vem ocorrendo quedas na importação, nas exportações e o Brasil vem perdendo significativamente grande participação no mercado.  Com esse despreparo do Brasil, outros países sobressaem e ganham mercado.

A Grécia paga uma parte de empréstimo do FMI que vence em março.

A Grécia vem sentindo um impacto grande da crise, como está em dívida com o FMI, enquanto não quita-la não terá acesso a outros investimentos e nenhum outro tipo de ajuda. Isso gera uma grande limitação para o país.

O país que não honra suas dívidas, que passa uma imagem duvidosa, consequentemente perde a credibilidade e não conseguem aliados e nem financiamentos para sobreviver no mercado competitivo.

Aqui no nosso país também estamos passando por momentos complicados, devidos as corrupções, acaba sujando a imagem.  Muitos acreditam que é um país de justiça incerta e um país que não passa seriedade. Considerando assim, um país instável, no qual, acabam receosos em se arriscar concedendo um investimento ou fechamento de um grande projeto.

Cai a importação de empresas do agronegócio

No ano de 2014, foi visível a queda das empresas de agronegócios, com a valorização do dólar, caracteriza o aumento nos produtos e perda na competitividade com os demais países. Foram reduzidas as importações voltadas para o setor de agronegócios, os produtos se tornam mais caros, pois são consequência, os preços dos produtos terão um acréscimo devido a esse aumento da moeda. O setor que mais sofreu foi o de equipamentos e maquinas agrícolas, isso faz com que desacelere a produção e causa aumentos na procura de financiamentos e acarreta em dívidas.

Conclusão

Vivemos uma realidade dura, enquanto alguns países aumentam a participação no mercado, o Brasil perdeu, as vendas caíram, sendo o pior resultado em duas décadas.

Estamos enfrentando um período de grande dificuldade, no qual, estamos sentindo no bolso, nas compras do supermercado, ao abastecer o carro, enfim no nosso dia a dia.

A Crise é certa e o despreparo mais ainda. De nada adianta buscar culpados, temos que empenhar as forças em busca de um plano que vise em quais questões temos que melhorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com