TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  11.149 Palavras (45 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 45

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

MARIA EDUARDA DE CARVALHO MENDES

AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES

Trabalho de Conclusão de Curso

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2022

MARIA EDUARDA DE CARVALHO MENDES

AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista para a obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais, sob supervisão da Profª: Letícia Cunha de Andrade Oliveira.

São José dos Campos

2022

CIP - Catalogação na Publicação

[pic 1]

Elaborada pelo Sistema de Geração Automática de Ficha Catalográfica da Universidade Paulista com os dados fornecidos pelo(a) autor(a).

FICHA DE AVALIAÇÃO

MARIA EDUARDA DE CARVALHO MENDES

AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES

Aprovado em __/__/____

 BANCA EXAMINADORA

____________________________/___/____

Profa. Ma. Letícia Cunha de Andrade Oliveira

Universidade Paulista – UNIP

AGRADECIMENTOS

Queria agradecer primeiramente a Deus, que fez com que meus objetivos fossem alcançados, só Ele sabe como foram esses quatro anos, de muita luta, cansaço e agora, de realização. Sem Ele com certeza eu não chegaria até aqui. Agradecer a Ele imensamente por ter me dado forças tanto quanto eu pedia, é sempre o meu refúgio falar com Deus, e se não fosse Ele, eu não saberia ter tanta determinação.

Segundamente, agradecer meus pais por todo o suporte. Vocês estiveram ao meu lado e me deram forças sem nem imaginarem todo o processo que eu estava passando, gratidão de todo o meu coração, vocês fazem parte da realização de um sonho. Aos meus amigos que estiveram comigo me vendo passar por cada etapa e me dando suporte durante esse processo. Cada um de vocês tiveram uma grande importância para mim enquanto eu estava produzindo esse projeto. Só quem viu as noites em claro, os choros, o cansaço semanal, sabe como é gratificante entregar esse trabalho que tanto foi falado durante o ano inteiro.

Gratidão aos meus colegas de sala também, passamos por todo um processo juntos, entre altos e baixos chegamos ao final e cada um de vocês fazem parte de mim. A caminhada foi longa e agradeço por estarem comigo desde o início.

E por fim, agradecer aos meus professores que foram excelentes no ensino e fizeram com que eu me tornasse quem sou hoje, cada um tem uma parte importante na profissional que vou me tornar.

RESUMO

A Organização Mundial do Comércio (OMC) fez um estudo no qual se confirmou a importância da abertura comercial dos países, tendo assim um maior desenvolvimento de suas economias. Teoria que foi determinada pelo então órgão, depois de ser colocada em prática em alto número de economias emergentes. Portanto, o objetivo desse estudo é saber a fonte correta de onde surgiram as relações comerciais entre os países, buscar as economias lá de trás e ver até que ponto elas são utilizadas até os dias de hoje. Para uma análise mais completa, foram feitas algumas pesquisas sobre a Revolução Industrial e sobre a Globalização para que seja entendido o poder das relações comerciais até hoje.

Palavras-Chave: Relações Comerciais; Economia; Revolução Industrial; Globalização

ABSTRACT

The World Trade Organization (WTO) carried out a study which confirmed the importance of countries' commercial openness, thus having a greater development of their economies. Theory that was determined by the then body, after being put into practice in a large number of emerging economies. Therefore, the objective of this study is to know the correct source from which commercial relations between countries emerged, to look for the economies from back there and to see to what extent they are used until today. For a more complete analysis, some research was done on the Industrial Revolution and on Globalization in order to understand the power of commercial relations until today.

Keywords: Business Relations; Economy; Industrial Revolution; Globalization

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ..................................................................................... 10
  2. AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES .......................... 12
  1. Acordos Internacionais ..................................................................... 12
  2. Blocos Econômicos ........................................................................... 15
  1. As relações comerciais entre Brasil e China ................................... 22
  1. Brasil-Estados Unidos ....................................................................... 24
  2. Brasil-Argentina ................................................................................. 27
  1. GLOBALIZAÇÃO ................................................................................. 29
  1. A Revolução Industrial........................................................................ 33
  2. Teorias Clássicas ................................................................................ 37
  1. CONCLUSÃO ....................................................................................... 41

REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS ........................................................... 43

  1. INTRODUÇÃO

   As relações comerciais são de grande importância para as economias. Do México à China, todas as economias procuram se fortalecer e alcançar peso no comércio global. O comércio é uma grande fonte de riqueza, por isso alguns líderes chegam a causar divergências relacionadas ao comércio que ocorre entre os países. A despesa de um é a receita de outro. Dessa forma, o conceito mostra que o comércio é essencial para a renda econômica nacional. O setor externo e as exportações estabelecem muitos benefícios para os países, assim como para as empresas que os constituem. Durante toda a história, diversos acordos comerciais foram assinados; todos eles, favorecendo o livre comércio de que se aprimora todo o território. (ECONOMY PEDIA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.3 Kb)   pdf (345.8 Kb)   docx (924.8 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com