TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIDADANIA

Seminário: CIDADANIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Cidadania

É o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição.

Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que ao cumprimento nossas obrigações permitimos que o outro exerça também seus direitos.

O conceito de cidadania tem origem na Grécia clássica, sendo usado então para designar os direitos relativos ao cidadão.

Ser cidadão na Grécia significava participar das discursões realizadas nas praças públicas em prol do bem comum da cidade.

A cidadania não existia porque as coisas, fatos, as ideias, as crenças eram determinadas pelos deuses.

A passagem da consciência mítica para a filosófica determinou um novo pensar para a sociedade, ou seja, o individuo que vivia na cidade passou a participar ativamente dos negócios e das decisões políticas.

Nos países ocidentais a cidadania moderna se constitui por etapas:

Civil: Direitos inerentes á liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamentos: direito de propriedade e de conclusão de contratos.

Política: Direito de participar no exercício do poder politico, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições da autoridade pública.

Social: Conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança, ate o direito de partilhar ao nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade.

Cidadania, pressupunha portanto, todas as implicações decorrentes de uma vida social.

Qual a relação da Publicidade com a cidadania?

Associar a publicidade á cidadania parece ser um desafio intrigante diante das contradições conceituais do exercício da cidadania e os interesses mercadológico da publicidade.

Referencias tradicional associam a publicidade a diversas inversões de valores na propagação da racionalidade do ter em supremacia do ser. Contudo, novas perspectivas buscam no consumo estimulado pela publicidade, um espaço para a racionalidade e para o exercício da cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com