TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMÉRCIO ANGOLA E CHINA: UMA RELAÇÃO DE INTERDEPENDENCIA NO PERIODO DE 2012- 2017

Por:   •  29/1/2019  •  Monografia  •  25.509 Palavras (103 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 103

[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E ECONÓMICAS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Realizado Por:

Tatiana Laura de Lima Cussema

COMÉRCIO ANGOLA E CHINA: UMA RELAÇÃO DE INTERDEPENDENCIA NO PERIODO DE 2012- 2017

Orientador: Professor Munzemba António Dombele Paca

Nº de Registo: 674

Luanda, 2018

INSTITUTO SUPERIOR POLITECNICO ALVORECER DA JUVENTUDE

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E ECONÓMICAS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

COMÉRCIO ANGOLA E CHINA: UMA RELAÇÃO DE INTERDEPENDENCIA NO PERIODO DE 2012- 2017

Realizado Por: Tatiana Laura de Lima Cussema

Orientador: Professor Munzemba António Dombele Paca

[pic 2]

Luanda, 2018

EPIGRAFE

" A China e Angola são parceiros de cooperação humana e cultural".

Gao Kexiang, Embaixador da China em Angola, 2013

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus familiares e amigos a minha querida mãe, aos meus Avós, sempre estiveram presentes, conselheiros e pacientes, em todas as etapas e momentos desta árdua tarefa.

AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente a Deus todo poderoso, por permitir o meu existir neste mundo, por estar comigo em todas as etapas e fases desta missão abençoada, por ser o meu eterno guardião e por me guiar todos os dias da minha vida.

Aos meus familiares, em especial aos meus avós e a minha mãe, pela orientação permanente e constante da vida, pelos conselhos e incentivos para nunca desistir, pelo amor e carinho de todas as horas, pela coragem e ajuda nos bons e maus momentos desta batalha. Em todos os momentos desta árdua tarefa, pela sua participação directa nos meus estudos, pelas noites perdidas comigo, por toda a paciência e força que continuam me dando.

Ao meu Orientador Professor Munzemba António Dombele Paca muito obrigado pela orientação e apoio no preparo deste trabalho e pelos seus estímulos e conselhos profissionais, que me auxiliaram a enfrentar os desafios e acreditar na conclusão do mesmo. Aos meus professores, que para mim e os demais colegas foram os nossos guias e encorajadores desta missão, que só foi possível com muita batalha, dedicação e orientação certa para uma conquista confiável.

A todos os colegas e amigos do Curso, em especial ao meu grupo de estudos, por todas as horas e momentos que juntos passamos, por hoje e sempre já fazerem parte da minha família e não serem apenas os meus colegas, mas por serem também companheiros e amigos. Tenho uma especial estima, a todos os familiares e amigos (as) que contribuíram para que este momento se tornasse realidade, que com certeza foi através do apoio destes que encontrei mais motivação para seguir em frente, ao longo do desenvolvimento do meu trabalho. Pela força, que foi fundamental para o meu empenho no trabalho e a todos aqueles que directa ou indirectamente contribuíram para realização do meu trabalho, o meu, MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO.

LISTA DE SIGLAS

SUMARIO

RESUMO

Após o conflito o Governo de Angola desenvolveu medidas de reestruturação visando a recuperação de infraestruturas básicas, particularmente através da cooperação com a China. Assim, importa saber se o contributo da China ajudou de fato ao desenvolvimento de Angola e consequentemente ao de África. O presente trabalho tem como objetivo principal procurar compreender a cooperação entre Angola e a China e as repercussões económicas e sociais geradas no desenvolvimento de infraestruturas no período de 2012-2017. Para a sua realização foi adotada uma metodologia de investigação de tipo qualitativo, com recurso a pesquisa documental e à entrevista a especialistas como técnica de recolha de dados primários. A análise da informação foi realizada em função do objetivo de estudo por meio de análise dos conteúdos. Os resultados demonstram a importância e os benefícios mútuos da cooperação Angola-China, fundamentalmente suportada no petróleo e o seu contributo para a criação de infraestruturas fundamentais ao desenvolvimento social e económico do país. Apesar das dificuldades e limitações da pesquisa, seja pela qualidade da informação estatística e documental recolhida, muitas vezes contraditória em função da fonte considerada, seja pela falta de experiência de investigação e falta de disponibilidade dos dados, os resultados encontrados permitem retirar algumas conclusões assim como sugerir orientações e pistas de pesquisa futura.

 

Palavras-chaves: Angola-China, Interdependência, Cooperação, Desenvolvimento.

 

ABSTRACT

After the conflict, the Government of Angola developed restructuring measures aimed at recovering basic infrastructure, particularly through cooperation with China. Thus, it is important to know whether China's contribution has actually helped the development of Angola and, consequently, that of Africa. The main objective of this work is to understand the cooperation between Angola and China and the economic and social repercussions generated in the development of infrastructures in the period 2012-2017. For its accomplishment a qualitative research methodology was adopted, with recourse to documentary research and the interview to specialists as technique of primary data collection. The analysis of the information was performed according to the study objective through content analysis. The results demonstrate the importance and mutual benefits of Angola-China cooperation, which is fundamentally supported in oil and its contribution to the creation of infrastructures fundamental to the social and economic development of the country. Despite the difficulties and limitations of the research, due to the quality of the collected statistical and documentary information, often contradictory according to the source considered, or due to lack of research experience and lack of data availability, the results found allow some conclusions to be drawn as well as suggest guidelines and future research clues.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (173.6 Kb)   pdf (601.4 Kb)   docx (210.7 Kb)  
Continuar por mais 102 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com