TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unidade IV - Liberalismo

Por:   •  29/9/2022  •  Resenha  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade IV - Liberalismo

Aulas

↠ O liberalismo Clássico:

A herança do protoliberalismo:

Contratualismo: não há uma visão orgânica da sociedade, e sim individual, mantido pelo consentimento dos indivíduos

Autoconservação

Liberdade negativa: individuos anteriores a sociedade (Hobbes)

Direitos individuais: Locke (liberdade, propriedade e vida)

Governo da lei (com objetivo de garantir os direitos individuais naturais, e até mesmo quem está no poder deve obedecê-las), constitucionalismo, separação de poderes.

Whigs, radicais e o surgimento do liberalismo (visão progressista e valores burgueses):

Origem dos whigs na oposição ao absolutismo da dinastia Stuart. Oposição aos Tories (visão não progressista, sem uma visão positiva do comércio - mais conservadores) . Transformação do termo Whig pelo termo “liberal” nos tempos da Reforma Eleitoral de 1832

Radicais de uma espécie de “esquerda lockeana” - que diziam que o governo deve garantir a felicidade dos indivíduos, e se o governo não cumprir tal objetivos, o povo deve-se rebelesar. e o aprofundamento da democracia: thomas Paine (1737 - 1809), Condorcet (1743 - 1794)

Progressismo (Thomas Paine) x conservadorismo (edmund Burke): Para análise deve-se comparar opiniões sobre a revolução francesa. Argumentos de Paine são lockeanos.

Ideia iluminista de progresso: distanciamento da violência e ignorância e esclarecimento cada vez maior

Bentham (1748 - 1832) e o utilitarismo

Quando o partido liberal britânico se formou, ele tinha três componentes principais ( whigs, ex-tories, “liberistas” e radicais benthamistas ) - Nesta época o liberalismo político andava junto com o econômico.

Princípios Whigs:

Latitudinarismo moral: relutância em aceitar que há uma maneira melhor de viver ou um bem comum suscetível de definição por qualquer monismo ético. Ou “falibilismo moral” - nosso conhecimento é limitado, não há como afirmar definitivamente que só há uma moral verdadeira . Porém não são niilistas. (pensamento contrário a Platão, que acreditava qye apenas os sábios devem governar, portanto difere-se do falibilismo moral quando este segundo diz que não há como ter certeza do que se sabe sobre o mundo). A moral não deve ser imposta pelo governo, e sim partir do povo;

Individualismo (e rejeição de visões orgânicas de sociedade). Nas visões orgânicas o indivíduo é parte do todo, na visão moderna liberal, o pensamento é que a sociedade que deve ceder ao indivíduo, respeitando as peculiaridades de cada um.

Governo responsável deve prestar contas ao cidadão

Liberalismo e democracia:

1. Extensão gradual de sufrágio

2. As “liberdades de” - ex: pensamento, consciência , religião, expressão

Liberalismo e economia: liberismo, economia política clássica (Ricardo, Smith), liberalismo economico nem sempre está ligado ao político.

Cosmopolitismo: curiosidade - invenção do tempo “internacional” por Jeremy Bentham em 1780. O cosmopolitismo é um pensamento filosófico que despreza as fronteiras geográficas impostas pela sociedade considerando que a humanidade — ou, ao menos os cultos — segue as leis do Universo

Criação do partido liberal - 1859

↠ John Stuart Mill

Biografia: é considerado o pensador de língua inglesa mais influente do século xix

Contexto histórico: reinvidicação de direitos como sufrágio, trabalhadores etc

Utilitarismo: “A melhor ação é a que procura a maior felicidade para o maior número de indivíduos”

Já falou bem do socialismo, defendia características políticas deste pensamento, porém não concordava com a substituição do mercado pelo governo.

“Por princípio da utilidade, entendemos o princípio segundo o qual toda a ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função de sua tendência de aumentar ou reduzir o bem estar das partes afetadas pela ação” - epicuristas já pensavam assim.

Para o utilitarismo anterior, medir o prazer era uma questão apenas sobre quantidade, porém para mill deve-se levar em conta a qualidade do prazer.

O que é prazer/felicidade? Prazer é a ausência de dor, por infelicidade entendemos dor e a privação do prazer.

Utilitarismo - ​1​. “​A melhor ação é a que procura a maior felicidade para o maior número de indivíduos”​ (HUTCHENSON, Francis. ​Inquiry into the Original of Our ideas of Beauty and Virtue​. 1725) - ​2​. “​Por princípios da utilidade, entendemos o princípio segundo o qual toda a ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função da sua tendência de aumentar ou reduzir o bem-estar das partes afetadas pela ação​” (BENTHAM, 1780)

​Epicuristas​ se aproximavam dos liberais (utilitaristas) no que tange o prazer.

Mill acrescenta o fator “qualidade” na felicidade quantitativa de Bentham.

Sobre a liberdade (1859)

Tema​: “a liberdade civil ou a liberdade social, a natureza e os limites do poder que pode ser legitimamente exercido pela sociedade sobre o indivíduo”.

​- Objetivo​: “o objetivo deste ensaio é asseverar um princípio muito simples, destinado a condicionar totalmente os tratos da sociedade com o indivíduo, sejam de compulsão e controle, seja por meio de força física na forma das penalidades legais, seja como coerção moral por parte da opinião pública.

​Estrutura do livro​: apresentação do tema e dos princípios. Tema antigo: luta entre liberdade e autoridade, proteção contra a autoridade política (critica Rousseau e a Rev. Francesa), quais devem ser os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (557.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com