TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório irá analisar a atual gestão do Hipermercado Hoterdan, que tem suas atividades no interior de São Paulo/SP, com o objetivo de solucionar os problemas que foram encontrados após consultoria realizada durante oito semanas que observou as operações da empresa e demonstrou que a organização preocupa-se em excesso com a parte técnica, deixando de focar suas atenções no gerenciamento, o que por consequência gera falta de planejamento e organização.

Visando a alteração desse contexto, vez que, com o atual modelo de gerenciamento a empresa tem visto seus lucros caírem há quatro trimestres consecutivos, indo contrário ao seu objetivo de médio prazo que é tornar-se uma rede de abrangência estadual, foi feito este estudo que apresenta novas diretrizes administrativas a serem aplicadas para que a empresa consiga atingir seus objetivos.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Estrutura organizacional nada mais é do que como uma empresa organiza-se formalmente, assim como demonstrar quais são suas características básicas na sua divisão de trabalho, especialização, hierarquia, distribuição de autoridade, e ainda, de responsabilidade.

Dito isso, existem três tipos tradicionais de organização, sendo eles: Linear, funcional e linha-staff.

No caso concreto o tipo de estrutura organizacional que aplica-se a empresa em questão é o tipo funcional, que aplica o princípio funcional para cada tarefa, e utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade.

Segundo Chiavenato (1993, pg. 489), "... A medida que um negócio cresce e se desenvolve a empresa entra no campo da competição e da produção em massa e aumenta consideravelmente a necessidade de contar com órgãos altamente especializados capazes de propiciar inovações rápidas e substanciais.", o que é possível ao se utilizar a estrutura funcional.

A estrutura funcional apresenta as seguintes características:

-Autoridade funcional ou dividida, que é relativa e baseada na especialização, sendo que nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, mas autoridade parcial e relativa, decorrente da sua especialidade.

-Linhas diretas de comunicação, ou seja, a comunicação entre os órgãos da empresa são feitas diretamente, o que gera uma maior rapidez nas comunicações entre os diferentes níveis.

-Descentralização das decisões, o que consiste no fato de que as decisões são delegadas órgãos ou cargos especializados que possuem conhecimentos necessários para melhor implementá-las. Assim sendo, caracteriza-se pelo deslocamento e distribuição das decisões para os órgãos ou cargos mais adequados para sua tomada e implementação.

-Ênfase na especialização, havendo uma profunda separação das funções de acordo com as especialidades envolvidas.

Os principais benefícios desta estrutura organizacional, é que ela proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos, permitindo que cada órgão concentre-se unicamente sobre o seu campo. Ela ainda permite a melhor supervisão técnica possível, desenvolve comunicações diretas e separa as funções de planejamento e de controle.

3. CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES

3.1. Eficácia gerencial

Visando uma melhoria na eficácia gerencial da empresa, será implementado um programa de coaching (treinamento, orientação e motivação de equipes) e mentoring (auxílio e orientação na cúpula da organização), no qual, os diretores e gerentes passarão por cursos, palestras e seminários que irão abordar de forma prática variadas técnicas de gerenciamento e gestão para que todos os profissionais que se encontram no níveis mais altos da organização saibam como exercer seus cargos de maneira eficaz, para que, com isso, seja dado maior enfoque ao desenvolvimento de planejamentos, e assim, consiga alcançar uma maior nível de organização e controle por parte dos diretores e gerentes.

Será criada ainda uma nova diretoria, que consistirá na diretoria de RH, que ficará responsável pela gestão dos funcionários dentro da empresa em relação a questões como contratação e demissão, e ainda, responsável pelo treinamento de pessoal, sendo que a criação dessa nova diretoria irá tirar esta responsabilidade das demais, fazendo com que elas sejam mais eficientes em suas outra funções, e ainda, fazendo com que esta nova gestão dê a atenção necessária as questões burocráticas e de pessoas que não vem sendo observadas de maneira satisfatória.

3.2. Desenvolver líderes

Conforme dita Chiavenato (2011, p. 307), liderança “é a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos.”

Através desta influência, as percepções das pessoas podem ser alteradas, o que pode fazer com que se atinja certos objetivos, o que no caso concreto consistirá na motivação dos demais empregados a execução de suas tarefas.

Logo, será dada uma maior importância à capacitação dos empregados que ocupam os cargos gerenciais, para que eles saibam aplicar os conhecimentos adquiridos nos treinamentos nas diversas situações que vivenciarem, tendo controle de técnicas de motivação e persuasão, que os ajudem a lidar com os profissionais que estão sobre seu gerenciamento.

3.3. Liderança situacional

De acordo com a teorias situacionais não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação, sendo que para cada experiência vivida deve ser utilizado um tipo diferente de liderança.

O conteúdo dessas teorias deverá ser utilizado para que os gerentes consigam fazer o que elas ditam na prática, uma vez que a aplicação deste conceito aumentam suas opções e suas possibilidades de mudar a situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com