TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Cognitivo e Processo Logico Matemático

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de produção de um aluno considerado malsucedido na resolução de problemas matemáticos.

1- Como um aluno malsucedido resolve problemas matemáticos, ao ter oportunidade de utilizar suas próprias estratégias?

Ao ter possibilidades de utilizar suas próprias estratégias, o aluno malsucedido nem sempre utilizará um único método, ele pode utilizar a escrita, o desenho, o material manipulável, o algoritmo não convencional e qualquer outra forma que seja mais fácil para interpretar o problema e depois solucionar.

Depois de solucionar o problema, ele pode ainda achar outras maneiras mais fáceis que poderia ter utilizado e assim aprimorar cada vez mais seu conhecimento.

2- O que você faria, como psicopedagogo, para ajudar um aluno malsucedido na resolução de problemas matemáticos?

Como futura psicopedagoga, o primeiro passo para ajudar um aluno malsucedido seria conhece-lo melhor, conhecer suas habilidades e dificuldades. Através disso seria possível utilizar um método de acordo com suas habilidades.

Por exemplo, se o aluno tem habilidades com desenho, no primeiro momento eu utilizaria desenhos para ensinar a matemática, mas sempre tomando cuidado para ele não ficar dependente dessa estratégia. Depois de aprender, o deixaria livre para achar outras formas/estratégias para solucionar o problema.

3- Apresente um situação, atividade ou estudo de caso em que a resolução de problemas é bem-sucedida.

Abaixo segue o link de um estudo feito por Letícia Barcaro Celeste Omodei, sobre um relato de experiência num projeto de ensino, cujo o objetivo é: a atender alunos da Educação Básica que encontram dificuldade na aprendizagem da Matemática escolar, e, paralelo a isso, prepara alunos de licenciaturas para a docência.

https://www.fafiman.br/seer/index.php/dialogosesaberes/article/viewFile/288/280

Referências:

PALMA, Rute. ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE UM ALUNO CONSIDERADO MALSUCEDIDO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Revista de associação brasileira de psicopedagogia, [S. l.], p. 89, 16 jul. 2011

OMODEI, Leticia. DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NUM PROJETO DE ENSINO. Revista_2011_corrigida, [S. l.], p. 59-66, 15 jan. 2011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com