TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Caso: Noticia "ONU expressa preocupação com restrições à acolhida de venezuelanos"

Por:   •  18/4/2021  •  Resenha  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

Análise de caso prático

Análise da notícia “ONU expressa preocupação com restrições à acolhida de venezuelanos”

Atores: ONU, Acnur, Venezuela, Equador, Peru, Chile e Brasil.

Resumo do caso:

A Agência das Nações Unidas pede em nota oficial, maior solidariedade e apoio dos países da América latina na recepção de refugiados venezuelanos que tentam entrar em seus países, na tentativa de fugir da crise que a Venezuela se encontra atualmente. Em nota oficial, a ONU reconhece os desafios e variantes que acompanham a chegada de um número considerável de refugiados no país, mas apela pela a proteção internacional dessas pessoas e que elas tenham acesso a segurança e pedidos de refúgio. Destacando a necessidade urgente do aumento do compromisso internacional e solidariedade em apoio aos planos de governo, para suprir as necessidades humanitárias mais prementes, proporcionando a essas pessoas uma assistência adequada e trânsito seguro garantido, ocorrendo uma integração social e econômica, tentando alcançar o objetivo das estratégias de desenvolvimento em escala maior.

A notícia ainda traz dados da Acnur, no qual mais de 2,3 milhões de venezuelanos vivem fora do país, sendo que 1,5 milhões são refugiados e corresponde que 90% desses refugiados se dirigiram para países da América do Sul com o intuito de melhores condições de vida. Apesar do comissário da ONU ter elogiado essa região, pelo acolhimento dos venezuelanos, principalmente em países como Chile, Peru e Brasil, onde o fluxo tem maior intensidade e a oportunidade de encontrar meios de sobrevivência é maior, alguns países estão impondo exigências como condições para permitir a entrada no país, como no Equador e no Peru. Mesmo sabendo que Caracas não tem condições de emitir passaportes em grande escala, esses países encontraram um meio de frear o fluxo de imigrantes dentro de seus países, gerando uma preocupação especial entre o chefe da OIM, Willian Lecy Swing e o comissário da Agencia das nações Unidas (Acnur) Felippo Grandi, sobre pessoas que não conseguem alcançar essas exigências, principalmente as mais vulneráveis como crianças, adolescentes e mulheres.

Teoria da interdependência

Usaremos a teoria da interdependia no caso, exemplificando os pontos da teoria e seus atores.

A teoria da interdependência questiona o impacto que o pos guerra fria deixou nos processos transnacionais no sistema, e como há necessidades de analisar o papel de novos atores no cenário internacional, no qual os Estados não são únicos atores e que eventos de âmbito interno tem impacto na política externa dele e de outros Estados.

A teoria mostra a interdependência dos países causa conflito ou recurso de poder, mostrando uma conciliação com o liberalismo e o realismo. O realismo não consegue explicar o atual cenário político internacional, sendo necessário uma teoria que alcance uma análise mais profunda em questões problemáticas, e que não apenas a questão econômica afeta, mas também outras aéreas como meio ambiente, direitos humanos, entre outros, no caso dessa análise a questão dos refugiados da Venezuela.

Mostra a necessidade de análise da agenda internacionais e sua diversidade, não tendo uma hierarquia entre os temas, tendo seus principais pontos entre os tradicionais e novos eventos. Os temas dentro no cenário internacional não podem ser hierarquizados tratando-os por sua importância, tem que ser levado o momento atual e a como a situação se encontra.

A teoria também mostra quanto maior aproximação econômica entre os Estados, as decisões de políticas internais afetam cada vez mais a sua política externa e a dos outros países, sobrepondo-se a linha interno e externo e levantando mais questões sobre a política externa entre esses Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com