TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Gestão Aeronáutica Gestão Estratégica

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.561 Palavras (15 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Curso de Gestão Aeronáutica

Gestão Estratégica

Modelo Michael Porter/Modelo de Nelson Valverde

Grupo:

21303305- Cediney do Espírito Santo

21301532- Susana Macedo

21300323- Teresa Calambo

                                                                       Docente: Anabela Sérgio

Lisboa, Maio de 2015

Dedicatória

Aos nossos camaradas e colegas, que nos ajudaram na recolha de informação e ao senhor professor José Vicente, sem o qual não seria possível concluir o trabalho de grupo.

Epígrafe

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.”

Sun Tzu 500 a.C., p.201


  1. Síntese Biográfica dos autores

Cediney do Rosário do Espírito Santo, natural da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, nascido ao 07 de Abril de 1987.[pic 2]

Terminou o ensino Secundário em 2004, ingressando no ano lectivo seguinte no curso de Tecnologias Industriais – vertente Construção Civil, tendo terminado em 2008. Em 19 de Julho 2008 iniciou um curso para professor de Educação visual Tecnológica, tendo terminado três meses depois, data na qual começou a leccionar a disciplina de Educação Visual Tecnológica para os alunos do 5º ano na escola Secundária Patrice Lumumba em S.Tomé.
Em Junho do ano 2009 ingressou nas Fileiras das Forças Armadas Santomense, cujo recrutamento terminou em 06 de Setembro do mesmo ano. Em 09 de Setembro foi escolhido para curso de promoção a cabo que concluiu com êxito em 30 do mesmo mês. Em 2009 realizou em São Tomé o concurso de qualificação para o curso superior militar em Portugal na qual existia apenas 3 vagas para um total de 190 candidatos, em 18 de Dezembro do mesmo ano foi um dos três seleccionados para o mesmo. Em 2010 ingressou na Academia Militar de Portugal no curso de Administração, tendo terminado em Setembro de 2012 por eliminação no curso pela reprovação na Unidade curricular de Inglês.

[pic 3]Teresa Patrícia Domingos Calambo natural da Província de Luanda (Angola), nascida aos 28 de Maio de 1994

Em 2011 terminou o ensino Secundário  em “Gestão de empresas”com a classificação final de 18v . Em 2012  fez o curso de inglês em Coventry. Tentou começar o curso de Finanças e investimento Internacional mas acabou por desistir e regressou para seu País!

Em Junho de 2013 veio para Portugal para estudar o curso de Gestão Aeronáutica na qual se encontra neste momento.

[pic 4]

Susana Nogueira de Macedo, natural de São Sebastião da Pedreira, Lisboa, Portugal, nascida a 5 de Novembro de 1992.

Terminou o ensino secundário em 2010, concomitantemente tendo frequentado o British School, no ano lectivo seguinte ingressou no curso de Tripulante de Cabine na Omni Avation Training Center, Cascais tendo realizado um estágio em São Tomé e Príncipe como assistente de bordo.

Em Janeiro de 2012 foi viver para Londres durante um período de 6 meses para aperfeiçoar o seu inglês. Nesse mesmo ano ingressou na Universidade Lusófona Humanidade e Tecnologias no curso de Licenciatura de Ciências Aeronáuticas, tendo este sido desacreditado como Licenciatura, tendo por isso desistido do mesmo. No ano lectivo 2013/2014 matriculou-se na Licenciatura de Gestão Aeronáutica.

  1. Resumo

Estratégia é definida para situações políticas, guerras ou jogos, pois frequentemente está ligada à competição com dois ou mais oponentes que disputam o mesmo objectivo. Também esta disputa aparece no mundo empresarial que é influenciada pelo líder da empresa, ao perseguir objectivos.

O grupo de trabalho decidiu realizar um trabalho para a unidade curricular Gestão Estratégica de uma forma muito explícita e organizada que explicasse os modelos de Nelson Valverde e o modelo de Michael Porter na vertente de Análise, Formulação, organização e implementação da Estratégia na empresa.

Palavras-Chave: Estratégia, Michael Porter, Nelson Valverde

  1. Abstract

Strategy is set for political situations, wars or games, it is often related to competition with two or more opponents that fight for the same purpose. This dispute also appears in the business world that is influenced by the business leader, to pursue goals.

The group work decided to do this work for the course Strategic Management in a very clear and organized way to explain models of Nelson Valverde and the model of Michael Porter in the analysis side, formulation, organization and implementation of the Strategy in the company.

Key-words: Strategy, Michael Porter, Nelson Valverde

Índice:

  1. Síntese bibliográfico dos autores-------------------------------------------- 3
  2. Resumo----------------------------------------------------------------------------5
  3. Abstract---------------------------------------------------------------------------6
  4. Introdução-----------------------------------------------------------------------7
  5. Ambiente competitivo de porter------------------------------------------8

5.1 - As cinco forças de porter---------------------------------------------8

5.2 – Estratégias genéricas de porter e as críticas param com as mesmas----------------------------------------------------------------------------10

5.3 – A Cadeia de Valor (Michael Porter) ----------------------------------9

5.5 - CRÍTICAS AOS MODELOS PORTERIANOS---------------------------11

6 – Modelo de Nelson Valverde-----------------------------------------------------15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (409.8 Kb)   docx (262.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com