TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios do Assistente Social

Por:   •  25/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II

Taciana Correia Bezerra

[pic 1]

Atividade Avaliativa III: Projeto de Intervenção

PBF: Os Desafios do Assistente Social, Frente às Famílias Carentes do PBF do CRAS/Pesqueira

Professor Regente: Bertoglio Clos  

Professora Tutora Virtual: Jordana Batista Centeno

Orientadora Presencial: Gisele Teles da Silva

Pesqueira, 2018

1 FOCO DE INTERVENÇÃO

          Pretende-se por meio deste projeto sondar o trabalho a ser realizado na efetuação do PBF- Programa Bolsa Família no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social vinculado à SASC- Secretaria de Assistência Social e Cidadania) na cidade de Pesqueira-Pe diante de pessoas carentes no qual deve-se observar os princípios do código de ética, as exigências e atribuições necessárias que precisam ser respeitadas e verificadas pelos assistentes sociais e a instituição responsável. O assistente social precisa expor os desafios para a consolidação dos princípios do Código de Ética do Serviço Social na realização do PBF, o quanto ele está ligado nessas atribuições em que o foco está direcionado aos pobres ou menos favorecido, devido o descumprimento necessário que rege os princípios e políticas sociais do código de ética que ora favorece, ora desfavorece, famílias que realmente necessitam do benefício e que precisam de orientações.

  • Objetivo Geral: Incentivar o assistente social no acompanhamento do bolsa família às pessoas carentes do CRAS da cidade de Pesqueira-Pe, mostrando a cada representante familiar o que se faz necessário pra que o benefício seja aprovado, fornecendo todas as recomendações as condicionalidades para que os mesmos não percam o direito a eles concedidos e o reconhecimento do papel indispensável do assistente social dentro do programa.

  • Objetivos Específicos:
  • Realizar visitas familiares que estão incluídas no bolsa família, especialmente aquelas mais carentes;
  • Localizar famílias vulneráveis que não estão incluídas no programa bolsa família e saber o motivo;
  • Promover uma palestra às famílias orientando-as a respeito das condicionalidades ressaltando a importância da interferência e o acompanhamento do assistente social;
  • Destacar a importância da frequência escolar para continuidade do recebimento do benefício. 

2 JUSTIFICATIVA

O Bolsa Família é um programa do governo federal do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), criado em 2003, onde agregou quatro programas anteriormente chamado de Bolsa-Escola, Bolsa Alimentação e Auxílio gás. Seu maior foco está concentrado nas famílias pobres e extremamente pobre. A escolha se dá por meio de pesquisa baseada na renda familiar entre as famílias carentes.

O programa tem algumas exigências no qual chamamos de condicionalidades, são responsabilidades em que ocorre no ato e durante o benefício para que não aconteça a anulação à família beneficiada e o mesmo representa a melhor arma contra a pobreza. É pensando nessa ação que se faz necessário o assistente social está presente, ou seja, fazendo parte com suas assistências consolidando com orientações, especialmente às famílias carentes, vulneráveis ao bolsa família. O desafio do assistente social às famílias carentes se faz ao visitar, orientar, entrevistar ou especular tais questões, dentre elas, moradia, planejamento familiar, renda financeira e a conscientização de que cada família que possuem tais necessidades podem procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), e que tem o direito de ser beneficiada com o bolsa família de acordo a necessidade observada existente em cada situação.

Segundo Resende (2008), Programa Bolsa Família e um dos pilares que integra o Programa Fome Zero e possui três dimensões essenciais a superação da fome e da pobreza, conforme MDS (2008): 1) promoção do alívio imediato da pobreza, por meio da transferência direta de renda a família; 2) reforço ao exercício de direitos sociais básicos nas áreas de Saúde e Educação, por meio do cumprimento das condicionalidades, o que contribui para que as famílias consigam romper o ciclo da pobreza entre gerações; 3) coordenação de programas complementares, que tem por objetivo o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários da Bolsa Família consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. 

Diante de todas essas situações citadas a cima é que se pretende com este projeto de intervenção sondar famílias carentes no CRAS- vinculado à SASC- Secretaria de Assistência Social e Cidadania, na cidade de Pesqueira-PE, procurando interagir com as famílias levando informações e conscientização sobre as condicionalidades do programa bolsa família.

        As condicionalidades do PBF são vistas como algo que se compensa para que as famílias possam ser beneficiadas com o recebimento, no entanto, isso não significa punir ou dominar as famílias para serem beneficiadas, mas torná-las responsáveis colaborando, assim, com o poder público. No artigo 27 do Decreto 5.209 de 2004 que regulamenta a lei 10.836 de 2004, infere-se o seguinte:

Art. 27. As condicionalidades do Programa Bolsa Família previstas no art. 3º da Lei nº 10.836, de 2004, representam as contrapartidas que devem ser cumpridas pelas famílias para a manutenção dos benefícios e se destinam a: I - estimular as famílias beneficiárias a exercer seu direito de acesso às políticas públicas de saúde, educação e assistência social, promovendo a melhoria das condições de vida da população; e (Incluído pelo Decreto nº 7.332, de 2010); II - identificar as vulnerabilidades sociais que afetam ou impedem o acesso das famílias beneficiárias aos serviços públicos a que têm direito, por meio do monitoramento de seu cumprimento. (Incluído pelo Decreto nº 7.332, de 2010). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com