TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Emigração e Imigração em Cabo Verde

Por:   •  2/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 11

A Emigração e Imigração em Cabo Verde

O objetivo desse trabalho é trazer em distaque o movimento migratório que sempre esteve presente na vida do homem. Serão apontados os principais pontos da migração de Cabo Verde,tantos para os migrantes que estão em Cabo Verde,como os fatores  que levam os caboverdeanos a emigrarem, principalmente para EUA e EUROPA.

Breve história sobre Cabo Verde

CaboVerde é um arquipélago composto por 10 ilhas e 13 ilhéus, de origem vulcânica, das quais 9 são habitadas, com área total de 4.033 km² e um espaço marítimo de cerca de 700.000 km2. O arquipélago se divide em dois grupos: as ilhas de Barlavento(Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia –desabitada-, São Nicolau, Sal e Boa Vista.) e as ilhas de Sotavento(Maio, Santiago, Fogo e Brava.) .O arquipélago situa-se no oceano Atlântico,entre o Equador e o Trópico de Câncer, a uma distância de 500 km do continente africano, tendo como país mais próximo o Senegal.

A descoberta do arquipélago deu-se em 1460,por navegadores portugueses,onde apartir de entao ,a Ilha de Santiago ,mais precisamente a Cidade Velha que foi a primeira  a ser povoada,começou-se  o processo do comércio dos escravos,isto porque a ilha ocupava uma paragem obrigatória para os navegadores, fornecendo-lhes os mantimentos necessários e produtos como prata,vinho,marfim, para continuarem a viagem. Devido a essa rota de navegaçao teve  presença de diferentes povos, o que levou a mistura de mestiços,que se deu ,mais precisamente entre europeus(principalmente portugueses,italianos,franceses,espanhois) e negros africanos(escravos ou livres),onde até hoje pode ser visto na cor da pele,trajes,culinaria(pratos típicos é "cachupa" e a "djagassida", ambos tendo como ingredientes básicos o milho e o feijão),sotaque(a língua oficial é o português, usado nas escolas, na administração pública, na publicações,porem a língua nacional de Cabo Verde, a língua do povo, é o crioulo cabo-verdiano ,o criol ou kriolu),cor dos olhos,etc.

Contudo,com a abolição da escravatura em 1876,o comércio das ilhas entrou em decadencia para as colonias portuguesas,voltando somente a ter seu valor no seculo XX,devido a abertura do porte da Ilha de São Vicente,porém nesse período ,os africanos descontentes e humilhados já tinham criado uma cultura própria que caraterizava o povo e um cabo verde independente. Por estar numa fase de guerra com os representantes da metrópele,em 1950,Cabo Verde junta-se com Guiné Bissau na luta pela independência. Os representantes na luta foi Amílcar Cabral(foi assassinado em 1973), Aristides Pereira, Luís Cabral,que em 1956 fundaram o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que surgiu no contexto do movimento libertador africano, Esses patriotas formaram uma unidade popular para lutar contra o que chamavam de "deplorável política ultramarina portuguesa, afirmando que as vítimas dessa política desejavam ver-se livres do domínio português". (Maria Helena Guedes). Em  1974, assinado acordo entre o "Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde,e finalmente em 5 de Julho 1975,conquista a independencia de cabo verde ou a chamada “ilha da morabeza”.

Motivos para emigração

Por causa da seca que alastrou pelas ilhas,causando morte a vários habitantes, o arquepelágo precisava de ajuda que so conseguiu através do EUA,já que nesse periodo de 1828-1834 vivenciava uma catástrofe da guerra civil portuguesa. Devido a seca e fome, muitos cabo verdeanos optaram à procura de melhores condições de vida ,abrindo caminho a um fenómeno carateristico de cabo verde: A EMIGRAÇAO. Esses decidiram emigrar para os paises Africanos,mas teve maior impacto,os que optaram a emigrar para EUA E EUROPA(mais precisamente portugual,frança,holanda) de modo que se afirma que existem mais cabo-verdianos fora do que dentro do território nacional.

Segundo jornal A Semana Online “Cabo Verde, nas actuais conjunturas que se vive na África, corre o risco de ver a sua própria população reduzida a uma minoria autóctone. Aliás, o Ministro da Administração Interna numa conferência de imprensa disse que “Os Cabo-verdianos podem vir a ser minoria no arquipélago”.

A marca principal desta cultura crioula, a sua principal característica distintiva, deriva, a nosso ver, da sua incessante emigração. A ausência dos entes próximos com a implosão forçada e continuada da família nuclear, a habitual dispersão geográfica (quase) global das famílias, rapidamente chamou a nossa atenção para a marca e a dimensão do que entendemos ser uma singularidade do povo cabo-verdiano: a emigração contínua e continuada de uma parte importante da sua população ao longo dos últimos séculos (Góis, 2006, p. 12).

Desenvolvimento

Cabo Verde vem-se desenvolvendo economicamente,focada principalmente na pesca,agricultura ,além isso,abriu caminhos para investimentos de estrangeiros mas propriamente dos portugueses espanhois e franceses para o crescimento do turismo,da qual por estar localizado numa zona tropical,com clima quente ano todo ,paisagens diversificadas,da cultura,musica e gastronomia,o que vem modificando o País.

[…] o arquipélago árido, está a ser transformado numa estância turística de segmento médio e médio/alto. As grandes operadoras europeias estão muito activas e vários grupos hoteleiros estão presentes no arquipélago (NORINHA, 2010, p. 12).

 Devido ao clima, a agricultura é mais voltada para o consumo interno, mas com pequenas exportações, principalmente da banana e do café. Cultiva-se, principalmente, o milho, feijão batata-doce, cana-de-açúcar, café. A fauna marinha contribui com a outra parte das exportações. Muito procurada, principalmente pelos europeus, a lagosta e outros frutos do mar são os de maior escoamento. O atum constitui também uma das grandes riquezas marinhas do país, sendo exportado fresco e em conserva.As salinas das ilhas de Sal e do Maio contribuem também com a sua parcela nas exportações, exportando o sal, que já foi considerado uma especiaria antes da descoberta da Índia.Largamente cultivada, principalmente na ilha de Santo Antão, a cana-de-açúcar constitui a base da produção do "grogue", bebida destilada que é também exportada para muitos países. Muito diversificada, entre os pratos mais típicos destacam-se a "cachupa" e a "djagassida", ambos tendo como ingredientes básicos o milho e o feijão.

Cabo Verde

A ex-colônia portuguesa é o quarto país africano com o maior IDH no continente, 0,736, no 102o lugar na comparação mundial, dentro da categoria de desenvolvimento médio. A República de Cabo Verde só se tornou independente em 1975 e, segundo a CIA, até hoje é um dos governos mais democráticos da África. Porém, as sucessivas crises econômicas e as altas taxas de desemprego na segunda metade do século 20 fizeram com que grande parte da população emigrasse para a Europa, os Estados Unidos e outros países da África. Segundo dados oficiais do governo de Cabo Verde, hoje a população de cabo-verdianos de 1ª geração residentes fora do país é de cerca de 500 mil pessoas, maior do que a população nacional, que é de 430 mil. No país, fala-se português e crioulo (uma língua que mistura português e dialetos africanos) e, pelos dados da CIA, 76,6% da população maior de 15 anos é alfabetizada. A expectativa de vida ao nascer é de 71,61 anos. O PIB do país em 2008 foi de 1,635 bilhões de dólares e o PIB per capita ficou em 3.800 dólares. Cerca de 75% do PIB vem do setor de serviços, incluindo comércio, transportes, turismo e serviços públicos. (http://novaescola.org.br/)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com