TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Kjeldalit

Resenha: Análise de Kjeldalit. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

- A análise de Kjeldahl é utilizada para medir o teor de nitrogênio de compostos orgânicos, que são digeridos em ácido sulfúrico fervente, formando íons amônio, que, por sua vez, são destilados para um recipiente que contém um ácido padrão. O ácido que não reagiu é então titulado com uma base. O próprio Kjeldahl, em 1880, teve dificuldade em distinguir com luz artificial o ponto fi¬nal da titulação de retorno, usando o indicador vermelho de metila. Ele podia ter desistido do trabalho noturno, mas acabou optando por concluir a análise de uma maneira diferente. Após destilar a amônia em solução-padrão de ácido sulfúrico, ele adicionou uma mistura de KIO, e de KI ao ácido. O iodo liberado foi então titulado com solu¬ção de tiossulfato, usando goma de amido para facilitar a detecção do ponto final. Este procedimento funcionou perfeitamente, mesmo em luz artificial. Explique como a titulação com tiossulfato permite determinar o teor de nitrogênio na amostra original. Obtenha uma relação entre o número de moles de NH3 liberados na digestão e o nú¬mero de moles de tiossulfato necessários para a titulação do iodo.

3 - Algumas pessoas desenvolvem reações alérgicas ao íon sul-fito (SO3-2), que é empregado como conservante alimentar. O sulfito em vinho foi determinado através do seguinte procedimento: adicionou-se 5,00 mL de uma solução contendo (0,8043g de KIO3 + 5 g de KI)/100 mL a 50,0 mL de vinho. A acidificação com 1,0 mL de H2SO4 6,0 M converteu quantitativamente IO3-, em I3-. O ion triiodeto reagiu com SO3-2 formando SO4-2 permanecendo o excesso de I3-. em solução. Este excesso consumiu 12,86 mL de Na2S2O3 0,04818 M para atingir o ponto final com goma de amido.

a. Escreva a reação que ocorre quando o H2SO4 é adicionado à mistura KIO, + Kl, e explique por que 5 g de Kl foram adicio¬ nados à solução estoque.

b. É necessário medir com muita exatidão essa massa de 5 g?

c. É necessário medir com muita exatidão 1,0 mL de H2SO4?

d. Escreva a reação balanceada entre I3- e sulfito.

e. Encontre a concentração de sulfito no vinho. Expresse sua res¬posta em número de moles por litro e em mg SO3-2 por litro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com