TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do Trabalho Científico

Por:   •  22/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Licenciatura em Relações Internacionais

Metodologia do Trabalho Científico

Direitos Humanos- Desde a origem aos dias de hoje.

Fátima Sérgio Massango-30003220

Índice

Introdução

  1. O que são os Direitos Humanos?.........................................................

1.1 Quais são o Direitos Humanos?...........................................................

  1. Como e onde surgiram?.......................................................................
  2. Em que momentos foram postos em causa?........................................
  3. Como é que podemos beneficiarmos do mesmo?................................
  4. Curiosidades........................................................................................

Conclusão

Bibliografia

Introdução

No âmbito da cadeira de Métodos de Trabalho Científico venho realizar este ensaio, e com o mesmo pretendo de uma forma sucinta, descrever o percurso da história dos Direitos Humanos, para que fique compreendido e de maneira clara o percurso. Optei por explicar o que são os direitos humanos e como obtiveram o carácter oficial e contextualiza-los nos dias de hoje.

Mas para que ficasse explicito o seu surgimento decidi fazer uma breve apresentação da história em que pela primeira vez teve-se a ideia do que era os direitos humanos, e como essa ideia foi-se expandido pelo o mundo e arredores.

De seguida irei apresentar em momentos os mesmos são violados e que atitudes se ter em situações como essa.

E para finalizar irei apresentar alguns nomes e histórias de líderes, ativistas que tiveram grande destaque nessa caminha que até hoje ainda caminhamos.

A pesquisa vai estar muito centrada com o uso principalmente da internet, recorrendo assim a outros a outros trabalhos como base e artigos que nos são disponibilizados nesta plataforma.

Apesar dos vários tratados e declarações adotados com a consciência e o consenso da comunidade internacional a triste realidade é que nenhum dos direitos declarados é respeitado uniformemente no mundo inteiro por isso é sempre muito importante fala.

Nesta fase em que o Mundo está cada vez mais fechado, centrado em si onde há cada vez violações dos direitos humanos é necessário e preciso salientar sempre a importância do papel.

  1. O que são direitos humanos?

Os direitos humanos são aquilo que nós chamamos de garantias para que possamos ter uma vida digna, pois são baseados nos direitos naturais que todos nós temos direito só por sermos simplesmente humanos.

Sendo assim, podemos dizer que os direitos humanos resumem-se a liberdades e direitos básicos que deveremos ter em consideração que são importantíssimos para se puder viver com dignidade, independentemente seja qual for a cor, nacionalidade, gênero, orientação sexual e política e religião, ficando assim livres de qualquer tipo de discriminação e não deveremos ser julgados pelo o mesmo.

São de caracter universal que têm como objetivo manter firme a integridade do Homem, que de acordo com a Organizações das Nações Unidas (ONU) o objetivo dos mesmos é proteger os indivíduos de atos ou mesmo a falta deles que possam ir contra a dignidade humana.

Foi criada então a Declaração Universal dos Direitos do Homem a 10 de dezembro, pela a Assembleia Geral da ONU, documento que por sua vez tem como finalidade de promover a paz e os direitos a liberdade, igualdade e justiça sendo estes naturais do Homem.

Não podemos falar da declaração sem mencionar o grande nome de Eleanor Roosevelt, grande impulsora na criação da carta de liberdades em 1948, e este será sempre o seu legado, nomeada em 1946 como delegada às Nações Unidas, líder da Comissão dos Direitos Humanos, reforçando a ideia de que o seu contributo foi bastante decisivo para a formulação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Graças ao trabalho desta ilustre senhora, o conceito do que são Direitos Humanos ficou bem assente.

A Declaração Universal dos Direitos do Homem é constituída por 30 artigos.


1.1 Quais são os Direitos Humanos?

Aqui temos alguns dos direitos que se encontram na declaração:

Artigo 1 - "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos..."

Artigo 2 - "... sem distinção de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação..."

Artigo 3 - "Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal"

Artigo 4 - "Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão"

Artigo 5 - "Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes"

Artigo 7 - "Todos são iguais perante a lei..."

Artigo 9 - "Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado"

Artigo 13 - "Toda a pessoa tem o direito de livremente circular (...) e de abandonar o país em que se encontra e regressar ao seu..."

Artigo 15 - "Todo o indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade"

Artigo 16 - "...o direito de casar e de constituir família, sem restrição alguma de raça, nacionalidade ou religião"; "o casamento não pode ser celebrado sem o livre e pleno consentimento dos futuros esposos"

Artigo 17 - "Toda a pessoa (...) tem direito à propriedade e não pode ser arbitrariamente privado (dela)..."

Artigo 18 - "... direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião..."

Artigo 19 - "... direito à liberdade de opinião e de expressão..."

Artigo 20 - "... direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas"

Artigo 23 - "... direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias e à proteção contra o desemprego". "Todos têm direito, sem discriminação, a salário igual por trabalho igual" e "...a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana". "Toda a pessoa tem o direito de fundar de se filiar em sindicatos para a defesa dos seus interesses..."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (236.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com