TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dúvidas Referentes à Unidade

Por:   •  7/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.313 Palavras (14 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

ESCOLA DE NEGÓCIOS E HOSPITALIDADE

CURSO DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR

THIAGO FRANCISCO QUINTÃO MIRANDA

COLÉGIO ARENA ENSINO MÉDIO

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

GOIÂNIA

2019

THIAGO FRANCISCO QUINTÃO MIRANDA

COLÉGIO ARENA ENSINO MÉDIO

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado no Curso de Tecnologia Em Comércio Exterior instituição de ensino superior Anhembi Morumbi de São Paulo, como requisito para a realização da disciplina de prática profissional: Diagnóstico organizacional.

Orientadora:  Prof. Marcia Aparecida dos Santos                   

GOIÂNIA

                                                        2019 

RESUMO

Este artigo tem como objetivo elaborar um diagnóstico organizacional do Colégio Arena Ensino Médio. Empresa do ramo educacional privado que atua em Goiânia desde 2007. Na tentativa de identificar e auxiliar na criação e reformulação de ações e protocolos já realizadas pelo corpo de colabores administrativos, excluindo professores e focado principalmente nos departamentos de Marketing e Eventos e Viagens, utilizou-se com referencial teórico pensamentos relacionados ao planejamento, administração, e análise de ambientes externo/interno. Por se tratar de um ramo de alta demanda, de grande concorrência, fez-se necessário a otimização dos seus custos e das atividades praticadas dentro do ambiente organizacional, principalmente por seus colaboradores. O resultado do trabalho apontou que o colégio está organizacionalmente caminhando dentro do planejado, no entanto, ainda é possível fazer alguns ajustes, a tempo de evitar que se perca esse crescente da concretização da efetividade do trabalho da equipe e de sua administração. Com base na análise SWOT, foi possível identificar as ameaças, oportunidades, pontos fracos e fortes, pincipalmente se tratando do ambiente interno, a ponto de propor mudanças a adoção de ferramentas gerenciais à equipe de trabalho.

Palavras-chave: Diagnóstico Organizacional. Análise SWOT. Colégio Arena. Ensino Médio.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Organograma da empresa Colégio Arena Ensino Médio ..............................        10

Figura 2 – Novo fluxograma – Núcleo de Comunicação Colégio Arena .........................        16


LISTA DE ABREVEATURAS E SIGLAS 

CPD - Centro de Processamento de Dados

        

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

1.1        Objetivos do trabalho        9

1.2        Objetivo específico        9

2.        DADOS DA EMPRESA        9

3.        MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA        10

3.1        Missão        10

3.2        Visão        10

3.3        Valores        10

4.        ORGRANOGRAMA ORGANIZACIONAL        11

5.        DEPARTAMENTOS DA EMPRESAS E SUAS FUNÇÕES        12

6.        ANÁLISE SWOT        14

7.        PROPONDO MELHORIAS E SOLUÇÕES        15

8.        INDICADORES DE QUALIDADE        17

9.        CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS        19

                

        

        

  1. INTRODUÇÃO

No que se trata do ambiente organizacional de uma empresa, ainda que de pequeno porte, considera-se de grande complexidade a sua organização. Além disso, com as constantes transformações no mundo das organizações nos dias atuais, faz-se necessário que as empresas adotem diferentes ferramentas de gerenciamento que adequem o seu cotidiano. Por sua vez, com o auxílio dessas ferramentas e métodos para conhecer essas possíveis variáveis, é possível traçar planos de ação interferem efetivamente no alcance dos objetivos e na melhoria da organização. Por se tratar de uma dessas ferramentas fundamentais, o Diagnóstico Organizacional também será a base do nosso estudo.

Segundo a definição de Wood Jr. (2011, p. 141):

Para algumas pessoas, o diagnóstico é apenas uma etapa que antecede a implantação de um novo projeto. Mas o diagnóstico é mais que isto [...] o diagnóstico é parte do processo. Ele ajuda a empresa a conhecer a si própria e facilita o processo de mudança.

O Diagnóstico Organizacional ajuda a desenvolver análises dos ambientes internos e externos das organizações, diagnosticando problemas e oportunidades mediantes o uso de ferramentas específicas, auxiliando na estruturação de processos e responsabilidades.

Para Oliveira (2017), as práticas organizacionais são o conjunto de saberes aprendidos desenvolvidos e criados dentro de uma organização e dessa maneira, a sua aplicação, compõem os direcionadores de tomada de decisões. O mesmo autor sugere que essas práticas sejam cuidadosamente estudadas, quando levanta-se todas as informações pertinentes para servirem de base de dados nas análises da estrutura organizacional, bem como na correção de problemas de gestão e na maximização dos resultados.

Diante disto, o presente estudo tem o objetivo de identificar quais são as práticas utilizadas por uma escola de privada de ensino médio e pré-vestibular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (301.1 Kb)   docx (117 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com