TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização e as Ciências Sociais

Por:   •  4/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Texto 04/08 - A Globalização e as Ciências Sociais

Capítulo I

Primeiro tópico: Introdução

Destaca a intensificação das interações transnacionais, que se dá graças a globalização dos sistemas de produção e das transferências financeiras, passando pela deslocação em massa das pessoas (como turistas, trabalhadores, refugiados), e pelos avanços da comunicação social (possibilitando o aumento do alcance das informações).

Tal fenômeno foi objeto de análise de diversos autores, devido a mudança em relação às formas anteriores de inteirações transfronteiriças. Recebeu a alcunha de: “globalização” por Featherstone, Giddens, Albrow e King; “formação global” por Chase-Dunn; “processo global” por Sklair; “culturas da globalização” por Jameson e Miyoshi; apenas para citar algumas.

Definição de globalização por GIddens: é “a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice versa”

- O autor destaca que o processo de globalização das últimas três décadas não se “encaixa” no padrão moderno ocidental de globalização (que define o processo como sendo homogeneização e uniformização). Tal fenômeno parecia mesclar a universalização e a eliminação das fronteiras nacionais, com o particularismo, a diversidade local, a identidade étnica, e a volta ao comunitarismo. É destacado ainda a relação entre a globalização e outras transformações no sistema mundial que acontecem ao mesmo tempo, como o aumento das desigualdades sociais, a sobrepopulação, conflitos étnicos, migração internacional em massa, surgimento e desaparecimento de Estados, crescimento de guerras civis, etc.

- O autor analisa a “Globalização Contemporânea” (É assim que ele define essa nova globalização, essa série de mesclas mencionadas no parágrafo acima) não só pelo lado econômico, mas também pelo social, político e cultural.

- O autor afirma que as características predominantes da globalização são a globalização dominante e hegemônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com