TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflito De Genero E De Raça

Pesquisas Acadêmicas: Conflito De Genero E De Raça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  2.326 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

Sabe-se que ao longo deste iremos abordar vários conteúdos relacionados a conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho, que tem como objetivo aplicar os conteúdos nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática.

O que pode se afirmar é que varias etapas serão percorridas para cumprir o principal objetivo, que será abordar e discutir sobre a organização como um ambiente vivo, ou seja, a influência nas relações humanas no ambiente do trabalho.

É importante ressaltar que o tema proposto é de suma importância para o convívio social dos indivíduos no mercado de trabalho, lhe proporcionando bem estar aplicabilidade nas relações com os demais colegas de trabalho.

Iremos desenvolver com relevância um estudo com base em um determinado caso, que percorrerá varias etapas importantes como: discutir temas presentes no caso: gentileza ou assédio: conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho, conhecer o significado da palavra liderança mostrando vários estilos adotados pelos personagens do caso.

A cultura e o clima organizacional são peças fundamentais para se tornar um bom profissional, e também conhecer e aceitar a importância da mulher no mercado de trabalho.

Temas esses que por fim possibilitará mais um objetivo alcançado.

Acredita-se que o caso a ser discutido descreve uma situação ocorrida na área de orçamentos, finanças e controladoria do departamento de projetos do ministério de politicas estratégicas e vem a discutir diversos temas relacionados à gestão das organizações contemporâneas como, por exemplo, liderança, diversidade, ética e o impacto dessas questões na cultura no clima organizacional.

O caso tem três personagens importantíssimos que são: o Fernando, Ricardo e Carla.

Fernando é o chefe titular da área de orçamentos, finanças e controladoria do departamento de projetos do ministério de políticas estratégicas um homem responsável e correto nas suas decisões.

Ricardo o promoter da área de orçamentos, expansivo, brincalhão e entrosado apesar de ter sido o último a ingressar na equipe. Gosta de apelidar os colegas inclusive foi ele quem apelidou Carla de ‘‘mulata exportação’’ tem o hábito de contar piadas e utiliza as ferramentas de informática com desenvoltura.

Carla a mais antiga servidora que é a única que possui além da graduação o curso de perícia judicial de cálculo trabalhista. Tem muita competência técnica e capacidade de gerir eventuais problemas, não tem medo de desafios é correta e profissional naquilo que faz.

O caso tem como principal conflito, o assédio causado por Ricardo para com Carla, depois que o Fernando a nomeou chefe titular, pois o mesmo teria que se ausentar para realizar uma cirurgia, e Carla como é uma boa profissional foi a escolhida.

O assédio começou depois que Carla convocou uma reunião com o setor e expões a necessidade de ampliar as horas de trabalho, colocando a possibilidade de fazer um rodizio entre os servidores para agilizar o término dos relatórios, como Ricardo é bom em informática se disponibilizou para ficar com Carla após o expediente a fim de concluir os trabalhos do mês.

Ricardo passa a levar doces e lanches sempre acompanhados de olhares e elogios, e até mesmo presentinhos para Carla, inclusive convites de um concerto em um lugar reservado e Carla recusa.

Certa noite Ricardo não se controla e, puxando a chefe pelo braço, beija-lhe contra sua vontade. Quando finalmente é solta, Carla começa uma discursão com Ricardo que a afronta afirmando que ela queria o beijo e inventa que outras pessoas do setor já haviam até notado.

Carla começa a ignora-lo e Ricardo fica tão incomodado que começa a difama-la ente os colegas do setor, passa a dizer que Carla não é competente para assumir o cargo de chefia, chegando a insinuar que a mesma tenha um caso com Fernando.

Aos poucos, o desgosto com o ambiente de trabalho se reflete em casa e Carla passa a ter crises de choro e desânimo para suas atividades mais cotidianas, Maria, servidora mais próxima de Carla no setor, que vinha notando as alterações no comportamento e no humor da colega desde o final do primeiro mês, tentando conversar, mais Carla sempre alegava razões pessoais.

Pouco antes do retorno de Fernando, diante da visível perturbação da chefa substituta, Maria se oferece para ajudar. Pedindo sigilo Carla explica sobre as investidas de Ricardo e as posteriores difamações. Ao retornar o trabalho, Fernando encontra o ambiente menos ameno e percebe o clima pouco amistoso entre Carla e a maioria do grupo, e uma equipe completamente desestabilizada. Aos poucos, o chefe titular, vai tomando conhecimento dos fatos pelos rumores.

Liderança

Entende-se no caso que Ricardo estaria interessado no cargo de chefe temporário, por isso ficou com inveja de Carla ter sido a escolhida, achando-se superior a ela, por a mesma ser mulher e negra, como se a escolhida não tivesse a capacidade de comandar uma equipe, passando a cometer um possível assedio sexual e o mais dolorido o assedio moral, que muitas vezes é oque mais deixam marcas, pois as palavras machucam e a difamação fez com que seus colegas se afastassem da própria, passando a sofrer muito com tudo isso, e não pôde concluir seus objetivos na empresa com êxito, mesmo sendo uma boa líder.

Os desafios atuais das organizações exigem diferenciar o líder do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal comando um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.

Para os gestores atuais, são necessários não só as competências do chefe, mais principalmente a do líder.

Liderança é um campo convida a exploração e a descoberta, olhando para o futuro.

Com um conceito geral simplificado, podemos dizer que liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. E a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Pode-se dizer que Fernando o chefe titular da área de orçamentos exerce o poder legítimo como estilo de liderança que vem advindo do cargo formal ocupado pelo líder junto à estrutura da empresa ou a qual tenha sido designado; em alguns casos, há o poder informal, quando o líder goza de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com