TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Políticas

Trabalho Escolar: Ciências Políticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

1. Apresente as teorias da justiça defendidas pelos interlocutores de Sócrates no livro I da República:

a) Céfalo: Para Céfalo, Justiça é fazer o que manda a Tradição;

b) Polemarco: Para Polemarco Justiça é fazer bem aos amigos e mal aos inimigos;

c) Trasímaco: Este primeiramente falou que Justiça para ele é fazer o interesse do mais forte, o que foi questionado com ironia por Sócrates que disse, então Justiça para você é fazer o que é de interesse do lutador Polydomas? Então Trasímaco disse que Justiça era fazer o que era interesse próprio.

d) Glauco: Glauco declarou que Justiça era fazer o interesse do mais fraco.

2. Por que essas concepções de justiça são rejeitadas por Platão? Argumente.

Simplesmente porque são arbitrárias e para Platão isso é incompatível pois o homem já nasce com senso de justiça, portanto ética e justiça andam juntas pois o homem nasce para o bem.

3. Que relação Platão estabelece entre o estudo da alma e o estudo do Estado? Explique.

Platão identifica o Homem em três partes distintas,

a parte Racional= Cérebro, que Platão relacionou com os Governantes

a parte Emocional=Coração, que Platão relacionou com os Guardiões

e a parte Apetitiva=Estômago, que Platão relacionou com os Produtores

4. Apresente sucintamente a concepção de justiça de Platão apresentada na República.

Ela visa à harmonia social? Platão simplifica dizendo que “um homem é justo na medida em que suas faculdades cumprem suas funções, e ele sua tarefa”

5. Em que a concepção grega de política se distingue da concepção moderna? Cite ao menos duas características. Na Grécia o indivíduo somente tinha razão de ser, caso ele fosse um cidadão, pois desta maneira ele, se faria participante e integrante da vida da pólis, ao passo que o indivíduo de hoje, pode deixar de participar da vida política da cidade e não ser colocada para ele a questão da sua importância no processo político. Outra diferença é que naquela época as mulheres eram colocadas como se inferiores fossem o que hoje seria uma aberração, pois as mulheres tem muito poder politicamente em todas as esferas do Estado.

6. Faça uma breve pesquisa sobre a formação do estado português e relaciona a sua expansão com a escola de Sagres. Situe a descoberta do Brasil neste contexto. O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da Coroa Portuguesa, no século XV. Embora não houvesse interesse específico de expansão para o Ocidente,...

a) a posse de terras no Atlântico ocidental consolidava a hegemonia portuguesa neste Oceano.

b) o Brasil era uma alternativa mercantil ao comércio português no Oriente.

c) o desvio da esquadra de Cabral seguia a mesma inspiração de Colombo para chegar às Índias.

d) a procura de terras no Ocidente foi uma reação de Portugal ao Tratado de Tordesilhas, que o afastava da América.

e) essa descoberta foi mero acaso, provocado pelas intempéries que desviaram a esquadra da rota da Índia.

7. Quais são as principais características da formação histórica do Estado Absoluto

Com o aumento da violência e das disputas religiosas na Idade Média, a insegurança fez surgir a necessidade de centralizar o poder político e militar nas mãos do monarca soberano (ou seja, um rei ou príncipe hereditário) rompendo, portanto, com a soberania piramidal e parcelada que caracterizava o vasto conjunto dos domínios dos senhores feudais no período precedente.

8. O que são razões de estado para Maquiavel?

As razões de Estado para Maquiavel são as ações que o Estado tem que tomar para tornar o Estado forte e unido, pois conforme Maquiavel, não existe organização humana sem a centralização do Poder em um Estado de pulso forte, que precisa reprimir os interesses particulares em prol dos interesses estatais.

9) Porque a doutrina de Maquiavel é vista como a posição teórica mais audaciosa sobre o absolutismo do poder estatal?

Essa obra é vista como audaciosa por que naquela época, todos escreviam as obras de aconselhamentos aos governantes, passando sempre a ideia de governar da melhor maneira, sem utilizar injustiças e artimanhas, para que a imagem do soberano fosse sempre de bom moço. Maquiavel quebrou esse paradigma, declarando que o governante tem que fazer o que é preciso para que o seu Governo seja próspero e que as suas decisões o mantenham no poder por muito tempo. O governante tem que estar acima de tudo e não necessariamente precisa ser o homem perfeito que todos esperam, pois os bonzinhos, no final das contas serão arruinados por suas decisões para agradar a todos, o que é impossível.

10. Explique a diferença de método no estudo da política entre Hobbes e Maquiavel. Hobbes utiliza o método Geométrico no seu estudo da política, já Maquiavel utiliza o método Histórico.

11. Quais são os dois axiomas da ciência política de Hobbes? Hobbes escreveu 2 axiomas da ciência política um era:

- Nada pode ser pior do que a guerra;

- O homem persegue o seu próprio interesse.

12. O que é o estado de Natureza e o que o homem faz para sair dele, segundo Hobbes? O que ele ganha e o que ele perde? Estado de Natureza é a situação onde o Homem, a sociedade está desorganizada, quando as disputas eram resolvidas pela força e quem era o mais forte era o poderoso, o homem era livre de senhores, porém quando os homens percebem que melhor do que ser livre é viver com segurança e não morrer violentamente, esses homens se organizam e passam para o estado civil, dando a um soberano o Poder sobre toda uma comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com